Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 26 de maio de 2022

Transformação digital auxilia municípios cearenses na gestão e economia de recursos públicos

Com soluções ágeis de georreferenciamento e mapeamento, os municípios conseguem atualizar, em pouco tempo, as medidas de todos os imóveis do seu espaço territorial urbano. O mapeamento mostra, através de um levantamento aéreo em 3D, se um imóvel teve a sua estrutura modificada, sendo uma importante ferramenta para que as prefeituras tenham total dimensão e acompanhamento do planejamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A startup cearense ‘Prefeitura Eficiente’ entrou oficialmente nesse mercado no início de 2022. Hoje a empresa vem desenvolvendo parcerias com municípios do estado para aprimorar a gestão dos recursos públicos, especialmente na administração do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“A análise do espaço urbano é feito todo com o uso de drone que possibilitam a análise de imagens em 3D. A metodologia criada gera economia de recursos e tempo, trazendo uma maior agilidade para os municípios. Com o crescimento rápido e, muitas vezes, desordenado das cidades, a atualização dos imóveis é de grande importância para as prefeituras traçarem políticas públicas para melhor assistir determinadas áreas com uma melhor infraestrutura”, destaca o co-fundador da ‘Prefeitura Eficiente’, Helton Uchoa.

Expansão

A startup já realiza o trabalho em parceria com os municípios do Eusébio, Beberibe e Itaitinga. Segundo Uchoa, a estrutura montada na nuvem para tratar um grande volume de dados de forma ágil e simples tem facilitado uma implantação rápida pelos gestores de cada município.

A empresa espera fechar o ano com a parceria de mais três prefeituras, totalizando seis em 2022. A expectativa de faturamento para esse primeiro ano do negócio é acima de R$500,00 mil reais, podendo chegar a R$1 milhão. Este rápido crescimento já despertou interesse de fundos de investimentos. Recentemente, a empresa manteve conversa com um fundo de Brasília voltado para GovTechs, mas os fundadores tratam o tema com cautela, pois o foco atual é melhorar a experiência da solução para os primeiros clientes que já estão contratando.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal