Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de dezembro de 2008

Transmissão ZF inédita no Brasil equipa novo caminhão Iveco Tector

A versão 6×2 do caminhão Iveco Tector (modelo 240E25S) conta com a transmissão de nove velocidades desenvolvida pelo Grupo ZF. Produzida pelas operações da ZF na França, a nova transmissão mecânica sincronizada ZF-Ecomid 9S 1110 TD possibilita o uso de um eixo traseiro de simples relação no caminhão e garante maior facilidade e conforto nas mudanças de marchas, com possibilidades de otimização do consumo de combustível, dependendo das condições de uso do veículo.

Inédita no mercado brasileiro, a ZF-Ecomid 9S 1110 TD já equipa os caminhões da família Eurocargo da Iveco na Europa. Em um trabalho conjunto com a engenharia da montadora, a nova transmissão passou por testes de performance e durabilidade para ser fornecida também ao mercado latino-americano. “Projetada para suportar torque de até 1.100 Nm, a nova transmissão é versátil e ideal tanto para o uso na estrada quanto para o dia-a-dia na cidade”, garante a empresa.

Possui nove velocidades à frente e uma à ré, além de marcha crawler, que, segundo a empresa, facilita a partida do caminhão em rampas, com o veículo carregado. Esse recurso também diminui o desgaste da embreagem.

A ZF destaca, ainda, que o sistema do tipo “H duplo” permite engates de marcha precisos, minimizando, dessa forma, os erros na operação. Essa característica reflete-se diretamente nos custos com manutenção, pois reduz as quebras no trem de força causadas pelas trocas feitas de forma incorreta. O eixo traseiro de simples relação também apresenta menor índice de manutenção se comparado ao eixo traseiro de dupla relação. E, para o proprietário do caminhão, quanto menos tempo parado, maior a produtividade.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal