Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 20 de fevereiro de 2009

Transporte aéreo doméstico de cargas crescerá 5,7% ao ano

O mercado doméstico de transporte de carga aérea crescerá 5,7% ao ano, durante os próximos 20 anos, podendo variar entre 3,9% e 7,5%, de acordo com análise divulgada pela Boeing, maior fabricante mundial de aviões cargueiros.

Kai Heinicke, analista de carga aérea da Boeing para a América Latina, destaca que a expectativa é inferior ao da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, que contabiliza a chegada e saída das mercadorias o que, segundo ele, duplica os resultados.

De acordo com a Boeing, o Brasil tem o maior mercado doméstico de transporte de cargas da América Latina e ainda muita capacidade de crescimento. Heinicke destaca, entretanto, que as grandes companhias brasileiras não atuam no segmento. “Não sabemos muito bem como se dará esse avanço nos próximos anos. A demanda é muito grande e faltam companhias no ramo. A expectativa é de que alguma grande empresa aérea brasileira passe a atuar de forma específica no transporte de cargas, como faz a VarigLog, hoje com atuação independente”, diz.

Segundo o profissional, do fluxo total de mercadorias transportadas entre América Latina e América do Norte, 67% se concentra na América do Sul, seguida pela América Central, com 20%, e a região do Caribe, com 13%.

Do total de fluxos para a América do Sul, o Brasil apresenta o segundo maior volume (21%) de mercadorias trocadas, atrás apenas do México (com 25%).

Já nas rotas entre América Latina e Europa, os trocas entre Brasil e Alemanha lideram, seguidas por Brasil-França e México-França.

(Fonte: InvestNews)

Enersys
Savoy
Retrak
postal