Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Investimento 30 de outubro de 2015

Transvip Brasil investe em recursos humanos para reter talentos

A segurança é a alma da Transvip Brasil, empresa com 17 anos de experiência em transporte de valores e segurança patrimonial. Para uma empresa desse ramo, a segurança começa antes de qualquer cofre ou carro forte, ela começa com a contratação de seus funcionários. Por isso, ela atua com um modelo de contratação diferenciado, plano de carreira estruturado e valorização profissional. Acredita que investir nos talentos e no desenvolvimento contínuo dos profissionais é o segredo para obter resultados efetivos, ainda mais quando o core business é a segurança. Justamente por isso, a transportadora trouxe de volta a especialista em recursos humanos, Luciana Machado. Sua missão é implementar um programa inovador de RH, junto às técnicas já usadas pela empresa há mais de 10 anos.

A Transvip nasceu com alguns ideais interessantes, como por exemplo, a contratação de ex-militares. Isso fez com que toda a cultura organizacional da empresa fosse crescendo nesta linha de disciplina. Entre outras vantagens, a cultura militar traz hierarquia, disciplina e plano de carreira, já que o profissional entra como vigilante e pode terminar em cargos maiores, como o de vigilante de carro-forte, que pode recebe em média R$ 7 mil reais.

Um exemplo claro desse modelo de gestão está representado no próprio diretor geral da empresa, Marcos Guilherme C. Cunha, que começou sua história na Transvip há 16 anos, como um dos primeiros conferentes da empresa. Como o modelo de contratação e gestão de pessoas vai bem, agora, a Transvip quer mais. Por isso, contratou a executiva Luciana Machado, superintendente de Fator Humano da empresa, que já trabalhou na Transvip entre os anos de 2006 e 2009. Neste meio período, Luciana foi head de recursos humanos da Netshoes. A experiência que adquiriu a credencia para continuar a proposta de evoluir cada vez mais o modelo já inserido na Transvip.

“A possibilidade de criar algo inovador e que trará um grande crescimento e sucesso a todos dentro da Transvip, foram os principais pontos que me motivaram a voltar para a empresa”, conta Luciana. A volta da executiva mostra que a Transvip está com uma visão de crescimento maior. “A ideia é trazer mais executivos que estão no mercado para que possamos agregar com os executivos que conhecem a empresa profundamente”, contou Luciana.

Desde que chegou Luciana Machado alterou o nome do setor de recursos humanos para “Fator Humano”, estabeleceu programas de crescimento e promoção dentro da empresa, assim como está trazendo profissionais de gestão do mercado, renovando ideias e novas expertises para agregar valor à transportadora.

“A ideia é criar uma situação tão vantajosa para o funcionário, que ele veja a Transvip como uma empresa em que ele quer estar por muitos anos. Um lugar que dê um futuro real a ele e sua família, começando agora. Isso, aliado ao sangue novo, permitirá a Transvip crescer, e muito, sobretudo aumentando cada vez mais a segurança, a palavra principal que guia a todos nós aqui dentro”, enfatiza Luciana.

As novas ideias vindas com o projeto prometem fazer mais por toda a empresa, e já mostram resultados, não só no aumento de segurança, como também no crescimento da empresa, que acaba de inaugurar sua base em Belo Horizonte. Atualmente, a Transvip possui 2700 funcionários, e espera terminar o ano com 3 mil, além de ter um turnover, percentual de substituição que uma empresa possui, baixo, de apenas 2%.

Luciana Machado é superintendente de Fator Humano da Transvip Brasil, umas das maiores empresas de transporte de valores e cargas especiais do país.  A executiva  possui mais de 15 anos de atuação em empresas de médio e grande porte (nacionais e multinacionais). Sua carreira em consultoria teve início com projetos integrados entre pessoas, processos e estratégia atendendo grandes empresas em processo de transformação organizacional.

Com formação em Administração de Empresas, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação internacional Master Coaching e Mentoring com visão holístico-sistêmica (ICF – International Coach Federation). Esteve a frente durante cinco anos da área de Recursos Humanos da empresa Netshoes. Retornou a Transvip, onde já havia trabalhado entre 2006 e 2009, para um trabalho de evolução de um modelo de gestão de pessoas diferenciado. Também é palestrante em congressos nacionais e internacionais, especialista em hunting executivo.

Enersys
Savoy
Retrak
postal