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Transportes 7 de abril de 2015

Transvip inicia transporte de cargas especiais

Joias, metais preciosos, medicamentos e eletroeletrônicos estão entre as mercadorias que devem utilizar o serviço; Transvip participará da Intermodal 2015, feira sobre o setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior, entre hoje (7) e quinta-feira (9)

Há anos o Brasil sofre com a fragilidade do sistema de segurança pública. Um dos crimes mais cometidos nos últimos tempos tem sido o roubo a cargas, algo que onera o frete e desestabiliza a economia de modo generalizado. Pensando em minimizar esse problema, a Transvip, empresa de transporte de valores, acaba de lançar um novo serviço, o transporte de cargas especiais.

Segundo estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, nas rodovias paulistas, em cinco anos, os roubos de cargas cresceram 16%. Foram 7.294 roubos em 2013 e 8.510 no ano passado. No Rio de Janeiro, de acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública) foram registrados, em 2013, 3.534 roubos a carga.

Cabe ressaltar que o planejamento logístico do país está basicamente pautado no modal rodoviário, o que reforça ainda mais a necessidade de segurança extra no transporte de mercadorias de alto valor agregado, como joias, metais preciosos, medicamentos e eletroeletrônicos. De acordo com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) roubos de cargas provocaram prejuízos superiores a R$ 1 bilhão em 2014. Somente no primeiro semestre foram mais de 15 mil assaltos registrados em rodovias brasileiras. “Esse é um dos motivos pelos quais a Transvip decidiu ampliar sua atuação para essa área”, afirma o diretor geral, Marcos Guilherme Dias da Cunha.

A empresa está levando ao setor de cargas toda a já reconhecida segurança do transporte de valores, dispondo de carretas blindadas. Atualmente, o transporte convencional de mercadorias precisa contar com um seguro para o caminhão, outro para a carga, além de uma gerenciadora de risco e escolta armada, que segue normalmente em carros de pequeno porte logo atrás do veículo.

No caso do transporte especial da Transvip, a carreta é rastreada por satélite, possui câmera, visualização remota e homens fortemente armados. Todos esses aparatos dispensam a necessidade de contratação de escolta e de uma gerenciadora de riscos, além do próprio seguro da carga, uma vez que a empresa garante o seguro total da carga contratada. O melhor de tudo isso é que o serviço custa, em média, metade do valor do transporte de carga convencional.

Essas vantagens fazem crer que esse é o futuro do transporte no Brasil. “Temos visto os índices de roubo a carga aumentar ano após ano. A blindagem e todo o sistema de segurança já utilizado para transportar valores dentro das cidades é o melhor método para se levar também às rodovias. Além de infinitamente mais seguro, é ainda mais barato. Cremos que muito em breve, o transporte de cargas de alto valor agregado será feitos apenas dessa maneira”, conclui Cunha.

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