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Modal Marítimo 5 de setembro de 2016

Um novo centro logístico para o País

A discussão de uma modelagem que integre a Plataforma Logística de Anápolis ao pátio de cargas da Ferrovia Norte Sul na cidade está prestes a se tornar realidade. De acordo com o governador Marconi Perillo a integração da Plataforma Logística ao polo da Norte Sul agregará muito valor ao Aeroporto de Cargas.

Os polos de cargas ao longo da Ferrovia Norte Sul são centros de transferência de cargas e serviços logísticos, ancorados em uma operação ferroviária. O transporte é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte, sendo utilizados pela FNS no momento o rodoviário e o ferroviário em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos.

Na visão do diretor-presidente da Valec, Mário Mondolfo, a Ferrovia Norte Sul, desde a sua concepção, já previa a integração com plataformas multimodais, como é o caso da de Anápolis. “Com essa integração, Anápolis passará a ser o principal centro logístico do País”, disse Marconi. Perillo já solicitou da Valec providências para solucionar os problemas das intersecções da Ferrovia em seu tramo Sul. Ele contou que, em função do atraso das obras, alguns desses cruzamentos têm gerado acidentes nas rodovias estaduais.

Sobre o tramo Sul da Ferrovia, os diretores da Valec explicaram que problemas conjunturais atrasaram o andamento da obra, que prevê a ligação da Ferrovia, passando por solo goiano, até Estrela D´Oeste, em São Paulo, com a construção de dois polos nas cidades de Santa Helena e São Simão. O diretor de operações Marcus Expedito, informou que o polo da Norte Sul em Santa Helena será o maior da ferrovia e armazenará soja, milho e açúcar, dentre outros produtos agrícolas produzidos no Sudoeste goiano, aproximando o mercado local com os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).

Segundo ele, a Valec também desenvolve um projeto executivo para a construção de um novo Porto em São Simão, que deverá escoar soja, farelo de soja e biocombustível. Tratativas nesse sentido estão sendo discutidas com o principal grupo investidor da região – Caramuru – que deseja ter acesso a uma nova modalidade de transporte que não seja apenas a Hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê.

O projeto original da Norte Sul e seus ramais prevê a construção de polos nas cidades de Uruaçu, Anápolis, Santa Helena e São Simão. “Quando isso aqui ficar pronto, o Brasil será um novo País”, finalizou Marconi.

Fonte: Guia Marítimo

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