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Especial 12 de novembro de 2015

Um “passeio” pelos softwares de gestão disponíveis no mercado brasileiro. E as tendências

Mais do que apresentarem seus produtos, com suas funcionalidades, diferenciais e aplicações, os participantes desta matéria especial, em sua grande maioria, fazem uma análise do segmento, apontando tendências em termos de novas tecnologias e de novos usuários.

 

Seis sistemas de gestão para logística. É o que a RunTec oferece

A RunTec Informática (Fone: 11 4521.1986) oferece seis sistemas de gestão para logística, que formam uma “suíte” integrada de aplicativos: HODIE -monitoramento logístico de entregas; Hodie Fretes Extras – controle de custos extras, como diárias, reentregas, retornos, descargas, etc.; Hodie Reversa – sistema para gestão completa da logística reversa; HodieKPI – indicadores logísticos; HodieAPP- gestão das entregas via aplicativo; e HodieBooking – agendamento de docas e controle de pátio. “O HODIE é a mais completa suíte de aplicativos para controle e monitoramento de entregas. Com ele, as indústrias, os Operadores Logísticos e as transportadoras acompanham todas as suas entregas em tempo real. Um inovador sistema de baixa de entregas por telefone permite que qualquer motorista, seja ele próprio ou terceirizado, registre as entregas através de uma ligação telefônica 0800, sem custos para o motorista e sem necessidade de qualquer dispositivo ou link. O HODIE também possui um módulo para registro e tratativa de ocorrências de entrega, que funciona como um CRM para a logística. Todo o processo de ocorrências é controlado, incluindo o registro e controle de custos extras, e todo o processo de logística reversa. O HODIE tem interfaces para desktop, internet (WEB) e APP para Android e iOS, e é um sistema colaborativo que mantém a área de logística, comercial, transportadores e clientes interligados em um único local”, explica Mauricio Fabri de Oliveira, sócio-fundador da empresa. Ele também diz que no segundo semestre de 2015, a RunTec lançou uma nova versão do Hodie Reversa, com foco na indústria farmacêutica, e já esta implementando o projeto em um dos maiores laboratórios do mundo. “Para o mercado farmacêutico, o Hodie Reversa faz a gestão completa da operação de logística reversa, integrando toda a cadeia: clientes (distribuidores), transportadores e todos os departamentos do laboratório, controlando o processo até o detalhe do número de lote do medicamento”, diz Oliveira. Sobre as tendências, ele revela que os clientes têm visto valor nas soluções mobile (aplicativos para celulares), e também em soluções de indicadores (KPI). “O mercado tem demandado ferramentas mais simples, e que consigam automatizar ao máximo as operações. Por exemplo: o usuário não quer mais ter que aprovar todas as coletas da logística reversa. Ele quer uma ferramenta que aprove automaticamente as coletas que estiverem dentro de um determinado padrão pré-estabelecido, e que ele, usuário, aprove somente as coletas que estiverem fora do padrão”, finaliza Oliveira.

 

Plataforma única para gestão de frotas é destaque da ValeCard

Uma única plataforma para gerenciar abastecimento, manutenção e telemetria de toda a frota com o apoio de um gestor dedicado. Esta é uma das novidades que a ValeCard (Fone: 0800 701.5402), terceira maior empresa do setor de Gestão de Frotas do Brasil, está apresentando. “A tecnologia é uma ferramenta de gerenciamento para frotas de diferentes portes que integra todas as informações de abastecimento, manutenção, telemetria – rastreamento e monitoramento – e documentação (motorista e veículo). Por meio dela e com o apoio de um gestor dedicado da ValeCard, o cliente tem uma série de benefícios traduzidos principalmente em redução de custo”, afirma Marcelo Simidamore, gerente de negócios Frota da ValeCard .

 

Mercado Eletrônico investe em inovação para e-commerce B2B

“O segmento de comércio eletrônico vem passando por uma série de mudanças nos últimos anos. Hoje em dia, as empresas buscam aplicativos de fácil utilização baseados na nuvem, ao invés de produtos complexos. Ao optar por SaaS (Software as a Service), as empresas deixam de investir em compras de licenças e atualizações de softwares e reduzem custos com aquisição e manutenção de licença de hardware, necessárias para suportar o software.” Quem analisa o mercado aqui é Nei Tremarin, CMO do Mercado Eletrônico (Fone: 11 2175.3500), companhia que busca atuar com inovações para o comércio eletrônico B2B. E neste sentido, hoje, a companhia atua com três principais tecnologias. O e-Procurement, por exemplo, é um software que facilita os processos de compra e venda por meio de uma plataforma intuitiva, aproximando empresas e seus fornecedores para otimizar e diminuir riscos nos processos, desde a requisição até pagamento de aquisições. Já o e-Sourcing é uma solução que apoia decisões estratégicas e operacionais de compras. Ela permite análises baseadas em dados e relatórios fornecidos pela plataforma, e facilita processos de homologação, cadastro e manutenção de fornecedores, além de oferecer soluções de leilão eletrônico. A mais recente solução lançada, a ProcurePro, é uma plataforma que oferece ao comprador B2B a mesma experiência de um e-commerce B2C, é o que promete a empresa. Com ela, os compradores contam com vantagens como a redução de custos com a aquisição de produtos e serviços, parcerias mais efetivas e otimização no tempo das negociações. Para os fornecedores, o ProcurePro oferece a exposição de seus produtos para a comunidade de compradores registrados na plataforma, num modelo SaaS Cloud. A tecnologia tem suíte completa de soluções para comparação de preços, fornecedores e produtos. Os softwares da empresa são direcionados para todo o mercado de indústrias, serviços e comércio. “Os novos usuários buscam redução de custos em compras e com compliance. Procedimentos mais estruturados e ágeis para melhorar o relacionamento com os fornecedores”, comenta Tremarin sobre as tendências de novos usuários dos softwares de gestão. A companhia já expandiu a atuação para o exterior, abrindo uma unidade nos Estados Unidos.

 

Generix Group também oferece várias soluções para a gestão logística

GCS TMS. Indicado para reduzir os custos de transporte da empresa, melhorando a taxa de preenchimento dos meios e otimizando a utilização da frota ou a escolha das empresas transportadoras. Esta é uma das soluções oferecidas pela Generix Group (Fone: 11 3032.2387). “Os seus diferenciais incluem: Administrativo – implantação de procedimentos EDI, redução dos prazos de faturamento, acompanhamento eficaz dos litígios, etc.; operacional – acompanhamento da top-list dos transportadores, prazos reais de entrega, causas dos litígios, etc.; e ofertado em SaaS, entre outros”, diz Ricardo Nogueira, gerente comercial da empresa, que também fornece o GCS OMS (Order Management System). Trata-se de uma solução com capacidade de consolidação dos estoques de todos os Centros de Distribuição a todos os níveis, incluindo estoques de lojas, de pilotagem da malha logística, abrangendo os transportes desde fornecedores até cliente final, e gestão do “last mile”. Os diferenciais incluem: ofertado em SaaS e integração com WMS, TMS, etc. A empresa fornece ainda o GCS WMS (Warehouse Management System), ferramenta de gerenciamento de armazenagem e fluxos adequada para uma grande variedade de produtos em setores variados. Seus diferenciais incluem: pode ser integrado com qualquer software do mercado. A arquitetura SaaS sempre vem com uma plataforma de integração multicliente (TradeXpress) que traduz e mapeia qualquer tipo de mensagem entre aplicativos (EDI, A2A, EAI, B2B, B2C, etc.). Outra solução fornecida pela empresa é o GCS YMS (Yard Management System), que dinamiza a performance dos locais através de um controle colaborativo, preciso e eficaz dos espaços. As funcionalidades incluem, entre outras: organizar os carregamentos de transporte para a porta adequada; calcular a duração do exercício/número de paletes ou tipo de caminhão; ter em consideração o tempo de posicionamento do caminhão ou o tempo para a administração; visualizar toda a atividade diária numa tela: ergonomia; visão global da atividade diária, destacando os atrasos para ajustamento direto na tela de controle; alertas automáticos; acompanhamento dos caminhões nos seus trajetos e etapas, em todos os locais; acompanhamento da aproximação dos caminhões aos armazéns; gestão interativa das adaptações do planning; transferência em tempo real das informações para o WMS e recuperação automática; e fornecimento de dados para análise de desempenho numa ferramenta como o GCS KPIs Cockpit. Por sua vez, o GCS KPI’s (Key Performance Indicators) é uma ferramenta que permite coletar dados de qualquer ferramenta do mercado (ERP, WMS, TMS, CRM, etc.), analisar estes dados e criar indicadores logísticos de monitoramento em tempo real da atividade, auxiliando na tomada de decisões. As funcionalidades: indicadores de monitoramento e medição em tempo real; combinação de alertas e eventos; análises da evolução da performance. Os diferenciais incluem: é compatível com todas as soluções de gestão de armazéns e transportes; alertas fora da ferramenta (SMS, e-mail, RSS); se conecta a qualquer aplicativo; ofertado em SaaS. A Generix apresenta, ainda, os portais Colaborativos (B2B, B2C, EAI, EDI).O GCI B2B Portal é um serviço On Demand disponível online e que pode ser utilizado por um conjunto de parceiros através de um acesso à internet. Esta oferta foi desenvolvida para apoiar os distribuidores na sua relação com os fornecedores, e apoiar as indústrias e Operadores Logísticos nas trocas com os seus clientes. Finalizando, a empresa dispõe, ainda, do GCS EWR Plus (Enterprise Warehouse Replenishment), que permite ao fabricante e varejista parceiros atingirem o melhor equilíbrio entre a alta taxa de ocupação e um nível mínimo de estoque no armazém. Também otimiza a capacidade de transporte e gerencia processos como CMI (Co-Managed Inventory) ou pooling. Como diferenciais, oferece vários modos de cálculo de necessidades: um para um, quantidades fixas em datas variáveis, quantidades variáveis em datas fixas, mistas (quantidades e datas variáveis), os estoques perecíveis, produtos com medidas variáveis; oferece capacidade de interface, bem como uma interface gráfica de fácil utilização que se encaixam em diferentes necessidades; se ajusta a qualquer tipo de fluxos logísticos, incluindo estoque mantido pelo cliente, estoque off-set, cross-docking, entrega direta ao ponto de venda, entrega direta ao consumidor, multi-pick, multi-drop, pooling and export. “Os principais mercados atendidos pela empresa com estes softwares são os grandes fornecedores de bens de consumo, 3 e 4 PL (Operadores Logísticos), indústrias, distribuidores, varejistas e empresas de e-commerce”, diz Nogueira. Ele ainda salienta que a Generix desenvolveu, em parceria com uma escola de Engenharia na França, óculos com tecnologia embarcada de realidade aumentada que auxilia no processo de picking e packing dentro dos armazéns. Com isso, o operador tem suas mãos livres para executar suas atividades.

 

SigeCloud adéqua seu ERP em nuvem para o Bloco K

A SIGE Cloud (Fone: 11 4020.3842), empresa especializada em sistema de gestão em nuvem para pequenas empresas, que foi adquirida pela Cigam em 2014, acaba de agregar funcionalidades para atender as novas obrigatoriedades e automatizar rotinas de Obrigações Legais. Os clientes da plataforma estarão em conformidade com o chamado Bloco K, que entrará em vigor a partir de 2016 no novo registro do SPED Fiscal, em que as indústrias ou companhias consideradas como tal pelo Fisco precisarão declarar toda sua produção, desde o estoque. As ferramentas foram criadas pela equipe de desenvolvimento da SigeCloud, liderada pelo diretor de Tecnologia Guilherme Prestes. “A iniciativa está alinhada ao conceito da companhia de fornecer uma solução robusta e ser o ERP em nuvem mais completo do Brasil”, diz Prestes. De acordo com o diretor da SigeCloud, Tiago Rosa, a nova obrigatoriedade, que já está batendo à porta das empresas, está mexendo muito com o mercado. “Cerca de 15% da nossa carteira será beneficiada e as empresas já estavam solicitando a adequação. Com a chegada da obrigatoriedade a demanda cresce. Principalmente a procura por empresas que já utilizam outras soluções que não estão adequadas”, diz Rosa. A projeção do diretor da SigeCloud é que a companhia chegue ao final de 2015 com o faturamento mensal igual ao investimento feito pela Cigam na aquisição, em março de 2014.

 

Stefanini anuncia abertura de Centro de Serviços Compartilhados de ERP em três novas localidades

A Stefanini (Fone: 11 3039.2000), provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, anuncia a expansão dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) de ERP para Curitiba, PR, Rio de Janeiro, RJ, e Jundiaí, SP. Estes três novos centros permitirão maior proximidade junto à base de clientes SAP e Oracle Enterprise Business Suíte (EBS) dessas regiões, e complementam a rede de unidades já existentes em São Paulo, Porto Alegre e São Leopoldo. Segundo Moisés Santana, gerente de serviços AMS da Stefanini, os novos Centros de Serviços Compartilhados trarão benefícios para os clientes, como a estrutura de entrega mais próxima, que permitirá atender as necessidades de forma ágil, com profissionais da própria região. Além da proximidade, o cliente ainda pode contar com a escalabilidade de recursos presentes nos Centros de Serviço das demais regiões, pois toda a estrutura atua de forma integrada, tanto em termos de processos como ferramentais, contando com as certificações ISO 20.000 e ISO 27.000. A oferta é direcionada para todos os clientes que possuam demandas relacionadas a ERP´s e sistemas satélites, sendo montada de acordo com a necessidade de cada negócio.

 

Store Automação está focada em desenvolver soluções voltadas para a gestão logística

A Store Comércio e Serviços de Automação (Fone: 11 3087.4400) também oferece várias soluções para a gestão logística. O STORE/WMS é um sistema que faz o gerenciamento da armazenagem, envolvendo os processos logísticos que ocorrem dentro de um Centro de Distribuição. Os principais diferenciais são: para os Operadores Logísticos tem o controle fiscal para regime de armazém geral e faturamento de serviços; para empresas do segmento farma o sistema está preparado para atender o RDC-54; no caso de segmento químico há o controle das licenças fiscais do IBAMA, do Exército e da Polícia; já para empresas dos segmentos alimentício, químico, higiene e limpeza e também farma, existe os WMS pré-configurados que reduzem o tempo de implantação e investimento em cerca de 40%; e acesso às informações gerenciais via WEB. Por sua vez, o STORE/TMS é um sistema que faz a gestão de fretes, tanto para embarcadores, como para transportadores. Fazem parte também os módulos de Gestão de Frota e Pneus (Segurança). Tem os seguintes diferenciais: plataforma WEB; SaaS (paga-se conforme uso); integrado a outros softwares (TruckPad, Via Fácil e Maplink). Finalizando, a empresa oferece o STORE/REDEX, sistema que faz a gestão de recinto especial alfandegado para exportação. Neste caso, ainda está previsto o desenvolvimento de alguns processos do regime de importação, como Documentos de Trânsito (DTA, DTI, DTT, DTC, MIC-DTA, TIF-DTA), Documento de Entrada (BL, AWB, CRT, TIF-DTA) e a desconsolidação, desmembramento, entreposto, desunitização, etc. Diferenciais do sistema: controle fiscal para regime de armazém geral; faturamento de serviços; atendimento ao ato declaratório ADE-2; troca de regime fiscal; e acesso às informações gerenciais via WEB. “Esses softwares podem ser implementados nas indústrias, distribuidores, atacadistas, varejos e Operadores Logísticos”, garante Milton Y. Nagamine, gestor comercial da empresa. Ele também relaciona os novos negócios fechados: Operador Logístico: Atlas, Localfrio, TA (Transportadora Americana), GAT, Cragea, Yusen Logístics, 2 Alianças, Coopercargo, TKL, Mundial, Sankyu, Terca e BMS, entre outros; Indústria: PPG, Kiviks, Nutriplan, Britânia e Coferly, entre outros; Varejo: Lojas Avenida e Lojas Centauro. Sobre as tendências em termos de novas tecnologias, Nagamine cita a utilização de recursos e ferramentas como mobiles, EDI, RFID, Voice Picking, Cloud Computing e SaaS. “Com a necessidade cada vez maior de as empresas terem uma melhor gestão de seus negócios, serem mais competitivas, terem informações atualizadas em tempo real, necessitarem da rastreabilidade das informações e maior produtividade, entre outras, a tendência é que haverá uma grande demanda por esse tipo de software. Não podemos deixar de ressaltar que o perfil desses usuários também deve acompanhar a evolução das tecnologias que irão aparecendo em um tempo cada vez menor”, fala, agora sobre as tendências em termos de novos usuários. E finaliza apontando os investimentos feitos pela empresa. “Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Store inaugurou uma filial da sua fábrica de software na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Neste novo espaço estão sendo desenvolvidos os módulos web dos seus sistemas, além de atender à demanda de serviços utilizando novas tecnologias. Também faz parte deste investimento, o desenvolvimento de novas funcionalidades e processos nos produtos WMS, TMS e REDEX.”

Pointer oferece plataforma de gestão de frotas

A Pointer do Brasil (Fone: 11 3660.5600) oferece a plataforma de gestão de frotas Webfleet, uma solução que permite aos gestores tomarem decisão a partir da análise e entendimento dos principais indicadores de performance da gestão de frota, aliada a um controle operacional e em tempo real dos seus veículos. “A Pointer lançou recentemente o Pointer Jornada, um plug-in da plataforma de gestão de frotas Webfleet que permite gestão completa dos motoristas baseada na lei 13103, conhecida como lei do caminhoneiro”, complementa Patrick de Faria, gerente de TI. Ele também relaciona os principais mercados atendidos pela empresa: telecom, utilities, field service, óleo e gás, transporte e logística, mineração e construção. “Nossos equipamentos de rastreamento serão conectados cada vez mais a diversos tipos de máquinas, através de meios de comunicação como Bluetooth, viabilizando e potencializando a implementação da internet das coisas no mundo corporativo. Por outro lado, sem dúvida, a maior tendência é a utilização da plataforma de gestão de frotas por gestores no apoio à tomada de decisão, análise de tendências e, principalmente, para possibilitar a reação rápida a eventos de negócios que acontecem constantemente. Cada vez mais as ferramentas migrarão de uma abordagem transacional para um mundo informacional, onde informações consolidadas e de alto valor agregado são o rei”, diz Faria. Finalizando, ele destaca que recentemente a Pointer migrou toda sua plataforma para a nuvem.

Vector Solutions oferece software para gestão de averbações de seguros de transporte

O software AverbWeb é utilizado para a gestão de averbações de seguros de transporte, sendo empregado em companhias seguradoras, embarcadores e transportadores. “Há dois anos, o Sistema AverbWeb iniciou sua operação no mercado de seguros e já está presente em oito das principais companhias de seguros que atuam no segmento, sendo utilizado por mais de mil segurados.” Segundo Cleber de Castro, diretor geral da Vector Solutions Prestação de Serviços Administrativos (Fone: 11 4158.2809), responsável pelo desenvolvimento do software, “em 2013, nossa empresa identificou uma grande carência de sistemas de averbação no mercado, que não fossem somente uma forma de transmissão de documentos, mas, sim, um sistema de gestão de averbações. Em poucos meses, o novo conceito cativou as companhias seguradoras, segurados e corretores. Pelo fato de operar 100% em ambiente web, foi eliminada a necessidade de instalações, agilizando o processo de implantação e treinamentos”. Castro destaca, ainda, que o AverbWeb foi o primeiro sistema a disponibilizar a averbação de transportadores em suas apólices principais e nas apólices estipuladas por seus embarcadores numa única transmissão do dado. O sistema se encarrega de distribuir as averbações para as seguradoras, nas quais as apólices estipuladas foram emitidas. Sobre a tendência em seu segmento, o diretor geral diz que é que este processo esteja cada vez mais automatizado. “O mercado está buscando não só a transmissão dos dados, mas, sim, a ‘gestão’ dos dados.”

 

Infor do Brasil oferece produtos de Supply Chain em três níveis

“Nossa gama de produtos de Supply Chain cobre os três níveis: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico, temos as soluções de otimização de Redesenho da Malha Logística (Network Designer). No nível tático, o IBP (Integrated Business Planning, termo de negócios que representa a evolução do conceito de S&OP), além de nossas ferramentas de Planejamento Avançado (APS) e Demand Planning. E, no nível operacional, as soluções de Sequenciamento Otimizado de Produção e Supply Chain Execution (SCE), com o WMS, Labor Management, Billing e Planejamento de Transportes.” A explicação é de Andre Miyajima, executivo sênior de desenvolvimento de negócios – S&OP and SCM solutions da Infor do Brasil Software (Fone: 11 5508.8800). Ele também destaca que a grande novidade na empresa foi a recente aquisição da GT Nexus, a maior plataforma mundial de comércio e Supply Chain baseada na nuvem, num deal de 675 milhões de dólares. Ao todo são aproximadamente 25.000 clientes que utilizam a nuvem da GT Nexus para rastrear e processar pedidos, faturas, embarques, estoques, recebimentos, documentação alfandegária, finanças e pagamentos. Referindo-se aos principais mercados atendidos pela empresa, Miyajima diz que, para o Supply Chain Planning, atendem empresas dos mais variados ramos de negócios, “mas o mais importante é que atendemos empresas em qualquer estágio de maturidade de planejamento integrado do Supply Chain. Por exemplo, se a empresa trabalha bem com o MRP de seu ERP, podemos importar os resultados de planejamento no nosso S&OP e trabalhar no planejamento integrado entre Vendas e Operações. Há também clientes que já estão prontos para trabalhar com um APS integrado, então o escopo entra em outro nível de planejamento”. Para o Supply Chain Execution, continua o executivo sênior, além de empresas em todos os ramos, atendem também clientes com necessidades complexas de armazenagem, como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, distribuição industrial, armazenagens especiais – como câmara fria –, e também empresas com alto volume e variabilidade de SKU´s e Operadores Logísticos (3PLs). “Para o GT Nexus, grandes empresas com foco em comércio internacional podem se beneficiar muito de uma plataforma colaborativa na nuvem.” Miyajima também revela os mais novos negócios fechados pela empresa. “Um de nossos casos mais recentes e de grande escopo é a Cremer, líder de mercado de compressas de gaze, compressas cirúrgicas, esparadrapos, algodão hidrófilo, fralda de pano e sondas. A Cremer utiliza tanto as soluções da Infor de IBP (S&OP e APS) para o planejamento, quanto o nosso WMS para a parte de execução.” Sobre as tendências no seu segmento em termos de novas tecnologias, o executivo sênior diz que, “certamente teremos para o Supply Chain o crescimento da colaboração e comunicação entre todos os players da cadeia.A expansão das cadeias de valor e a integração de redes colaborativas terão uma importância cada vez maior nas estratégias das empresas, pois isto dá visibilidade e informações acuradas para que se tomem decisões rápidas conforme a dinâmica do mercado. Por conta do momento econômico atual, muitas empresas de grande porte estão procurando viabilizar seus planos de exportação em seus modelos de negócios, e este é o momento para se avaliar como garantir que se tenha a gestão da informação fluindo de maneira ágil entre todos os players da cadeia: fornecedores, parceiros, armadores, Operadores Logísticos e clientes, dentro do conceito de controle, monitoramento e gestão do movimento de cargas e Supply Chain, permitindo a melhora no atendimento a clientes no mercado internacional”. Outro ponto bastante relevante – continua Miyajima – é o crescimento do interesse por parte das empresas no assunto de Planejamento Integrado de Vendas e Operações (S&OP). “Percebo nos eventos mais recentes de Supply Chain que o nível do público interessado vem aumentando, agora são diretores e executivos de empresas das mais variadas verticais que procuram saber mais como estruturar e por em operação um ciclo frequente de atividades encadeadas entre as várias áreas de negócios, de forma a se alcançar o consenso de um plano único para toda a empresa, com um horizonte mais amplo e tomadas de decisões que afetam o resultado direto da companhia.” Já sobre as tendências em termos de novos usuários dos softwares de gestão, o executivo sênior diz que, para a parte de planejamento, os usuários estão deixando de realizar atividades manuais e que demandam muito tempo com planilhas, para trabalhar mais com análises e cenários de maneira rápida e eficiente. É uma mudança grande e que leva o usuário a pensar em alternativas e formas de como trazer um resultado melhor para a empresa. Assim, questões como finanças, logística, tributos e outros podem ser consideradas simultaneamente e o planejador tem uma visão mais holística da empresa, dentro de um ambiente social colaborativo. Para a parte de execução, prossegue Miyajima, o principal para os usuários está na facilidade de uso e no aumento da eficiência operacional e produtividade. Novas formas de coletas de dados, bem como inteligência de operações definidas no WMS facilitam o trabalho do usuário. Para os gestores da execução, métricas e indicadores os ajudam a monitorar e tomar decisões operacionais rapidamente.

 

Planejamento e otimização são as metas dos produtos da Startrade

São vários os produtos oferecidos pela Startrade Ferramentas de TI para Logística (Fone: 41 3285.8825). O ​Maxload Pro é usado para planejamento e otimização de cargas em veículos – carrega considerando as regras de negócio da empresa, calcula o peso por eixo e distribui a carga na sequencia de entrega. Permite carregar cargas soltas ou paletizadas e é utilizado em indústrias e embarcadores em geral com foco nos segmentos químico, farmacêutico, alimentício, de bebidas, cosméticos, eletroportáteis, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros. Por sua vez, o Tops Pro é empregado no desenvolvimento de embalagens e padrões de paletização e ​melhoria da ocupação volumétrica de caixas pelo melhor desenvolvimento das embalagens de transporte e armazenagem. Os clientes típicos são as indústrias e os embarcadores em geral com foco nos segmentos químico, farmacêutico, alimentício, de bebidas, cosméticos, eletroportáteis, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros. O Bartender é usado na automação no processo de criação, edição e impressão de etiquetas de códigos de barras e RFID, marcação de produtos e tags inteligentes. Tem uso nos mesmos segmentos que os anteriores. Já o W2MO – Work to model – é a mais nova geração de software para simulação dinâmica de processos, com foco em logística e otimização de armazéns, layout de CDs, localização física/geográfica de CDs, com o objetivo de otimização e redução de custos com manuseio, separação e entregas. E o QBit é um software de interface entre balanças e o usuário que permite uma captura mais rápida e fácil de informações para o Master DATA, WMS ou ERP. Referindo-se aos mais novos negócios, Luí­s Maurício Gardolinski, diretor da empresa, aponta a ​Nissin Lamen, com o Tops Pro, e a Eletrofrio, com o Maxload Pro. “O​ mercado de TI para a logística avança em uma velocidade que muitas vezes nossos profissionais ainda não conseguem entender ou alcançar. É preciso formar pessoas capacitadas, engenheiros e bons administradores com capacidade de ver a logística como um grande polvo, com tentáculos em diversas áreas e que necessita de um planejamento complexo como qualquer outra área da empresa, porém as variáveis são gigantes e movem-se a grande velocidade”, diz Gardolinski, referindo-se às tendências em termos de novas tecnologias Por outro lado, o diretor diz que dominar planilhas de calculo é tão importante quanto saber a tabuada e deveria começar a ser ensinada mais cedo nas escolas.​ “​Capacitar os alunos a interagir com as ferramentas de TI permite que haja uma introdução mais rápida destes no mercado de trabalho. Sem esta capacitação fica para o empregador a formação, retardando ou minimizando o uso das ferramentas”, aponta, agora, referindo-se às tendências em termos de novos usuários dos softwares de gestão. Gardolinski também relaciona os investimentos feitos pela empresa. “Nos últimos cinco anos investimos em trazer para o Brasil novas tecnologias, inexistentes até então no mercado ou com pouca expressão até o momento. Estamos capacitando profissionais próprios, levando a tecnologia até para quem ainda nem entrou no mercado e direcionando os novos profissionais de logística para o planejamento via ferramentas de TI. A disseminação da tecnologia custa, porém encaramos como investimento em um futuro de curto prazo.”

 

Roadcard lança aplicativo para caminhoneiros

A Roadcard (Fone: 0800 726.2279) está lançando o aplicativo Pamcard Caminhoneiro, disponível para IOS e Android, que irá atender as principais demandas do profissional, como acompanhar os valores pagos referentes ao frete, vale-pedágio, despesas e vale-abastecimento, remotamente. O objetivo da Roadcard, dona do sistema Pamcard, é permitir que o caminhoneiro veja seu extrato de recebimento e lançamentos futuros, por meio de seu smartphone. O download gratuito fica disponível em novembro. Cada lançamento vem com a informação do código CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte), garantindo que a operação está dentro da lei. “Queremos dar segurança para que esse profissional possa fazer suas viagens tranquilo, fazendo a gestão de seus recebimentos e tendo acesso às informações que necessita ao alcance das mãos, como rede de postos credenciados, dicas sobre sua saúde, sobre condições das estradas e notícias”, afirma Felipe Dick, CEO da Roadcard. O Sistema Pamcard oferece soluções de gestão de pagamento para o mercado de transporte rodoviário de cargas e logística. Já o aplicativo é um sistema de gestão para o caminhoneiro. “Nosso objetivo é atender os 1,2 milhões de caminhoneiros que circulam pelas estradas do nosso país. Quando recebe via pagamento eletrônico, sistema previsto pela Lei 12.249/10, o caminhoneiro tem comprovação de renda e pode acessar linhas de crédito para comprar outro caminhão. Ele também fica livre do ágio cobrado pela troca da carta-frete, moeda paralela e ilegal, que ainda circula em postos de combustível à margem da lei”, continua Dick.

Como explica o CEO, o pagamento, como previsto em lei, também permite que as movimentações financeiras sejam acompanhadas pela Receita Federal. “Os caminhoneiros são responsáveis pelo transporte de 60% das cargas no Brasil, segundo dados do IBGE e, mesmo não gostando da carta-frete, a maioria aceita por imposição do contratante – transportadora ou embarcadora. Nós sempre tivemos como sonho resolver esse calcanhar de Aquiles do caminhoneiro que era a carta-frete, que retira dele a liberdade de escolha e de negociação e chega a consumir 40% do seu frete em pagamento de ágio para postos de combustível”, afirma Dick. Sobre as tendências em termos de novas tecnologias, é citado o TAG que, instalado no caminhão, é uma solução de meio de pagamento de pedágio e de recebimento de outras facilidades, como vale-combustível, além de descontos em postos conveniados. “A Roadcard é homologada pela ANTT como operadora de soluções de pagamento de pedágio e utiliza a TAG da Conectcar, nossa parceira estratégica”, afirma. Outra tendência em relação a novos usuários de softwares de gestão, além dos caminhoneiros, são os softwares de bolsa-frete, que permitem ao caminhoneiro encontrar cargas para transportar e às transportadoras encontrar caminhoneiros para levar suas mercadorias.

Trust fornece TMS

O produto CTMS, da Trust Consultores e Associados (Fone: 11 3055.1711), é um software para a gestão logística, ou seja, um TMS. Segundo Jose Almeida, diretor de Produto Supply Chain da empresa, a solução reduz custos no transporte e impede pagamentos indevidos, oferece tabelas de fretes flexíveis, controle de despesas extras e pré-faturas, além de gestão de frete-receita(Operador Logístico/transportadora). Também permite validação de despesas e fretes internacionais, apresenta indicadores logísticos, sugestão de carga e logística reversa, acompanhamento de ocorrências, simulações e estatísticas, portal para troca de informações e integração com transportadores e clientes finais, além de ser uma solução 100% web, integrada aos ERP´s. “No roadmap de nossa solução passamos a suportar as operações de armazenagens, ou seja, solução de WMS. Desta forma, atendendo as operações intralogísticas”, completa Almeida, destacando, ainda: “atuamos junto aos Operadores Logísticos, transportadoras e, junto aos embarcadores, temos fortes referencias nos segmentos automotivos, indústria e varejo, entre outros. Nosso projeto mais recente foi a implementação junto a Viracopos”, completa. Falando de tendências, ele diz que as perspectivas da empresa envolvem o fortalecimento das integrações da informação dentro da cadeia operativa, visando ao aumento e melhora da prestação dos serviços, como RFID e a internet das coisas. “Entendemos que deverá ocorrer um maior incentivo nas tecnologias e soluções na área logística, que é a ultima fronteira a ser desbravada junto à melhoria contínua na cadeia indústria e serviços.”

 

Techis investe em inovações para o software SOS First

A Techis Sistemas e Consultoria (Fone: 11 3311.0782) está incluindo novidades no SOS First, software para gestão de transporte. As novidades da companhia estão relacionadas à gestão de coletas e entregas, incluídas na solução no segundo semestre de 2015, e formulário eletrônico para check-list com relatórios estatísticos e indicadores, parte do software desde 2014. Segundo a companhia, a solução dá tratamento integrado a diversas áreas de gestão do transporte, padronizando procedimentos. Com atuação online, automática e simultânea, alertas de eventos, desde riscos, viagens, frotas, jornada de condução do motorista, são tratados pelo software. Seguindo o plano de comunicação desenhado pelo cliente, toda informação relevante é passada de forma automática e simultânea, dando visibilidade completa para a operação e permitindo tomadas de decisão rápidas. Com o módulo de apoio à gestão de jornada do motorista, é feito o monitoramento da viagem, inclusive com o diário de bordo online, onde são compilados macros de parada e movimentação de cada viagem, por motorista, permitindo o controle da jornada de condução conforme a Lei 12.619. A ampliação de produtividade na alocação de veículos e motoristas é feita por meio do módulo de apoio à gestão de Viagens & Frota, com controles precisos de tempos de paradas e movimentação, permitindo a diminuição da ociosidade da frota e análise de entregas pontuais, atrasadas ou adiantadas. Jamef, JSL, Transcordeiro e Della Volpe já utilizam o SOS First. E segundo Antonio Clemente, presidente da companhia, a principal tendência do setor está justamente voltada para a automação de processos e informações logísticas. Em relação aos novos usuários de softwares de gestão, os embarcadores e Operadores Logísticos são vistos como tendência pelo profissional.

 

TOTVS oferece softwares de gestão para toda a cadeia de abastecimento

A TOTVS (Fone: 0800 709.8100) possui softwares de gestão para toda a cadeia de abastecimento. “Para o transportador e Operador Logístico temos soluções que atendem tanto o core business, como a gestão das operações de transportes (TMS), gestão de armazenagem (WMS), gestão de frotas, auditoria e gestão dos fretes de terceiros, rastreamento da frota, roteirização, arranjo de cargas, gestão da malha, gestão das docas e paletização, bem como soluções para controlar e gerir as operações de back-office, como RH, Fiscal, Contábil, Gestão Financeira, Compras, Estoques, Faturamento, Jurídico, CRM e Business Analyctics”, explica Carlos Valle, diretor do segmento de Distribuição & Logística. Entre as novidades, Valle destaca as soluções de planejamento e otimização logística, que englobam desde a roteirização da carga, o arranjo físico da carga dentro do veículo, a gestão da malha viária, gestão de docas, escolha do melhor frete, rastreamento da carga e indicadores de performance. Outra novidade é a solução de automação de terminal de cargas, que permite a rastreabilidade dos volumes manipulados pelas transportadoras desde a coleta até a entrega via radiofrequência. “Recentemente, obtivemos grande êxito em projetos em empresas como Cargolift, que trocou o ERP por TOTVS em busca de melhor atendimento às suas necessidades, e a Mira Transportes, que reduziu 70% dos custos de TI com as soluções de back office, TMS e WMS da TOTVS, além da Elog”, acrescenta o diretor. Ele também fala sobre as tendências em seu segmento em termos de novas tecnologias: “estamos no início de uma nova onda de mudanças, os comportamentos dos consumidores mudaram e a resposta precisa ser imediata (on-line), a internet das coisas reforça ainda mais essa necessidade de estar conectado, onde ‘as coisas’ se comunicam em prol da informação. Os primeiros passos no segmento de transporte para internet das coisas são projetos como RFID, Wareables, Beacons, Big data, Rastreabilidade, Monitoramento e Telemetria, que dão essa experiência de conexão aos consumidores/clientes”. Sobre as tendências em termos de novos usuários dos softwares de gestão, a TOTVS entende que existe uma nova geração, cada vez mais conectada e que exige novos comportamentos e soluções dos fornecedores de TI. Finalizando, o diretor aponta que a TOTVS “é a empresa de TI que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, com investimentos anuais na ordem de R$ 200 milhões e cerca de R$ 1 bilhão nos últimos 5 anos”.

 

Sonda IT oferece pacote de soluções para empresas com operações logísticas nos diferentes segmentos

O Sonda Logistics é um pacote de soluções para empresas com operações logísticas nos diferentes segmentos. A Sonda IT (Fone: 11 3126.6000) realiza a prestação de serviços completos aos usuários destes aplicativos, incluindo a concepção, instalação, treinamento, implantação e suporte. Neste pacote está incluso o Qguar WMS, sistema de gerenciamento de processos de armazenagem de produtos destinado ao uso logístico interno em filiais ou em terceiros, independente do porte ou segmento da empresa. É dedicado, principalmente, a armazéns com muitas mercadorias e com grandes movimentações. Por sua vez, o Qguar YMS –Yard Management System é uma ferramenta que auxilia nos processos de gestão dentro das instalações da empresa e facilita a tomada de decisões quanto ao melhor aproveitamento dos meios de transporte e dos recursos, com base nos procedimentos e restrições existentes. “Oferecendo a possibilidade de consolidar dados detalhados sobre os veículos (parâmetros, tempos, peso etc.), o Qguar YMS permite tomar decisões mais precisas dentro das áreas de manobra, componente muito importante em toda a cadeia logística. Além disso, o sistema administra o tráfego de pedestres, com vários perfis, e garante a rastreabilidade dos produtos dentro das instalações da empresa”, explica Renato Matavelli, diretor de R&D da empresa. Já o Qguar TMS é um módulo que auxilia no planejamento, monitoramento e contabilização das atividades relacionadas com o transporte em qualquer tipo de estrutura de distribuição. É uma ferramenta dedicada a empresas que, em algum ponto, se ocupam com a gestão de transporte de cargas. Além destes, a empresa lançou, recentemente, o Sonda Gallery, uma solução contábil/fiscal com funcionalidades que auxiliam os processos de cumprimento de obrigações tributárias. O produto foi elaborado para possibilitar o acesso a partir de dispositivos móveis com interações intuitivas a qualquer hora, de qualquer lugar. “Com a necessidade cada vez maior das empresas implementarem processos de gestão integrados, consolidados, confiáveis, maleáveis (parametrizáveis) e que atendam aos diferentes níveis de gestão – operacional, estratégico e tático –, faz-se necessário focar grande parte dos nossos investimentos em tecnologias que permitam complementar o escopo de nossas ofertas, a fim de atender a estas demandas. Por outro lado, as plataformas móveis também compõem esta tendência, pois permitem a acesso às informações em tempo real. Da mesma forma que as soluções sistêmicas necessitam adequar-se tecnologicamente, também se faz necessário elevar o nível de acessibilidade e intuitividade no seu uso, possibilitando aos usuários ter percepções práticas, como a utilidade, facilidade de utilização e eficácia do sistema (user experience). Esta tendência necessita ser constantemente avaliada devido à evolução das circunstâncias envolvidas e inovações em sua forma mais ampla de análise”, finaliza Matavelli.

 

Sialog foca em soluções para frotas, fretes e carga

A Sialog (Fone: 14 3604.2200), com um portfólio de soluções voltadas para a gestão do transporte e logística, focou na frota e no frete as suas mais recentes inovações. A ferramenta Sialog Frota, por exemplo, é um sistema para controle da frota e de seus custos, 100% online, que busca atender transportadoras, frotistas, empreiteiras e setor público, entre outros setores. Entre os controles possíveis com a tecnologia estão o de abastecimento, e também há diversas integrações com sistemas automatizados de abastecimento. O controle do pneu também é feito, ao rastrear a posição e o histórico de cada pneu, enquanto o plano de manutenção da tecnologia permite a gestão preventiva, preditiva e corretiva, avaliando o prazo de garantia de cada peça. No rastreamento e telemetria, equipamentos de rastreamento integrados à solução permitem que empresas prestadoras de serviços saibam a localização exata de todos os veículos, identifiquem em que ocorrência ou serviço o recurso está alocado e seu tráfego para medir disponibilidade e ociosidade da frota, além de outros dados. Já a Sialog Frete, software TMS, auxilia a planejar, contratar, auditar, monitorar e avaliar as atividades do transporte, melhorando a gestão e o compliance operacional e fiscal entre o embarcador e o transportador. Segundo Moises Manfredini, coordenador de marketing da empresa, a tecnologia sugere o melhor transportador para o negócio, baseado nos parâmetros de região de atendimento, prazo de entrega, análise de ocorrências e valores ou outras regras parametrizadas; faz a auditoria operacional automática dos CT-es do transportador, gerando bloqueios em caso de divergência ou liberação conforme a negociação; e auxilia na emissão do CT-e do transportador, com as informações já acordados em tabelas de frete, permitindo receber o DACTE para impressão e liberação de qualquer ponto com acesso à internet. “Além das soluções web no modelo SaaS, outra tendência envolve os dados de rastreamento e telemetria incorporarem a gestão de frota. Dados como o modo de condução do veículo, bloqueios e liberação passam a se tornar parte da gestão. O lançamento de dados do hodômetro do veículo, por exemplo, passa a ser exibido em tempo real para realização de apontamentos de custos e despesas”, afirma Manfredini sobre as tendências em novas tecnologias. “Os usuários, em um mercado tão competitivo e com margens tão apertadas, buscam cada vez mais por soluções que possibilitem um nível maior de gestão e automação dos processos em menor tempo possível. Querem, também, sistemas que permitam maior agilidade na logística da informação e com maior inteligência embarcada, com cada vez menos tempo para se tomar decisões. Estas decisões têm que ser muito bem fundamentadas em dados seguros extraídos destes sistemas – retrabalhos e conferências são sinônimos de prejuízos”, continua, sobre as tendências em novos usuários. A companhia também atua com o Sialog Cargo, um sistema TMS que gerencia todos os processos administrativos, operacionais e fiscais de empresas do segmento de transporte de cargas. Já com o Sialog Emissor é gerado e transmitido o CT-e para a SEFAZ de forma automática, apenas configurando os parâmetros de negociação do frete, diminuindo o tempo gasto na expedição e aumentando a segurança das informações geradas ao Fisco com a utilização de processos de auditoria fiscal incorporados ao processo. “Recentemente a Sialog investiu em novas e modernas instalações, adquiriu servidores e equipamentos de última geração e com estes investimentos próprios conseguimos quadruplicar nossa capacidade produtiva com aumento da equipe de desenvolvimento, o que possibilitou a migração de nossas ferramentas para web e acompanhar as tendências do mercado”, finaliza Manfredini.

OpenTech investe em equipe de desenvolvimento de softwares

A OpenTech (Fone: 47 2101.6122) deve concluir o ano com a ampliação de 20% no quadro de funcionários na área de desenvolvimento de softwares. Além disso, investe cerca de 15% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares. Apenas em 2014, foi dedicado mais de R$ 1 milhão na ampliação do sistema de segurança e armazenamento de dados. “Agora, contamos com um datacenter espelhado, com dois sites atuando de forma redundante e online, o que representa uma inovação entre as empresas do segmento de soluções de logística e gerenciamento de risco no país”, afirma Marcio Willwock, gerente de ofertas & marketing da empresa. Mais uma iniciativa adotada no ano passado e reforçada em 2015 foi a ampliação dos canais de vendas.A companhia está em busca de novos canais (representantes comerciais) especializados no setor de logística e tecnologia para aumentar a sua representação nos principais mercados do Brasil. “Outra estratégia para acelerar o crescimento é a possibilidade de novas aquisições, com prospecções principalmente no setor de softwares. Como parte desta estratégia de crescimento e conquista de novos mercados, a OpenTech já analisa novas aquisições de empresas com sede fora de Santa Catarina”, continua Willwock. A tendência para os novos usuários de softwares, segundo o profissional, é que as empresas transportadoras adquiram uma nova forma de utilizar os softwares, quase sempre na nuvem (Cloud Computing), logo no modelo SaaS (Software as a Service), demandas que a companhia se diz adequada para atender. Entre os lançamentos em destaque da companhia estão OpenCT-e, solução web que permite ao embarcador realizar a emissão em massa de CT-e, validado com a Secretaria da Fazenda, e ao transportador gerir os documentos para ele emitidos. Com ele, o embarcador recebe informações via layout XML e faz o processamento de CT-e e a gestão de CT-es emitidos. Já o transportador pode realizar a consulta de CT-e gerado pelo embarcador, a impressão ou reimpressão dos documentos, a digitação manual de documentos CT-e, a digitação de carta de correção e a validação dos documentos digitados manualmente com o SEFAZ. Uma versão do OpenTrucker, em que o software está na nuvem, também é novidade. A solução ERP e TMS auxilia as transportadoras no controle total dos negócios, proporcionando a geração automática de CT-e e de faturas, em apenas três segundos cada. Também gerencia a operação completa do transporte, emitindo informações sobre a manutenção da frota, estoque e outros. Também está disponível o licenciamento de uso do software que antes era usado apenas pela central de rastreamento da empresa, o OpenGR Rastrear. O produto é um sistema de controle e gestão de alertas para rastreamento e monitoramento da frota de veículos, com integração com as principais tecnologias de rastreamento do país. Ainda faz parte da linha de sistemas oferecidos pela empresa o OpenTMS, TMS para embarcadores integrado às transportadoras, ERP Corporativo, Secretaria da Fazenda, administradoras de pagamento eletrônico, sistemas de roteirização e registros de entrega. Apresenta os seguintes diferenciais, segundo a empresa: integra emissor de CT-e, NF-e e NFS-e, bem como um Web EDI com as transportadoras, todas estas tecnologias são nativas; simulação logística; Web EDI; e gestão de não conformidades. Por sua vez, o OpenWMS é indicado para Operadores Logísticos, no gerenciamento de armazéns, e apresenta os seguintes diferenciais: integração com clientes; picking eletrônico; conferência de expedição; e inventário eletrônico, entre outros. O OpenFrota é usado na gestão informatizada de custos operacionais da frota para aumentar os resultados. Concentra controle de abastecimento, gestão de pneus, troca de óleo e revisões periódicas e tem, como diferenciais, os seguintes: gerenciamento da manutenção dos veículos; e sistema automatizado de envio de informações. O OpenSIL é um sistema que possibilita a automatização e o controle dos processos logísticos com informações detalhadas da jornada, permitindo ao cliente o acesso a informações precisas e atualizadas em tempo real. Consolida dados essenciais sobre a viagem, com rastreamento e localização do veículo, tempo percorrido (de direção e de parada), velocidade e desvio de rotas, destinos, possíveis atrasos, situação do veículo (vazio, carregado ou em manutenção), acompanhamento da jornada dos motoristas e até controle de temperatura da carga. O OpenJornada é uma ferramenta que suporta todos os indicadores exigidos para a viagem do motorista, desde o gerenciamento de risco até o rastreamento do veículo. Segundo a empresa, garante o gerenciamento dos alertas e permite ações mais efetivas ao cumprimento da legislação, além de atuar na prevenção de acidentes e no gerenciamento de riscos para motoristas e cargas. O OpenMobile é um recurso disponível para smartphones e tablets com sistema Android que permite aos clientes o controle de viagens e da portaria da empresa em tempo real, usando o SIL e o Trucker como aplicativos de rastreamento para dispositivos móveis. Os diferenciais incluem: gestão de demandas; planejamento de viagens; e execução de processos. Recentemente, a Starlog Inteligência Embarcada decidiu adotar soluções desenvolvidas pela OpenTech para agilizar seus processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos. A empresa utiliza o OpenTrucker Advanced e o OpenSIL, buscando incrementar os negócios.

GKO lança várias novidades em sua linha de produtos

A GKO Informática (Fone: 21 2533.3503) oferece vários produtos para o segmento de logística. Como o GKO Frete, usado para suprir demandas na auditoria dos fretes contratados, melhorar o acompanhamento do processo de entrega ou seus procedimentos contábeis e fiscais relacionados aos fretes contratados. “Em constante evolução, o GKO Frete traz uma série de funcionalidades, como a gestão a partir dos pedidos de venda com planejamento de embarques, inclusão de anexos aos documentos armazenados (imagem do comprovante de entrega, XML do CTe, entre outros), flexibilidade nos relatórios e a validação do CTe junto ao SEFAZ. O software também se integra aos Correios, equiparando-o às outras transportadoras, o que permite comparações completas para o embarcador. Ainda no âmbito da melhoria dessa interface, o sistema trata o XML da logística reversa para carga e retorno e a previsão de postagem da AR digital. Vale frisar, ainda, que o GKO Frete possui integração contábil e fiscal com qualquer ERP”, diz Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO Informática. Outro produto da empresa é o GKO Plus. Tratam-se de três serviços totalmente em nuvem, e o cliente contrata o acesso a um ou a todos os módulos, pagando apenas pelo volume utilizado. São eles: Confirma Fácil, que possui três versões: Light, Audit e Full. Todas elas trabalham para melhorar a relação embarcador-transportadora, através da confirmação da entrega em tempo real; Ciclo do Pedido, uma ferramenta para identificar a real origem dos atrasos no atendimento ao pedido de venda e no procedimento de entrega ao destinatário; e Monitor de Entrega, voltado também para as transportadoras e que torna possível monitorar qualquer atraso ou problema, rastreando embarques por previsão de entrega, utilizando comunicação de justificativas em tempo real e gráficos analíticos. Falando dos lançamentos da empresa, Gorodovits diz que, com relação ao GKO Frete, o mais novo módulo do software é o Autocarga. Com ele, o cliente tem um simulador que visa, de forma bastante simples, gerar um picking list de separação e uma relação de todas as viagens necessárias para realização das entregas. Na área do GKO Plus, a novidade é a divisão do Confirma Fácil em três versões, que atendem, de forma mais específica, a demandas de diferentes perfis de usuários. A primeira é a Light, que cria um ambiente B2B sem a necessidade de validade jurídica, porém com um canal de comunicação de visibilidade e controle das entregas com o cliente final (visão do que foi embarcado por notificação e painel web). Outra versão é a Audit, que permite que o entregador seja auditado na hora e local da entrega. Esta versão oferece ao entregador um aplicativo que obtém a geolocalização e digitalização da nota, além de data e hora da entrega para que a informação seja validada, e é ideal quando o cliente final é granularizado e mutável, permitindo auditar as entregas sem a necessidade de intervenção do mesmo. A terceira versão é a Full, que contempla integração com o governo através do SEFAZ, utilizando a Manifestação do Destinatário para obter validade jurídica no processo de confirmação de entrega. É a solução mais completa, com toda a facilidade das demais e camada de segurança de assinatura digital no governo. O diretor comercial da GKO Informática também fala sobre as tendências em seu segmento em termos de novas tecnologias. “Vemos uma tendência de um mercado cada vez mais complexo, com mais canais de distribuição, malha logística com forte utilização de hubs, transporte multimodal, logística reversa, entre outras novas demandas. Este movimento, aliado a uma pressão crescente sobre prazo e preços por parte dos embarcadores, nos leva a crer em uma busca incessante por um controle da gestão logística cada vez mais sofisticado para reduzir custos frente a um momento econômico difícil. Olhando o cenário desenhado acima, acreditamos em uma boa atratividade dos sistemas de gestão de fretes no mercado, especialmente aqueles que buscam administrar o maior número de variáveis possíveis dos processos operacionais e de gestão das empresas. Paralelamente, há movimentos por serviços em nuvem, porém, a cultura das empresas sediadas no Brasil ainda preserva a instalação local de sistemas. A GKO está atenta a essa abertura de mercado, sem deixar de lado as necessidades dos clientes mais ‘tradicionais.’.”

 

Benner disponibiliza solução de logística e Supply Chain

A solução Benner Logística e Supply Chain é voltada para transportadoras e Operadores Logísticos que atende desde a operação do transporte e armazenagem até gestão financeira/contábil e toda a cadeia fiscal. Como explica Carlos Maffei, diretor comercial e de relacionamento da Benner (Fone: 11 2109.8500), a solução compreende o TMS Benner e o WMS Benner. O primeiro atende os segmentos de carga fracionada, fechada e mista. Trata-se de um sistema integrado de transporte com aderência total às regulamentações do segmento e às exigências do Governo Eletrônico, tendo como principal finalidade gerir o processo operacional de uma transportadora, suas coletas, transferências, entregas e todas as viagens, incluindo, também, a gestão de mercadorias transportadas e o faturamento dos serviços realizados. Também é função da solução controlar os riscos envolvidos no negócio de transportes e gerir o grande volume de documentação envolvido no processo operacional. Já a solução de WMS Benner permite a integração da gestão física com a fiscal. Faz parte ainda da solução um portal destinado ao uso da Alfândega/Receita Federal para as operações que são de importação/exportação. Outro diferencial da solução é a condição de definir regras de operações para volumes consolidados até a menor unidade fracionada – de um contêiner até o item individualizado, controlando validades, lotes, números de série entre outros. Para as operações que envolvem mercadorias controladas pelo SIF, possui um módulo específico para emissão dos certificados e controle de estoque por codificações específicas da inspeção federal.O diretor comercial e de relacionamento relata, ainda, que a solução pode trabalhar integrada ao Benner TMS, no caso de Operadores Logísticos, ou de forma independente integrada a outros sistemas de TMS/ERP. Maffei também lembra que, em 2015, a principal novidade da empresa é a liberação de uso mobile para coletas e entregas. “A solução, que se encontra em fase de homologação antes de ser liberada para o mercado, permitirá, além do rastreamento dos veículos, que motoristas e colaboradores apontem coletas e ocorrências, recebam novos destinos e informem a situação da carga. Outra novidade é a automação do pagamento de fretes, que estamos levando ao mercado por meio de parcerias”, argumenta o diretor comercial e de relacionamento. Os principais clientes da empresa são a Patrus Transportes, Coopercarga, Conlog e Dalçoquio. Sobre as tendências, o diretor comercial e de relacionamento lembra que há vários anos seguidos, o segmento brasileiro de logística vem apresentando um crescimento acima do PIB. Apesar disso, existe uma enorme carência em tecnologia e produtividade. A Benner, como parte integrante desta cadeia, entende que soluções baseadas em mobilidade, em cloud computing, produtos com inteligência embarcada que criam cenários de decisão/automação e soluções que automatizem os processos de forma mais abrangente são as principais prioridades em termos de tecnologia. “As empresas estão procurando soluções (workflow, mobilidade, uso de coletores e dispositivos eletrônicos), processos inteligentes que permitam aumentar a produtividade da operação e melhorar a visão da gestão financeira, buscando, principalmente, ganhos de performance e redução de custos.”

 

ActiveCorp foi a ganhadora do prêmio Destaque Empresarial 2015

A ActiveCorp (Fone: 11 2229.0810) é especialista em desenvolvimento de softwares para logística e transportes, atendendo as necessidades de otimização de processos e redução de custos para embarcadores, transportadores e destinatários. E foi a vencedora do prêmio Destaque Empresarial 2015, “pelo seu desempenho, seriedade, a maneira como conduz os negócios e suas ações sociais”, comemora Jefferson Cescon, sócio/diretor comercial da ActiveCorp. A empresa oferece o site Frete Brasil, um portal exclusivo que integra embarcadores, transportadores e destinatários através das informações sobre entrega de mercadorias, formando uma grande rede. O objetivo é reduzir custos, controlar entregas e gerenciar as informações logísticas. Cescon também comenta que, em 2015, foi lançada a versão 2.0 do site Frete Brasil, que foi totalmente remodelado para facilitar consultas sobre as entregas, conferência e aprovação de frete, diminuindo o tempo e dinheiro usado no controle de entregas. Foram incluídos indicadores para medir a performance de entrega do transportador, peso e valor transportado das mais variadas formas e ocorrências de entrega, entre outros. O sócio/diretor comercial aponta, ainda, como produto da empresa o ActiveTrans, um TMS completo para o transportador, desde o iniciante até grandes empresas – através dele é possível automatizar e organizar todas as rotinas, eliminando custos desnecessários e agilizando a operação. “Na última versão disponibilizamos um poderoso controle orçamentário com o objetivo de oferecer ferramentas mais eficientes para gerenciar as finanças da transportadora, que, em conjunto com o contas a receber, contas a pagar e tesouraria, completa a solução financeira”, comenta Cescon. O sócio/diretor comercial também aponta outro software desenvolvido pela empresa, o Active Logistica, um WMS compacto para controlar estoque de terceiros, alocação de mercadoria no armazém, gerenciamento de pedidos, separação de mercadoria, elaboração de kits e emissão de NF-e, entre outros. O estoque fica disponível na Web para o cliente gerenciar, incluir e consultar pedido e emitir relatórios. Sobre os lançamentos, o sócio/diretor comercial diz que o ActiveTrans inovou em 2015 quando implementou o controle de volumes através de software mobile e leitores de código de barras.O novo processo permite a conferência de todos os volumes embarcados através de aplicativos, evitando falta de volumes ou carregamentos indevidos. Este novo processo agiliza a criação de manifestos, evita retrabalho e promove maior segurança, eliminando erros de carregamento. Já falando sobre os principais mercados atendidos pela empresa, o executivo lembra que o site Frete Brasil é utilizado por vários setores da economia, como autopeças, vestuário, materiais elétricos e cosméticos, entre outros. “O público alvo são embarcadores, indústrias e distribuidores que contratam transportadores e embarcam acima de 1000 NF´s por mês.” Por sua vez, o TMS ActiveTrans atende com suas várias versões as empresas transportadoras de cargas de pequeno, médio e grande portes. E o WMS Active Logistica atende empresas de logística de pequeno e médio porte e funciona integrado com o TMS. O Active Mobile é flexível e atende tanto embarcadores quanto transportadores, facilitando o controle da entrega independente da atividade da empresa. Sobre as tendências, Cescon diz que as empresas investem muito em P&D (pesquisa e desenvolvimento), na qualidade de produto, no processo de produção, branding (marca), softwares ERP para garantir que estão com o melhor produto para o seu público alvo, mantendo tudo controlado em seu ambiente interno e, a partir da saída da mercadoria para entrega, praticamente não existe mais controle e pode-se perder todo investimento. “Este cenário explica a tendência de se integrar os controles dos embarcadores com os transportadores através da internet, garantindo o controle da qualidade do produto até a porta do cliente, passando por todas as etapas da entrega. O grande desafio é integrar soluções tão distintas como os grandes ERP´s dos embarcadores e a grande variedade de TMS dos transportadores, aliando-se aos novos aplicativos para celulares de forma rápida, precisa e barata. Este desafio só pode ser superado através da inovação tecnológica e quebra de paradigmas”, diz. E continua: “a tendência para o mercado de softwares para transporte, tanto para embarcadores como para transportadores, é a utilização de softwares em ambiente SaaS com grande flexibilidade de integração, ou seja, transportadores e embarcadores devem ter softwares que se integram e se complementam com o objetivo único de resguardar a qualidade do produto, entregando a mercadoria de forma rápida e segura”. Sobre as tendências em termos de novos usuários dos softwares de gestão, o sócio/diretor comercial da ActiveCorp informa que o avanço contínuo do mercado no sentido do interior dos estados está mobilizando as empresas a revisar o fluxo de entregas e, consequentemente, criar Centros de Distribuição ou terceirizar a distribuição cada vez mais rápido com estruturas enxutas e distribuídas, gerando a necessidade de softwares simples, rápidos de se implantar e com treinamento em EAD (Ensino a distancia). “Objetivando minimizar o esforço do usuário, os softwares de gestão devem ser muito intuitivos e com uma extensa base de conhecimentos. Os usuários dos softwares de gestão estão cada vez mais ambientados com a tecnologia, exigindo ferramentas gerenciais sofisticadas e que minimizam o trabalho operacional”, completa.

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