Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 16 de fevereiro de 2009

VOLVO XC60: segurança e beleza de série

Em três versões diferentes de acabamento, o XC60 tem preço a partir de R$ 138.500. O modelo chega ao Brasil com o motor 3.0 turbo de seis cilindros e 285 cv.

Parece difícil entender o conceito, mas o novo XC60 é um exemplo clássico de "crossover" que, basicamente, é a mistura de características de um carro de passeio, com tamanho que permita agilidade no trânsito e facilidade para estacionar, e plataforma elevada aliada à tração nas quatro rodas, como as de um utilitário esportivo. E é assim que a Volvo resume seu modelo: "a união da força de um SUV com tração integral e o carisma esportivo de um cupê".

Ciente de que o segmento "crossover" é o que mais cresce atualmente na indústria automotiva mundial, a Volvo aposta que a chegada do modelo irá estimular ainda mais as vendas da marca no Brasil, que em 2008 cresceu 24,5% em relação a 2007, comercializando 1.098 unidades. O principal responsável por este resultado positivo foi o compacto de luxo C30, que totalizou 765 unidades vendidas entre janeiro e dezembro do ano passado.

"Estamos trazendo o XC60 para o mercado brasileiro com preços extremamente atrativos. Temos certeza de que terá o mesmo sucesso que o C30 obteve e que alavancará ainda mais as vendas da Volvo no País", avalia Marcos Saade, diretor de Vendas e Marketing da Volvo Automóveis".

Oferta – Já disponível nas concessionárias brasileiras, o modelo possui três versões diferentes de acabamento: XC60 Confort (R$ 138.500), XC60 Dynamic (R$ 156.500) e XC60 Top (R$ 165.900). O carro chega ao Brasil apenas com a transmissão automática de seis velocidades aliada à motorização 3.0 turbo de seis cilindros, que atinge o torque máximo de 400 Nm a partir de 1.500 rpm e se mantém assim mesmo em altas rotações, gerando 285 cavalos de potência – as versões turbodiesel de 185 cv e 163 cv não serão comercializadas por aqui.

O crossover possui tração integral (AWD) e conta com o sistema Instant Traction que aumenta a aderência nas saídas rápidas e proporciona melhor desempenho em superfícies escorregadias, alternando a força das rodas dianteiras para as traseiras. A principal novidade do veículo é o City Safety, sensor de série, que freia automaticamente se o XC60 estiver na iminência de se chocar com o veículo da frente ou qualquer obstáculo.

O XC60 oferece, nas três versões, equipamentos de segurança como sistema de freios "ABS" e "EBA", piloto automático, travamento de descida (HDC), controle anticapotamento (RSC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), air bags para motorista e passageiro, proteção contra impactos laterais (SIPS) e lesões na coluna cervical (WHIPS), cortinas infláveis e pré-tensores dos cintos de segurança e sistema inteligente de informação (IDIS).

Mimos – Para garantir o conforto dos ocupantes, o modelo traz computador de bordo, volante multifuncional com controles de áudio, climatizador eletrônico com filtro de pólen e assento do motorista com regulagem elétrica e memória. Nas versões Comfort e Dynamics, as janelas laterais são equipadas com vidros repelentes à água, espelhos retrovisores com desembaçador e bússola, freio de estacionamento elétrico, racks na cor preta e sistema de som Audio High Performance, 4*40W, de oito alto-falantes, com reprodução MP3 e WMA.

A versão Dynamic oferece, adicionalmente, assento com regulagem elétrica para passageiro, sistema de informação do ponto cego (BLIS), Bluetooth, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro (a Comfort possui apenas o traseiro), faróis Bi Xenon ativos e rodas de alumínio aro 18.

Na versão Top, o crossover traz ainda teto solar panorâmico, sistema interno de qualidade de ar multiativo, comunicador pessoal do carro e equipamento Keyless de abertura das portas e partida do motor. O som neste modelo é o Audio Premium Sound Dynaudio 5*130W, com 10 alto-falantes e reprodução de MP3 e WMA.

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal