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Educação 14 de setembro de 2017

White Martins recebeu estudantes da Universidade da Carolina do Norte para debater inovação e produtividade

Especializada no segmento de gases industriais e hospitalares, a White Martins (Fone: 0800 709.9000) recebeu um grupo de alunos e professores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), no dia 10 de agosto último, em sua sede no Rio de Janeiro. A ação foi promovida pela Campus Brasil, especializada em promoção de intercâmbio acadêmico internacional. Os 12 professores e alunos norte-americanos dos cursos de administração, empreendedorismo e inovação participaram de palestra ministrada pelo diretor de logística de líquidos da empresa para a América do Sul, Marcos Guimarães.

É a segunda universidade que a área de logística de líquidos da White Martins recebe nos últimos 12 meses – a primeira foi a Aarhus University, da Dinamarca – em uma parceria com a Campus Brasil, que trabalha com mais de 100 grupos de 50 faculdades do mundo inteiro, trazendo ao país mais de 35 delas com uma média de 2.000 alunos neste processo.

Case
O executivo apresentou um case sobre as tecnologias da White Martins para o transporte seguro e a excelência do controle de estoque dos clientes de gases medicinais e industriais em todo o país. “Por meio da metodologia digital e de análise de dados em larga escala, a White Martins garante a confiabilidade no abastecimento para mais de 5.000 clientes em todo o território nacional. O uso destas ferramentas foi fundamental para que, em 2016, a empresa alcançasse a marca de 99,9% de entregas bem-sucedidas, o que representa mais de 100 mil viagens por ano de gases criogênicos na forma líquida, como oxigênio, nitrogênio, argônio e CO2”, apontou Guimarães.

O executivo também apresentou inovações, como o Remote Telemetry Unit (RTU), transmissor com chip acoplado aos tanques para determinar perfis de consumo das plantas nas unidades dos clientes. A utilização de softwares como o Dynamic Touring Scheduling também foi citada: sua função é garantir o monitoramento remoto com foco na antecipação da melhor rota, prazo e volume a ser entregue. Dashboards com indicadores de performance de segurança e de eficiência norteiam diariamente a estratégia logística da empresa.

“Fazemos toda a avaliação remota dos riscos das viagens. Por meio de equipamentos instalados em 600 carretas, conduzidas por mais de 1.200 motoristas, a empresa consegue monitorar remotamente indicadores como aceleração lateral, frenagem brusca, forma de condução, controle da jornada dos motoristas, entre outros. Câmeras instaladas em pontos estratégicos da carreta produzem vídeos que possibilitam verificar como foi o andamento de cada viagem”, comentou o diretor. A ecoeficiência deste programa tem resultados significativos: em 2016, a companhia deixou de rodar 700.000 quilômetros e reduziu em 5% suas emissões de CO2.

Guimarães fez questionamentos e lançou desafios aos estudantes para que reflitam sobre a importância da aplicação da alta tecnologia – caso de Big Data & Analytics – em sinergia com os objetivos operacionais e metas de negócio da empresa. “Precisamos ser futuristas e estar conectados com os últimos recursos digitais, como inteligência artificial, para termos sucesso nos negócios. Além disso, devemos nos antecipar e criar tendências para construir um planeta mais sustentável”, concluiu Guimarães.

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