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Modal Marítimo 15 de setembro de 2020

Wilson Sons cria ferramenta inteligente para agilizar atendimento da manutenção de rebocadores 

Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do país, a Wilson Sons desenvolveu uma ferramenta inteligente para agilizar o diagnóstico e atendimento de manutenções corretivas. Projetado pelo Tuglab, laboratório de inovação da companhia, e pelas áreas de Manutenção e TI, um chatbot – robô que simula um ser humano em conversas virtuais – responde a dúvidas e orienta a tripulação sobre possíveis reparos em máquinas e equipamentos das embarcações.

A solução voltada para manutenção dos rebocadores faz parte do sistema de chatbot da Wilson Sons, que tem aplicações e funcionalidades diversas nas unidades de negócios do Grupo. Leandro Aversa, gerente de Manutenção da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, destaca que “a nova ferramenta também ajudará a familiarização dos tripulantes, quando embarcados, com as diferentes classes de rebocadores.”

O chatbot da manutenção é conectado à plataforma de processos de bordo dos rebocadores, que armazena dados operacionais, como nível de combustível, manobras a serem executadas, manutenções preventivas, entre outros. Os primeiros testes começaram este mês e estão sendo realizados em duas embarcações da Companhia: o Andromeda, em São Francisco do Sul (SC), e o Carina, em Sepetiba (RJ).

Nos testes, serão avaliados itens como facilidade de acesso, precisão das respostas e até se os diferentes sotaques regionais brasileiros são compreendidos pelo robô. “Será uma grande evolução ter essa tecnologia a bordo, apoiando a tripulação na seção de Máquinas”, relata o chefe de Máquinas Bruno Silva, que participa do projeto piloto em São Francisco do Sul.

A solução começou a ser desenhado no início deste ano. “Partimos de duas premissas: o conhecimento dos especialistas da Wilson Sons e a necessidade de disponibilizar esse conteúdo com mais agilidade para o pessoal de bordo”, conta Simone Prado, gerente de projetos do Tuglab.

Nos últimos dois meses, foram realizadas entrevistas diárias com profissionais das áreas de manutenção, TI e Tuglab para definir os parâmetros de interação. “É um trabalho bem complexo, que envolve 11 classes de rebocadores, com diferentes equipamentos e funcionalidades”, ressalta Simone.

A gerente de projetos explica que o sistema vai aprendendo com as interações. “Quanto mais informação, melhor fica a ferramenta”, ressalta. A expectativa é que até o fim do ano o chatbot esteja apto a ser utilizado em grande parte da frota.

O projeto é mais um passo da Wilson Sons no caminho da inovação. No início do ano, a empresa lançou o seu primeiro sistema de inteligência artificial para rebocadores. Desenvolvido pelo Tuglab, em parceria com startups, o software é utilizado para o planejamento de manobras e está em operação nas filiais do Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Santos (SP).

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