Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Modal Marítimo 21 de julho de 2020

Wilson Sons participa de projeto pioneiro para criação de padrão internacional de tração estática de rebocadores

Com participação da Wilson Sons, o projeto pioneiro Bollard Pull JIP lançou o primeiro padrão internacional de tração estática de rebocadores. A pesquisa, liderada pelo instituto de pesquisa MARIN, localizado na Holanda, contou com a cooperação de um consórcio formado por 31 empresas do setor marítimo de todo o mundo.

A Wilson Sons foi a única companhia brasileira a integrar o projeto, iniciado em 2015. “Até agora, o setor não tinha um padrão único para medição do bollard pull (tração estática) dos rebocadores. O objetivo foi criar uma referência unificada, com base científica. A formulação desse padrão trará benefícios comerciais e estratégicos para as companhias”, explica Adalberto Souza, diretor executivo dos estaleiros da Wilson Sons.

Antes de iniciar a pesquisa, o instituto MARIN encontrou muitas diferenças relacionadas à medição do bollard pull dos rebocadores. Para definir o padrão, foram investigados 16 parâmetros que afetam o desempenho dessas embarcações: da distância ao cais, vento, ondas, profundidade e densidade da água às características do rebocador, como hélice e casco da embarcação, consumo de combustível, entre outros.

Adalberto explica que, para ser aplicado no Brasil, o padrão deve ser homologado pela Autoridade Brasileira, por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC), via Norman, processo que ainda está em andamento. Os estaleiros da Wilson Sons construíram 58 rebocadores nos últimos 30 anos. O último foi entregue no segundo semestre de 2019. Com 90 toneladas de bollard pull, o WS Aries é o rebocador mais potente em operação nos portos brasileiros.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL