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Logística Portuária 5 de janeiro de 2024

Wilson Sons realiza, pela segunda vez, docagem de navio-patrulha da Marinha, em seu estaleiro, no Guarujá (SP)

Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons realizou, pela segunda vez, a docagem de um navio-patrulha da Marinha do Brasil, em seu estaleiro, no Guarujá (SP), no Porto de Santos, principal complexo portuário da América Latina. A embarcação Guajará, que ficou em manutenção durante quase dois meses, foi entregue à Marinha na segunda quinzena de dezembro.

Lançado ao mar em 1994, o NPa Guajará (P44), que faz o patrulhamento na região de Santos, incluindo alto-mar, tem 46,5 metros de comprimento, 7,5 metros de boca (largura) e 2,3 metros de calado. A embarcação é da Classe Grajaú e possui um deslocamento de 197 toneladas (padrão) e de 217 toneladas carregado. Em 2021, a Marinha já havia escolhido a Wilson Sons para realizar a docagem de outro navio-patrulha, o Guaporé.

A docagem é uma manutenção preventiva obrigatória, realizada a cada 5 anos, na qual a embarcação é retirada da água para passar por uma revisão completa na sua estrutura e chapas das obras vivas.

Cerca de 150 profissionais participaram dos serviços de docagem do navio-patrulha, como caldeireiros, soldadores e pintores, além da área administrativa. Os serviços incluíram tratamento e pintura – tanto externa, no casco, quanto interna, nos tanques, troca de chapas de aço (cerca de 4 toneladas) e substituição de anodos de sacrifício.

“Estamos muito felizes com a nova docagem para a Marinha, 2 anos depois da primeira, o que reflete a confiança na excelência dos serviços da Wilson Sons, que oferece ao cliente soluções técnicas de alta qualidade, com uma infraestrutura completa para as mais diversas demandas da indústria naval, incluindo dique seco e pórtico de 80 toneladas. No nosso estaleiro, buscamos sempre superar as expectativas do cliente, garantindo a segurança e a eficiência da operação da embarcação”, afirmou Adalberto Souza, diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons.

Há mais de 80 anos, a Wilson Sons atua com seus estaleiros no Porto de Santos. Os dois estaleiros da companhia, no Guarujá, que totalizam 39.000 m², são especializados na construção, conversão, manutenção e reparo de embarcações. É a única empresa a possuir um dique seco, no complexo portuário de Santos, oferecendo soluções pioneiras e inovadoras nos serviços.

“Por estar localizado próximo ao porto sede do navio, o Complexo Naval do Porto de Santos, e possuir recursos materiais e humanos capazes de conduzir o reparo, o estaleiro da Wilson Sons se mostrou a melhor solução para a Administração Naval”, disse o capitão-tenente Fernando Cassias, comandante do Guajará. “O estaleiro demonstrou excelente qualidade técnica de seus colaboradores, além de haver constante preocupação com a segurança do pessoal e de material. Mesmo com a grande quantidade de serviços necessários para restabelecer a integridade estrutural, o navio foi entregue em excelentes condições e em tempo reduzido”, destacou.

Dois novos rebocadores serão entregues em 2024

A Wilson Sons também está em um ciclo de construção de seis rebocadores com tecnologia mais sustentável em seus estaleiros no Guarujá. Quatro deles já foram entregues, a partir de julho de 2022 (WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo e WS Castor), e os outros dois serão entregues em 2024.

Os rebocadores, que possuem mais de 90 toneladas de tração estática, são os primeiros no Brasil com o padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional. O novo projeto de casco das embarcações permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com uma redução estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.

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