Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 4 de abril de 2016

Ypê lança Programa de Excelência em Transportes, que abrangerá quarenta e oito transportadoras

A Química Amparo (Fone: 19 3808.8000), mais conhecida pela marca Ypê, realizou, no dia 16 de março último, o evento de abertura do “Programa de Excelência em Transportes Ypê”. A Logweb esteve presente e é a divulgadora oficial do Programa.

O “Programa de Excelência em Transportes Ypê” é uma iniciativa que a empresa lança em 2016, alinhada à sua estratégia de alavancar o nível de serviço junto aos seus clientes, e abrangerá 48 transportadoras que são responsáveis pela distribuição nacional da Ypê em suas cinco unidades de expedição.

O processo avaliará inicialmente três indicadores de performance: Cumprimento da Grade de Agendamento (No Show), Ocorrência de Entrega sob Responsabilidade das Transportadoras e Entregas no Prazo (On Time).

Cada indicador tem um peso ponderado de acordo com a relevância em composição de nível de serviço reconhecido pelo cliente, visando, assim, aproximar mais as transportadoras do negócio Ypê, passando a atuar como agentes de resultado.

A dinâmica do programa terá uma avaliação mensal de cada uma das transportadoras participantes, onde é apresentado o resultado obtido dentro das reuniões de trabalho, que serão conduzidas pelos analistas de logística, que terão o papel de “Padrinhos das Transportadoras”, sendo responsáveis por impulsionar os resultados através de planos de trabalho estruturados. O programa terá um gestor geral, Jefferson Gonzaga – analista de logística –, que é responsável pela consolidação dos dados das transportadoras e do acompanhamento e follow-up dos resultados atingidos através dos planos de trabalho estabelecidos, além da responsabilidade sob os fluxos de auditorias periódicas nas transportadoras.

Trimestralmente, serão realizados workshops de alinhamento geral, para apresentação do resultado do programa, onde cada uma das transportadoras de posse e conhecimento de seu resultado individual saberá o seu posicionamento com relação ao todo. Nestes workshops também serão apresentados para as empresas, a volumetria prevista em S&OP para os próximos três meses de atuação, dando, assim, o embasamento necessário às transportadoras para que realizem o seu planejamento de frota para atendimento adequado à demanda Ypê.

“Após doze meses de avaliação, serão eleitos os melhores transportadores por modalidade de frete, onde a Ypê vinculará a sua marca à marca das transportadoras vencedoras, divulgando os ganhadores em mídia especializada, como a Logweb”, diz Adriana Bueno, gerente nacional de transportes e compras de serviços logísticos.

Ela lembra, ainda, que esta é uma etapa importante, pois, hoje, a Ypê, dentro do segmento de bens de consumo – excluído apenas o mercado de bebidas –, está entre as cinco maiores operações de distribuição do país em volume embarcado.

“Para a companhia, este é um processo pioneiro e um marco na gestão de transportes. Nós estamos bastante motivados com o lançamento do Programa e acreditamos que o mesmo será um grande gerador de resultados”, completa a gerente nacional de transportes e compras de serviços logísticos.

Evento

Durante o evento de abertura do Programa, o presidente da Ypê, Waldyr Beira Jr., destacou que, por conta de todos os problemas que o Brasil enfrenta, sejam antigos ou atuais, causados pela crise política e econômica, o nível de ruptura – falta de produtos nas prateleiras – tem aumentado. Ele destacou, ainda, a importância dos produtos Ypê estarem sempre disponíveis nas prateleiras de todos os pontos de vendas. “O tema excelência e eficácia é estratégico. Ficarão somente as melhores empresas. Não adianta produzir, vender e não entregar, e a questão transporte é nevrálgica para o sucesso ou fracasso”, completou.

Por sua vez, João Biarari, gerente nacional de vendas, destacou que “a principal demanda do cliente Ypê é a pontualidade = tempo + quantidade. Isso permite manter a credibilidade para operações futuras. Salientou, ainda, que os transportadores são os representantes da Ypê frente ao cliente.

Já Jefferson Gonzaga, analista de logística e gestor do programa, fez toda a apresentação do projeto e destacou alguns pontos: na introdução, salientou que a busca pela excelência visa conquistar novos clientes, novas oportunidades de negócios e a otimização dos veículos e de tempo; e que o projeto foi elaborado levando-se em consideração aspectos discutidos com mais de vinte outros embarcadores. Finalizando, ressaltou que pesquisa realizada pela Forbes apontou que a Ypê é a segunda marca mais lembrada pelos brasileiros – só perde para a gigante de bebidas Coca-Cola.

Enersys
Savoy
Retrak
postal