Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Logística e Meio Ambiente 27 de maio de 2020

ZF reutiliza 100% de paletes nas unidades de Itu e Sorocaba, SP

Com ação nas plantas de Itu e Sorocaba, SP, a ZF já reaproveitou cerca de 300 toneladas de madeira, o equivalente a 304 árvores, nos últimos dois anos.

De acordo com João Manoel Gambarra, engenheiro ambiental responsável pelo projeto, “a madeira é o segundo resíduo mais gerado nas unidades industriais da ZF no Brasil e a partir desta proposta um novo compromisso foi assumido pela empresa, que passou a beneficiar o meio ambiente graças à redução na geração de resíduos e à menor emissão de CO2 proveniente de operações logísticas, além de contribuir com a economia por meio da redução do consumo e correta destinação de materiais”.

Gambarra diz que se trata de uma ideia simples que surgiu do chão de fábrica e foi tomando forma até se tornar um grande projeto. Nos últimos dois anos, a geração de aproximadamente 300 toneladas de resíduos foi evitada por meio da reutilização de mais de 12.800 paletes que, segundo estimativas da empresa, corresponde à preservação de 304 árvores.

Os paletes são utilizados como plataformas de cargas para praticamente todos os usos dentro das fábricas e na movimentação de materiais entre as plantas. Os danos sofridos com frequência levavam à inutilização dentro da rotina normal da produção. Gambarra explica que a economia foi possível graças à reciclagem da massa de madeira e à reutilização do material nos processos internos.

Após a implantação do projeto, houve uma mudança total nos métodos de trabalho. As equipes da ZF responsáveis pelo projeto ampliaram a sintonia entre as unidades de Sorocaba e Itu, reaproveitando paletes em bom estado, aumentando seu ciclo de vida e dando destinação correta à madeira que não podia ser reutilizada. Esta madeira, que representa grande volume, passou a ser compactada dentro da empresa através de maquinários especiais e posteriormente enviada a uma empresa parceira para reciclagem. Tudo isso contribui com a redução de movimentações logísticas e a emissão de poluentes nesses processos.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL
JLL