Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Conteúdo 7 de maio de 2019

Como alcançar uma logística eficiente e atender aos anseios do consumidor

*Por Paulo Andrade, gerente de Logística da NISSIN FOODS DO BRASIL

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, conseguir distribuir produtos para todas as cidades é um enorme desafio. As dificuldades são ainda maiores quando temos poucos modais de transporte disponíveis, e o principal deles, o rodoviário, tem dificuldades inerentes. Soma-se a isso o custo da operação Logística, e diante desse cenário, como manter a qualidade do produto que chega ao cliente final?

Na maioria das vezes, quando o consumidor não encontra um produto que tanto deseja ou o recebe danificado, a imagem daquela marca acaba prejudicada. Por isso, a Logística é tão importante. E, para evitar problemas na distribuição, as empresas precisam adotar medidas que minimizem falhas na cadeia e garantam a satisfação dos clientes na ponta, independentemente de onde eles estiverem. Trabalhar com prazos menores, parceiros logísticos especializados e adotar uma equipe de monitoramento ativo das frotas e entregas, são algumas das medidas que podem contribuir com isso.

Além disso, é de extrema importância ter uma boa comunicação entre os setores da empresa. Principalmente, se considerarmos que a Logística é uma cadeia de processos que vai muito além do transporte de carga. Uma boa interação com a área Comercial, por exemplo, é essencial para melhorar o atendimento às demandas. A aquisição de insumos e gestão de estoques mais eficientes e assertivos também podem influenciar na qualidade da entrega final, além do faturamento da empresa.

A tecnologia é um grande aliado na busca pela eficiência. Com ela, é possível automatizar processos e melhorar a gestão de todas as etapas que compõe uma Logística competente. Mais investimentos em soluções para o setor, passando por melhores rodovias, expansão da malha ferroviária, portos mais eficientes e incentivos para desenvolvedores de softwares voltados para a cadeia Logística, podem aprimorar a linha de produção e a armazenagem de produtos, beneficiando, inclusive, a distribuição e o transporte.

No entanto, a logística eficiente nem sempre é a mais barata. É aquela que consegue atender aos consumidores da melhor forma possível dentro dos custos acordados internamente na companhia. Seja com tecnologia ou de forma manual, o importante é que as informações de toda a cadeia de suprimentos e distribuição de uma companhia estejam integradas. Essa é uma das chaves para o sucesso, pois possibilita a entrega dos produtos aos clientes de forma efetiva. Porém, balancear a satisfação dos consumidores e os custos competitivos do Brasil é uma tarefa árdua e, ao mesmo tempo, uma prioridade para as empresas.

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
Savoy
JLL