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Conteúdo 26 de junho de 2018

Controle e segurança de cargas com apoio da tecnologia

Por Fabiana Reinert, gerente comercial da HBSIS*

Mais do que um setor chave para as companhias brasileiras, a logística traz também um desafio para os negócios. De acordo com um estudo da Fundação Dom Cabral, os custos desta área representam, em média, 12,37% do faturamento das empresas nos últimos três anos.

Além da situação da malha viária brasileira e da falta de investimentos em infraestrutura, outro fator que pesa é a perda por conta de furtos. De acordo com o Governo Federal, entre 2011 e 2016 foram mais de 100 mil casos registrados e R$ 6,1 bilhões em prejuízos no período.

Neste contexto, possuir informações confiáveis e atualizadas da frota acaba se tornando um diferencial não só para a segurança das equipes, como também do patrimônio das empresas. A redução de custos é uma constante em qualquer negócio, especialmente em áreas de grande impacto. Seja na redefinição de rotas, na diminuição de tempo e de quilômetros rodados ou mesmo de devoluções e entregas refeitas, o controle através da tecnologia é essencial.

Uma carga perdida implica não só em custos extras, mas também em desafio de relacionamento com o cliente, que acaba sendo prejudicado com atraso na entrega. E a tecnologia é a principal aliada para a otimização nas condições de controle de frotas. Soluções mobile garantem comunicação em tempo real e dados atualizados e confiáveis para a tomada de decisões. No transporte de cargas, o uso de soluções desenvolvidas exclusivamente para o setor garantem o planejamento eficiente das demandas e o acompanhamento de cada etapa do processo.

Mais do que saber aonde o caminhão está, o gestor e sua equipe saberão qual o status de cada veículo, quando acontece uma parada não programada, os custos envolvendo o transporte até o destino final.

Com o uso de sistemas especializados em monitoramento logístico, as empresas contam com diversos benefícios. Entre eles estão a visualização de motivos de atraso, o tempo parado no trânsito ou no pátio, número de veículos em trânsito em cada unidade ou em processo de carregamento e descarga.

Os dados atualizados em mãos garantem que a tomada de decisão seja mais assertiva. Por meio do acompanhamento em tempo real, a central pode ainda buscar meios de reduzir o tempo dos caminhões parados no pátio, planejar agendamentos ou reorganizar entregas de forma eficiente, receber alertas de trajetos atualizados.

Esse gerenciamento implica não só em segurança para equipes e frota, como também na redução de tempo e consequentemente custos. Rotas podem ser adaptadas, atrasos resolvidos ou contornados.

Por fim, a centralização do atendimento através de soluções de gestão armazenadas na nuvem e acessadas em tempo real é uma necessidade cada vez mais presente na logística. Ganha em otimização de recursos e em segurança quem aposta na tecnologia como aliada para a adoção de processos eficazes e estruturados.

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