Facebook Twitter Linkedin Instagram
Conteúdo 13 de março de 2019

Monitorar a concorrência pode fazer sua empresa vender mais

Sabemos que atualmente as empresas de diferentes segmentos estão utilizando o e-mail marketing em suas campanhas no intuito de, não apenas melhorar seus resultados de venda e retenção, mas também como mais um canal de relacionamento com o cliente. Parece óbvio para você? E se eu te falar que é possível monitorar o e-mail marketing do seu concorrente e, com isso, conseguir vender mais?

Não falo de monitorar sendo mais um “cliente” que receberá o e-mail marketing do concorrente na sua caixa de entrada. Mas, de acompanhar a performance das ações dele diariamente.

Em 2018, notei a ausência de uma plataforma voltada para o monitoramento de e-mail marketing e percebi que o mercado estava carente de uma forma simples e objetiva de analisar a concorrência através do disparo de e-mails. Sabendo que o e-mail é uma ferramenta com a maior taxa de conversão para o e-commerce, consegui chegar numa plataforma que mede em tempo real o que as maiores e mais diversificadas lojas virtuais fazem quando o assunto é e-mail marketing.

O E-mail Metrics nasceu para ajudar o varejo online a monitorar a concorrência e saber métricas de e-mails marketing, como: preços praticados pela concorrência, oscilações de valores e comparações de preços com o que está no website, produtos ofertados nos inúmeros disparos, identificação de cores predominantes nas datas sazonais, acesso a datas, horários, dias da semana e quantidades de disparos que o concorrente faz, etc.

Ao analisar os itens acima, o usuário terá tudo o que precisa saber para elaborar suas estratégias de forma que consiga aumentar consideravelmente a sua conversão de vendas.

Também é possível avaliar marcas e produtos mais vendidos, com gráficos que informam a quantidade de produtos ofertados por dia, de acordo com o período desejado; marcas que mais realizam promoções, produtos adicionados recentemente e o total ofertado em cada departamento de interesse escolhido pelo usuário no início do cadastro, palavras-chaves mais utilizadas, CTA (Call to Action), teste A/B nos layouts, além de organizar todas estas informações por meio de diversos filtros que otimizam a pesquisa.

Estas e outras informações disponíveis na plataforma permitirão que as empresas que aderirem passem a disparar campanhas de e-mail marketing de forma mais correta e no momento certo para os seus clientes, aumentando o número de vendas.

O tempo é a moeda mais valiosa que temos e foi pensando nisso que chego a conclusão de que monitorar a concorrência também significa acompanhar a performance do seu negócio, dentro do mercado em que se atua.

 

Fernando Mello – Sócio da GTC, agência de marketing digital. Trabalha com Internet desde 2001 e é um dos pioneiros no Brasil em termos de marketing de performance. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Liderou campanhas de Performance para empresas como Yoki, Anador, Levi’s, Ultragaz, Unilever, Amanco, Gafisa, Hertz e outros. É membro do comitê de Search da ABRADi e professor na Faculdades Belas Artes, ESPM e Faculdade Impacta Tecnologia.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
BYD Business Park Tokio Marine Translifit Retrak w6connect