Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 3 de novembro de 2008

Passos para o LEAN Supply Chain

O LEAN Supply Chain tem como principal missão a redução e a eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor. Desperdícios podem ser medidos em tempo, estoques e custos desnecessários. Atividades que agregam valor são aquelas que contribuem eficientemente para a entrega dos produtos finais aos Consumidores na quantidade, custo, qualidade e prazo requeridos.

Para desenvolver uma cadeia de materiais enxuta, a empresa deve:

   1. Entender que o processo LEAN é contínuo, e de longo prazo, comparável a um processo de re-engenharia, cujas mudanças não poderão ser realizadas de uma única vez em um curto espaço de tempo.
   2. Obter o apoio dos níveis hierárquicos mais altos da empresa; melhoria contínua requer o “patrocínio” de executivos dada a necessidade de contemplar interfaces departamentais internas (que envolvem o rompimento de paradigmas e “feudos”) e a relação entre empresas.
   3. Constituir uma equipe multifuncional para o entendimento do amplo escopo que envolve a gestão da cadeia logística e compreender a multiplicidade de Fornecedores, canais de distribuição e Clientes.
   4. Analisar o processo logístico por completo, e não apenas o recebimento, a expedição ou a entrega. Devemos evitar “canibalizar” processos específicos, focando atividades isoladas, como a movimentação e a armazenagem de materiais. 
   5. Mapear o processo, e identificar redundâncias, “lacunas” e atividades não realizadas.
   6. Analisar a relação causa e efeito; aumento de frete, por exemplo, poderá ser um problema ou um sintoma.
   7. Identificar e analisar as causas dos problemas na raiz (root cause analysis).
   8. Verificar junto aos Clientes como eles gostariam que a cadeia logística funcionasse; é uma visão vital, dado que a demanda por produtos e serviços deve ser “puxada” ou orientada ao mercado.
   9. Calcular os riscos (e custos?) de uma cadeia de materiais enxuta.
  10.  Avaliar onde a padronização é viável e onde a customização é necessária.
  11.  Atuar de forma colaborativa com os Fornecedores; é preciso entender que isso não é uma opção, mas um pré-requisito para um ambiente enxuto. A relação deve funcionar de forma equilibrada nos dois sentidos, ou seja, uma relação tipo ganha-ganha.
  12.  Cobrar alto desempenho de seus Fornecedores; isso é vital no LEAN Supply Chain.
  13.  Avaliar o processo atual sob diferentes óticas: tempos de ciclo, custos e estoques.
  14.  Identificar atividades que não agregam valor, seus efeitos e suas causas.
  15.  Racionalizar os processos, envolvendo Fornecedores, colaboradores e até Clientes no processo de melhoria contínua.
  16.  Entender que a tecnologia não pode se sobrepor a falhas em processos. Não automatize o que está errado; muitos armazéns sofrem desse mal, quando se implanta uma ferramenta WMS (Warehouse Management System) em operação com processos deficientes.
  17.  Envolver sua equipe e representantes de seus Fornecedores e de seus prestadores de serviços logísticos na melhoria contínua da cadeia de materiais. Colaboração é fundamental!
  18.  Tornar o supply chain visível, minimizando o efeito dos “pontos cegos”, em geral, os principais focos de desperdício.
  19.  Investigar as razões de os produtos e materiais não fluírem adequadamente ao longo da cadeia logística, de forma previsível e consistente.
  20.  Buscar posicionar os estoques nos adequados canais de distribuição. Estoques ideais em pontos incorretos acarretarão em custos de transferência entre os diferentes pontos de estocagem.
  21.  Estar aberto a mudanças em toda a cadeia logística e incluir o processo de change management (gestão de mudanças) como pré-requisito de seu LEAN Supply Chain.

 
Concluindo, o LEAN Supply Chain não trata apenas de “consertar” coisas erradas. Vai além, e envolve a identificação e eliminação de desperdícios medidos em tempo, custos e estoques ao longo da cadeia de materiais.

Uma cadeia logística enxuta lhe permitirá reduzir tempos em até 40%, estoques em até 30% e custos em até 25%. Portanto, investimentos em melhoria contínua pagam-se tranquilamente.

 

Marco Antonio Oliveira Neves é diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal