Facebook Twitter Linkedin Instagram
Conteúdo 23 de outubro de 2019

Por que devo escolher a energia solar para minha empresa ou residência?

Por Jonathan Castanho*

A cada dia que passa, a tecnologia vem ocupando espaço no dia a dia do brasileiro. O desenvolvimento da mesma acaba por substituir máquinas e equipamentos que, anteriormente, eram vistas como modernas, mas que hoje em dia já têm saído fora de moda. Um exemplo disso é energia solar, que oferece inúmeros benefícios e vantagens para quem a utiliza e tem tudo para estar presente na maioria das residências e empresas num futuro breve.

Através do uso da tecnologia fotovoltaica, que converte a luz solar diretamente em energia elétrica, projetos centralizados e distribuídos de geração se expandem por todo o país, despertando o interesse de empresários e atraindo milhões de investimentos para o Brasil. Em um país como o nosso, instalar um sistema fotovoltaico de energia solar é um desejo de muitos. O grande obstáculo, hoje em dia, continua sendo o preço, que é considero alto para o padrão do brasileiro em geral.

Abaixo, listo alguns itens que considero essencial para você analisar e ter a certeza de que está tomando a melhor decisão ao optar pela energia solar:

Segurança: como o Sol continuará brilhando por bilhões de anos, os sistemas fotovoltaicos continuam sendo uma fonte de energia muito confiável. Com a consolidação da tecnologia de baterias, que cresce ano a ano, os consumidores vão poder se sentir seguros com seus sistemas, já que a tendência é de que mesmo com as quedas na rede elétrica ele continuar usufruindo da energia solar.

Você, como consumidor, vai preferir um modelo que sofre continuamente com as quedas de energia ou por uma fonte que chega todo dia de graça até você?

Manutenção: por serem compostos de dois principais elementos – painéis solares e inversores, os sistemas de energia solar quase não apresentam necessidade de manutenção. Depois de instalado, os cuidados com o sistema envolvem somente limpeza e fiscalização dos painéis. Vale ressaltar que a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa.

Redução da poluição: cada um de nós é responsável pela preservação do meio ambiente. De nada adianta criticarmos os outros se não fizermos cada um a nossa parte. Por isso, cabe a você tomar atitudes que reduzam os impactos ambientais. A energia solar é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono, até porque esse recurso é limpo, ao contrário de usinas termoelétricas, que acabam produzindo energia a partir do carvão mineral.

Valorização do imóvel: seja seu imóvel comercial ou residencial, ter um sistema de energia solar instalado fará o valor de mercado aumentar. Isso acontece porque o possível comprador vai contabilizar toda a economia que terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos anteriores com energia.

Isso significa que a quantia que você investiu ao instalar o sistema fotovoltaico voltará para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade. Vale a pena pensar nisso!

Tecnologia de ponta: Segunda uma pesquisa do Greenpeace, a maior parte das pessoas está interessada em instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, porém dentre os 70 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil, apenas dez mil deles aproximadamente já produzem sua própria energia por meio de um sistema fotovoltaico. Por não ter virado uma febre nacional ainda, seja por conta da falta de informações ou até mesmo do valor investido, o retorno financeiro é praticamente garantido, pois seu imóvel pode ser considerado energeticamente autossuntentável.

Em resumo, a energia solar implica várias vantagens para o consumidor que decidir obtê-la, seja pelo lado econômico ou meio ambiente. Você economiza dinheiro, seu imóvel se valoriza, o ecossistema é preservado e você sai na frente de muitas pessoas quando o assunto é tecnologia de ponta.

*Jonathan Castanho é Diretor Executivo da Solar Shine Energia Solar

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Tokio Marine
Retrak
Manufacturing Summit Brazil