Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de janeiro de 2024

5 benefícios de investir em monitoramento de vídeo inteligente em parques logísticos

*Por Jader Mantellato, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision

 

O setor de serviços teve um aumento recorde em 2022 com alta de 3,1%, impulsionado pelo ramo logístico e de transportes, que fechou com 13,3%, segundo o IBGE. Com a movimentação de mercadorias 24 horas por dia, todos os dias do ano, os parques logísticos precisam funcionar com eficiência para atender as demandas. Além disso, a segurança neste processo é uma preocupação constante. Quando se trata de atingir esses objetivos, as câmeras de segurança com soluções em vídeo de última geração oferecem uma série de benefícios para que as centrais de distribuição atuem de forma otimizada.

 

Conheça cinco facilidades que o monitoramento moderno por meio de vídeo proporciona ao segmento de logística:

 

1 – Redução de custos com o uso de câmeras de energia solar

As câmeras de monitoramento movidas por energia solar estão promovendo uma revolução no mercado de segurança. Além de contribuírem para a sustentabilidade, acabam fazendo com que as empresas controlem melhor seus gastos, pois diminuem o consumo de energia elétrica.  As da Hikvision, por exemplo, além de eliminarem a necessidade de uma fonte de alimentação externa, usam aproximadamente 80 kWh a menos de eletricidade por ano. Como resultado, uma única câmera pode economizar cerca de 56,7 kg de emissões de CO2 anualmente.

2 – Melhor gerenciamento de segurança local

Além das instalações de controle de acessos com tecnologia de reconhecimento facial para evitar a entrada de visitantes não autorizados nas instalações, os parques logísticos precisam de proteção perimetral mais inteligente para melhorar a segurança. Através de câmeras térmicas, que fornecem imagens de vídeo mesmo em ambientes completamente sem luz, combinadas com outras com radar perimetral para detectar quaisquer pessoas ou veículos não autorizados que entrem no local, é possível acionar alertas automáticos para qualquer movimentação suspeita e registrar nítidos indícios de vídeo acerca de quaisquer incidentes que ocorram.

 

As câmeras inteligentes de alta definição e para baixa luminosidade podem substituir as patrulhas de segurança manuais remotas.  Para aumentar a eficiência, podem ser aprimoradas com tecnologia por Inteligência Artificial, com verificações de segurança regulares sem necessidade de revisar manualmente as imagens de vídeo.

 

3 – Gestão otimizada de veículos e docas

 

A tecnologia de vídeo inteligente permite que os operadores das centrais logísticas criem um fluxo de trabalho otimizado para gerenciamento de veículos e de cargas, desde a entrada do caminhão e a descarga das mercadorias até a coleta da carga. Para parques logísticos, conta com painel que exibe o status de cada doca de carga, permitindo que os veículos sejam direcionados de maneira eficiente. Com base em indicadores simples em vermelho, amarelo e verde, os veículos podem acomodados mais eficiência e as filas podem ser reduzidas.

 

4 – Gestão de mercadorias segura e eficiente

 

O sistema de monitoramento moderno com câmeras de monitoramento e scanners de código inteligentes permite que os parques logísticos criem um processo de gerenciamento de mercadorias automatizado, seguro e totalmente rastreável. Isso oferece suporte ao fluxo seguro de mercadorias em um local ou em vários locais e inclui soluções para digitalização, rastreamento e entrega de produtos de modo preciso. Utilizando ferramentas de software incorporadas, os operadores podem alocar uma identificação para cada palete ou pacote e rastreá-los até a entrega final, pesquisar e visualizar imagens de vídeo relacionadas a paletes ou pacotes específicos e gerar relatórios diários de inventário de forma rápida e fácil.

 

5 – Gestão eficiente de colaboradores 

 

As mais recentes soluções de vídeo inteligente auxiliam os gestores de parques logísticos a proteger sua equipe, evitando lesões e acidentes. Um exemplo disso é a tecnologia de detecção de capacetes encontrada nas câmeras de última geração, que disparam alertas automatizados quando os membros da equipe entram em áreas restritas sem estarem usando capacetes. O recurso permite aos operadores do parque logístico aprimorar significativamente a saúde e a segurança s para supervisionar a conformidade ao uso do acessório obrigatório.

 

*Jader Mantellato é Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision – hikvision@nbpress.com.br

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal