A crise e os portos
A expansão da movimentação portuária depende de dois fatores:
1) Ampliação da capacidade de operação: mais berços de atracação, mais terminais, mais equipamentos, mais trabalhadores e mais capacitação para eles.
2) Crescimento da economia do país. Mais mercadorias importadas e mais mercadorias exportadas.
Nos últimos anos, o Porto de Santos vem batendo recordes sucessivos. Estão presentes os dois fatores. A capacidade de operação, apesar dos pesares, cresce em função de alguns investimentos empresariais pontuais (o caso mais emblemático é o do açúcar) e a economia do país vem crescendo. Menos do que a média internacional, muito menos do que a média dos emergentes, mas vem crescendo. Aqui cabe lembrar também o papel importante desempenhado pelos trabalhadores portuários. Apesar da absoluta carência de programas de capacitação, a produtividade tem curva embicada para cima faz tempo.
Isso pode parecer óbvio. Mas precisa ser considerado nas projeções otimistas que foram feitas no país, e na Baixada Santista em especial, nessa campanha eleitoral que ainda nem terminou.
Emblemática, por exemplo, foi a luta encarniçada de um grupo político regional derrotado em Peruíbe, onde havia a perspectiva de investimento no Porto Brasil. Mega-investimento, por sinal.
Nesse início de século, com a economia mundial puxada pela locomotiva chinesa e com a oferta de crédito abundante, houve a abertura de uma janela de investimentos públicos e privados para adequar os portos brasileiros à nova posição do país no cenário do comércio internacional.
O marco regulatório para investimentos empresariais ainda não saiu, as obras do PAC ainda não decolaram e a crise chegou financeira internacional antes.
Os levantamentos de obras portuárias adiadas indicam um montante de R$ 30 bilhões para cima. E no plano privado, os cortes vão ser pelo menos equivalentes. A LLX puxa a fila com o cancelamento do Porto Brasil.
Será que aquela janela fechou?
Paulo Schiff é jornalista, engenheiro civil, professor universitário e apresentador do programa Notícias em Debate, transmitido pela TV Brasil (Santos): prschiff@uol.com.br
Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br