Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de dezembro de 2008

ABEPL e Jundiaí: conquistas e novos horizontes

Nascida em Jundiaí, a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística (ABEPL) conquistou em 2008 o apoio de várias instituições e órgãos públicos como prefeituras e câmaras municipais. Mas, mais do que isso, a ABEPL levou o seu trabalho e o nome da cidade para outras regiões do Estado e também fora de São Paulo, lembrando os encontros que tivemos com os ministros Miguel Jorge e Alfredo Nascimento, em Brasília.

Com o nosso portal www.abepl.org.br vamos ainda mais longe. O nome da cidade e o que ela representa para a economia e o desenvolvimento do Estado de São Paulo também são divulgados via Internet e neste mundo sem fronteiras, registramos acessos de várias partes do Brasil e do mundo. Com isso ganha a associação e ganha a cidade, em divulgação, fortalecimento da imagem e reconhecimento do nosso público alvo.

O ano de 2008 foi bastante significativo para a associação. Nossa idéia de criação de uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal ganhou repercussão entre os vereadores e a Casa das Leis reconheceu a existência e o trabalho da ABEPL. O que ao mesmo tempo em que fortalece as nossas ações, nos dá ainda mais credibilidade frente ao nosso segmento e demais entidades e órgãos públicos.

Ao longo de todo este ano, trouxemos para a cidade e para os nossos profissionais discussões e alertas importantes sobre a realidade da infra-estrutura do país que nos afeta e impacta o crescimento e desenvolvimento de toda a nossa região. 2008 também foi um ano de defender o que é nosso: os empresários, os profissionais, a nossa produção. Fomos até Brasília levar a preocupação da nossa região em relação ao “apagão” logístico e fomos até a Prefeitura de São Paulo, discutir as medidas que foram tomadas para desafogar o trânsito da capital paulista.

E é isso que vamos continuar promovendo em 2009: o fortalecimento e desenvolvimento da ABEPL em outras regiões, primeiramente do Estado e depois pelo país. Vamos expandir o Universo ABEPL, levar o conceito e o exemplo de Jundiaí para outras cidades e mostrar a importância do associativismo para o desenvolvimento regional. Nesta era em que vivemos urge preservar as identidades regionais, mas as divisões geográficas são cada vez mais irrelevantes. Por isso, vamos assumir os princípios da doutrina associativista e disseminar a crença de que juntos nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a convivência em sociedade nos apresenta.

Para esta expansão, estamos trazendo parcerias de peso para sustentar a vinda de novos associados e novas afiliadas. A Universidade de Miami, a partir da Câmara Interamericana de Transportes (CIT) e o CELEX – Centro de Logística da Exportação que vêm para oferecer capacitação e atualização aos profissionais. É preciso ressaltar também a receptividade e o reconhecimento da vice-presidência do Bradesco e a visita que a diretoria fez à Jundiaí para conhecer e entender o que é a ABEPL. Mas outras grandes parcerias virão à medida que conquistarmos o reconhecimento além dos limites da nossa região.

Outra preocupação é com os investimentos para o setor. O que enfrentamos atualmente com o trânsito nas grandes capitais é resultado da falta de planejamento que estamos, pela entidade, alertando desde o ano passado. O “apagão” logístico é uma realidade. Falta planejamento, falta estratégia, faltam estudos que avaliem não apenas a situação real, mas que apontem medidas que possam minimizar um problema, sem criar outros.  Por isso, em setembro, abrimos as portas da associação aos candidatos a prefeito da cidade. Todos foram ouvidos e levaram as propostas da ABEPL.

Estamos também desenvolvendo a partir do Conselho de Educação uma pesquisa para conhecer o setor. A idéia é criar um banco de dados com informações sobre o segmento, desenvolver um mapeamento prévio das atividades regionais, analisar a demanda e, a partir daí, definir o que oferecer às empresas e aos profissionais.

Em 2009 teremos muito trabalho, mas não poderíamos deixar de agradecer todo o apoio que recebemos até agora. A todos que colaboraram direta ou indiretamente com a ABEPL, o nosso muito obrigado!


Luciano Rocha
é presidente da ABEPL – Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística: luciano@abepl.org.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal