Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de março de 2011

Alimentos & Bebidas – Refeições: Unidades da Standard Logística estão sendo atendidas pela GRSA

Desde o final do último ano, a GRSA (Fone: 11 2135. 3000), especializada em soluções em alimentação, está atendendo as unidades da Standard Logística (Fone: 41 2118.2800) em Cubatão, SP, Colombo, PR, e Itajaí, SC, servindo cerca de 1.200 refeições por dia. Por conta disso, a empresa – que tem mais de 15 clientes nas áreas de logística e transportes – precisou contratar mais de 40 colaboradores, incluindo nutricionistas que buscam acompanhar a alimentação do pessoal da Standard e garantir a qualidade no atendimento.

Qualidade, aliás, é uma palavra de suma importância na atuação da GRSA. Para conservar os alimentos, práticas como a verificação periódica da temperatura de armazenamento, da temperatura do produto no recebimento e das condições do veículo que transportou tal produto, além da checagem das condições da embalagem, implantação do sistema PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai) e estoques programados em função da demanda de compra fazem parte do Manual de Boas Práticas da GRSA.

Mara Baggio, coordenadora da qualidade da empresa, conta que os nutricionistas em cada unidade supervisionam os processos, planejam o cardápio e avaliam a qualidade dos alimentos e da refeição que serão fornecidos. “Inúmeros procedimentos são realizados para garantir a qualidade destes alimentos: padronização de processos, implantação de controles operacionais e verificações constantes de temperaturas de refrigeração, armazenamento e distribuição”, explica.

A distribuição pode ocorrer de duas formas, de acordo com Mara. Na primeira delas, o produto sai do fornecedor e é entregue na plataforma logística da GRSA, denominada Platlog, onde é recebido e verificado por um profissional técnico responsável e, na data acordada, é enviado diretamente para a unidade. No segundo tipo de distribuição, o produto sai do fornecedor e é entregue na unidade, onde é verificado pelo responsável pelo recebimento do próprio restaurante. O armazenamento final é realizado nas unidades onde os produtos serão consumidos.
 


Primeiro trimestre com recorde de contratos
A GRSA superou a meta do ano de 2011 com a conquista de 171 novos contratos, só no primeiro trimestre fiscal. A empresa pretende alcançar a casa dos R$ 2 bilhões em faturamento em 2011, apostando principalmente nas áreas de Saúde, Educação e offshore (alto-mar), e acaba de inaugurar uma regional em Macaé, RJ, que irá se dedicar especialmente às empresas internacionais que chegam ao Brasil, depois do anúncio do pré-sal.

Em relação ao transporte da matéria-prima – cuja seleção é fundamental para a qualidade do processo –, a coordenadora da qualidade da GRSA diz que existe um rigoroso controle de temperatura dos veículos, além da verificação das condições das instalações e higiene. Já para produtos preparados, os controles são realizados em toda a cadeia produtiva e envolvem, entre outros cuidados, a medição constante de temperatura da cadeia fria e quente e o registro destas medições em planilhas específicas para rastreabilidade, a higienização correta de equipamentos, utensílios e do próprio alimento, focando em efetividade de processos e produtos.

Não é só o segmento de logística que é atendido pelas soluções em alimentação da GRSA, que pertence ao Compass Group, atuante em 50 países. Mara revela que para o fornecimento das refeições são levadas em consideração a cultura corporativa da empresa e suas necessidades. Por isso, mesmo tendo a expertise de servir 1,4 milhão de refeições por dia em cerca de 1.800 unidades em 360 cidades brasileiras, a GRSA precisa se adaptar constantemente às demandas de mercado para proporcionar a alimentação adequada a todos com um mix variado de produtos.

Parte fundamental para o atendimento completo desta grande demanda é a logística, que recebe atenção especial da empresa e, segundo palavras de Mara, se trata de uma área em que a GRSA preza pela excelência. “A plataforma logística é formatada para atender às necessidades da operação nas unidades, que têm acompanhamento de profissionais da GRSA, os quais interagem e acompanham simultaneamente todo o processo”, comenta, destacando que assim é possível avaliar e estruturar planos de contingência para eliminação ou redução de interferências negativas (perdas e custos) ou otimizar processos.

Apesar de não revelar detalhes e nem a natureza dos mesmos, a coordenadora da qualidade da empresa especializada em soluções em alimentação informa que futuros investimentos na área de logística estão em análise. Além disso, recentemente teve o seu Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente certificado simultaneamente nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal