Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 23 de novembro de 2021

Black Friday: a temida data para o setor logístico

*por Fabrício Santos

Novembro – A chegada de novembro traz consigo a sexta-feira mais aguardada do ano e, com a alta expectativa pela Black Friday, as demandas para o e-commerce tendem a expandir. Somente em 2020, 76,50% dos brasileiros aproveitaram as promoções da data que, mesmo durante um ano atípico, acabou se tornando a mais digital de todos os tempos, principalmente em função do impulso ao consumo eletrônico motivado pela pandemia de Covid-19. Para 2021, a previsão é que o número suba para 87,75%, de acordo com a pesquisa da Conversion.

Além do preparo necessário para a data exata, 26 de novembro, é importante adotar cuidados estratégicos com as etapas anteriores e posteriores à Black Friday, uma vez que esse evento costuma ser temido para o setor de logística do e-commerce. Para não sofrer com surpresas, e atender às demandas com controle e bons retornos, seguem abaixo algumas dicas importantes:

Estoque e organização – cuidar do estoque é essencial em qualquer data do ano. Por isso, fazer inventários rotativos ou verificações mensais são de extrema importância para manter o controle dos produtos, não sobrecarregar as demandas e permitir se traçar planos com informações estratégicas para ocasiões especiais. Essa ação já facilita a seleção de produtos para as promoções, sendo mais vantajoso colocar aqueles que foram pouco vendidos durante o ano ou possuem grande volume no estoque.
A organização do estoque também deve ser verificada e adaptada, levando em consideração que de novembro em diante o fluxo de pedidos tende a ser mais alto. Para evitar corte nos pedidos, avarias e atrasos na separação e no processo logístico, é fundamental utilizar uma metodologia de organização que facilite as ações e otimize o tempo. Outra prática muito utilizada são os inventários rotativos dos produtos que sofreram corte no dia anterior, para que o estoque destes produtos fique ajustado com as quantidades reais.

Tempo de entrega – os consumidores estão cada vez mais ansiosos referente ao prazo de entrega de seus produtos. Na Black Friday esse padrão ganha ainda mais força. Logo, na disputa entre concorrentes, sai à frente aquele que promete um prazo mais curto e o cumpre. Quanto antes forem planejadas as rotas de entregas, melhor ficará a distribuição dos produtos no pós-compra.
Se ocorrer problemas com sua logística de entrega e o pedido demorar ainda mais tempo para ser entregue, as chances de acabar perdendo um cliente e passar uma má impressão são grandes. É muito importante se atentar aos prazos e notificar o seu consumidor em caso de atrasos.

Atendimento ao cliente – é comum que, nesta data, as pessoas estejam mais abertas a comprar, tanto por esperarem por esse momento há algum tempo quanto pelo fato de buscarem por promoções e pesquisarem pelo negócio mais vantajoso no mercado diante de várias campanhas. Os casos de organizações ineficientes das promoções podem levar a frustrações de modo que um novo consumidor não se fidelize.
A qualidade do atendimento é sempre prioridade, principalmente em um cenário em que todos os preços são vantajosos e a boa recepção tende a se destacar como vantagem. E por atendimento também falamos de todo o processo de vendas, desde o primeiro contato do cliente até o pós-venda, com um acompanhamento da satisfação do cliente.

Tecnologia – sempre será uma aliada para fortalecer seu negócio! Ela envolve desde o uso de softwares para monitoramento de entrada e saída dos pedidos, até o uso de ferramentas para elaboração de banners promocionais e vitrines on-line, que chamam a atenção de compradores. Por isso, não tenha medo de investir nesse tópico, que vai garantir mais eficiência operacional e, consequentemente, impactar o cliente final.
Lembre-se: nessa época do ano a logística de sua empresa é ainda mais importante, mas ela deve ser administrada e revisada todos os meses, não apenas em novembro, pois se trata de uma disciplina e o seu bom uso torna eficiente todas as ações da empresa, principalmente em datas com maior giro.

*Fabrício Santos é especialista em logística da MáximaTech e da onBlox, desenvolvedoras de soluções para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento.

webinar
webinar
alperseguros
fronius
Retrak
savoy
postal