Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de agosto de 2022

Como ganhar dinheiro na internet como freelancer

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas que buscam por um trabalho mais flexível ou até mesmo por uma renda extra como freelancer aumentou expressivamente. 

Além disso, com o isolamento social, a internet se tornou a principal fonte de renda de milhares de pessoas que perderam seus empregos.

Hoje em dia, em um cenário pós-pandemia, os profissionais que optaram por trabalho remoto como freelancer seguem com alta demanda na internet. 

A grande vantagem é o baixo custo de investimento, visto que para trabalhar como freelancer na web é necessário apenas um computador e acesso à internet.

Porém, embora seja uma modalidade mais prática e acessível, é preciso elaborar o seu nicho, estudar o mercado online e estar por dentro dos sites de freelancer para conseguir boas oportunidades.

De acordo com estudos da plataforma Fiverr, publicados pela revista Exame, 70% dos profissionais com emprego fixo estariam dispostos a atuar como freelancer

Afinal, como ganhar dinheiro na internet como freelancer em meio a tantas possibilidades? Para responder a essa pergunta, separamos algumas dicas e informações importantes sobre o tema.

 

O que é freelancer?

O termo freelancer é designado a profissionais que atuam de forma autônoma, sem vínculos formais com qualquer empresa e que oferecem seus serviços a clientes de forma independente.

No mercado, existem diversos tipos de profissionais que atuam como freelancer no mundo todo, principalmente na modalidade home office. 

Em paralelo ao crescimento dos profissionais que atuam como freelancer, houve um crescimento significativo de oportunidades de trabalho na internet.

Seja como fonte de renda principal ou como fonte de renda extra, muitas pessoas têm lucrado como freelancer na internet oferecendo serviços em sites de freelancer, blogs, sites profissionais, redes sociais como LinkedIn e diversas outras plataformas.

Embora qualquer profissional possa atuar como freelancer, há uma infinidade de modalidades e oportunidades de trabalho voltados para tecnologia, marketing e temáticas semelhantes no digital.

Ao contrário do que muitos imaginam, várias empresas têm optado por contratar profissionais freelancers na web, pois são profissionais em constante aprendizado e facilmente adaptáveis.

Dentre as áreas com maiores oportunidades de ganhar dinheiro como freelancer na internet, estão:

  • Redator de conteúdo
  • Tradutores de conteúdo
  • Engenharia e manufatura
  • Marketing
  • TI e administração
  • Designers

 

Cadastre-se em sites de freelancer

A maioria das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, buscam por profissionais em sites especializados e voltados para freelancer.

Ao contrário de alguns anos atrás, quando os profissionais predominantemente buscavam pelas empresas, hoje em dia é comum que os contratantes acessem sites de freelancer e contratem serviços de profissionais de acordo com a descrição ou currículo que mais se adequam.

Nos sites de freelancer os trabalhadores e empregadores divulgam suas ofertas e há uma grande variedade de oportunidades disponíveis, tanto para quem deseja contratar um freelancer quanto para profissionais que desejam trabalhar como freelancer.

Além disso, esses sites proporcionam oportunidades para quem possui alguma habilidade ou hobby específico e deseja transformá-lo em uma renda extra. 

Confira alguns dos principais sites de freelancer para ganhar dinheiro na internet.

1.      Upwork

O Upwork é um dos principais sites para quem deseja trabalhar como freelancer, principalmente pela diversidade de áreas presentes no site.

Com espaços colaborativos e demais ferramentas importantes no processo inicial de qualquer freelancer, o site reúne clientes de destaque mundial, como Microsoft e AirBnB.

Com uma interface super intuitiva e prática, o site reúne talentos de diversas áreas que são separadas por categorias. Essa é uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro na internet como freelancer e contar com um suporte do site.

2.      Simply Hired

O Simply Hired é uma opção mais direcionada para quem deseja oferecer serviços ou contratar serviços de freelancers disponíveis pela região.

Ou seja, a plataforma utiliza uma tecnologia que conecta candidatos à contratantes que estão localizados em regiões próximas, o que torna o site muito mais personalizado.

Além disso, o site possui ferramentas de informação que reúne listas com os melhores salários, um blog com informações diversas a respeito de temas relacionados à área, dentre outras vantagens.

3.      Aquent

O site de freelancer Aquent é uma opção para profissionais que já trabalham como freelancer há um tempo, porém, também agrega profissionais iniciantes no mercado de trabalho.

A plataforma, que já ganhou prêmios como empresa freelancer, oferece um guia de salários para profissionais que ainda não sabem o quanto cobrar ou possuem dificuldade na precificação.

4.      99 Freelas

Esse é um dos sites para freelancer mais populares no Brasil, com uma vasta quantidade de vagas na área de marketing, comunicação, tradução, design e demais áreas que atuam predominantemente na internet.

Muitas pessoas que buscam formas de como ganhar dinheiro na internet acabam encontrando, em um primeiro momento, sites mais populares, como o 99 Freelas e o Upwork.

5.      Crowded

O site Crowded possui uma dinâmica semelhante aos processos de seleção, pois é capaz de direcionar os profissionais de acordo com a demanda das empresas e contratantes.

Ou seja, por meio de uma inteligência artificial ele elabora uma lista e posiciona os usuários de acordo com suas características, como a experiência, valores, principais atribuições, dentre outras.

Assim, o algoritmo encontra os perfis que mais se adequam às demandas de cada empresa e direciona as melhores opções. Para profissionais que buscam trabalhar como freelancer na internet e não sabem qual empresa procurar, essa é uma ótima opção.

 

Profissões freelancer na internet que estarão em alta

Embora o mercado digital para profissionais freelancers seja amplo e contempla diversas áreas de formação, há algumas tendências de profissões que devem ser destacadas para os próximos anos.

Dentre as principais delas estão: 

  • cientista e analista de dados, 
  • redator técnico, 
  • UX writing, 
  • desenvolvedor de aplicativos 
  • e designers.

Além disso, todas as profissões que podem ser executadas de forma remota no ambiente digital, são profissões com alta demanda de freelancers, principalmente pela maior flexibilidade e possibilidades que isso oferece.

Divulgue seu trabalho na web

Além de utilizar os sites de freelancer para divulgar seu trabalho e conhecer novas oportunidades, é preciso falar sobre o seu trabalho como freelancer também em outras plataformas.

As redes sociais como o Instagram, Facebook e, principalmente, o LinkedIn são exemplos de plataformas com alta visibilidade e que podem ser ótimas ferramentas para obter novos clientes.

Independente de qual seja o nicho, ter seu trabalho divulgado para o máximo de pessoas possíveis aumenta de forma significativa o alcance e as oportunidades. 

Dessa forma, ter um portfólio ou um perfil bem estruturado, com a descrição completa do seu trabalho e experiência de mercado é fundamental para atrair clientes.

Uma dica é publicar depoimentos de clientes anteriores, assim como os resultados obtidos com os últimos trabalhos, pois tudo isso gera maior credibilidade e confiabilidade no mercado.

Conclusão

Trabalhar como freelancer na internet possui várias vantagens como a flexibilidade de horário, maior liberdade espacial, maior autonomia, dentre vários outros benefícios que essa modalidade oferece.

Seja como fonte de renda principal ou como uma fonte de renda extra, ganhar dinheiro na internet como freelancer também demanda persistência e dedicação.

Portanto, esteja atento aos sites de freelancer disponíveis na web, divulgue seu trabalho em inúmeras plataformas e esteja atento às tendências do mercado digital. 

Além disso, mantenha uma rotina de trabalho organizada e com horários pré-estabelecidos, com momento de início e fim, além de preservar os momentos de descanso, pois tudo isso influencia na produtividade.

webinar
webinar
Retrak
savoy
Praxio
Farma
postal