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Conteúdo 7 de dezembro de 2021

Como garantir sucesso de vendas na sua loja com estratégias de fretes?

*Por Éder Medeiros

A rápida expansão do comércio eletrônico fez com que o frete se tornasse uma peça chave para as estratégias de venda. Questões como o valor do envio, campanhas promocionais ou gratuidade na entrega chamam atenção e muitas vezes são considerados fatores determinantes para o cliente finalizar a compra.

De acordo com o E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%, sendo uma das mais elevadas do mundo, mas ao perceber que esse é um fator essencial para o sucesso, os empreendedores passam a se dedicar e oferecer soluções para cada caso. A consultoria americana PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que 40% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. Para eles, a agilidade é um diferencial para uma boa experiência na loja.

Diante disso, para atrair o público-alvo e se destacar em um ambiente digital cada vez mais competitivo, pequenas e médias empresas começaram a apostar na entrega de produtos no mesmo dia. Gigantes como Amazon e Americanas já oferecem esse tipo de serviço, conhecido como “same day delivery”. Além dessa funcionalidade, existem outras técnicas que são ótimas para garantir o sucesso de vendas e manter o cliente satisfeito e engajado com a marca.

A primeira dica é garantir a otimização do cadastro do produto, esse é o ponto de partida para minimizar o custo do frete, afinal, é a partir do tamanho e do peso que o valor da entrega será calculado. Em seguida, é importante que você mude a percepção dessa quantia, então promova ações para aumentar o ticket médio do pedido, como por exemplo, faça vendas de um produto específico em combos, dê um bônus a eles no momento da aquisição do produto ou inclua um sistema de ‘compre junto’ com materiais correlacionados.

Com isso feito, chegou a hora de apresentar ao seu cliente uma variedade de transportadoras. Automatizar a cotação do frete em tempo real para o seu consumidor e apresentar outras opções garantirá que ele prossiga em seu site, e esse benefício não para por aí, avalie a possibilidade de oferecer gratuidade condicionado a regras específicas, como valor mínimo, que pode ser calculado com a ajuda de uma calculadora regressiva para ativação desse benefício e região de envio, por exemplo.

Por fim, garanta a fidelização do seu cliente. A experiência do unboxing deve encantá-lo, pois esse é o primeiro contato ‘físico’ com a sua marca nas vendas pelo e-commerce. Garanta uma embalagem personalizada e que proteja o seu produto, inclua uma carta de agradecimento escrita à mão e aproveite essa oportunidade para que ele poste a experiência nas redes sociais. Garantir a mudança e dar o primeiro passo é a chave para uma grande evolução do seu negócio!

*Éder Medeiros é CEO do Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de fretes que oferece condições mais competitivas para quem vende pela internet.

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