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Conteúdo 21 de junho de 2017

Dicas para uma operação logística eficiente

Fabiana Reinert, Comercial da HBSIS*

As operações logísticas envolvem diversos processos, todos eles fundamentais para um resultado final satisfatório. Para que todos eles estejam integrados da maneira correta e não gerem falha, é importante ter atenção ao planejamento e à execução de todas as ações. Fatores como acompanhamento e análise fazem a diferença tanto para a rotina de distribuição quanto para os resultados entregues aos clientes. Alguns itens são essenciais para que a eficácia da logística seja máxima, são eles:

Organização – A etapa de ordenação das operações é de grande importância já na fase inicial de planejamento. Modificações básicas no layout do armazém podem trazer grandes ganhos, como redução de circulação, facilidade de localização, otimização de espaço entre outros benefícios que melhoram o fluxo de mercadorias. A gestão é outro elemento que proporciona uma visão completa e estratégica de toda a movimentação, facilitando os processos e reduzindo os desperdícios.

Entregas – O monitoramento das mercadorias no momento da entrega envolve controle dos veículos a partir de softwares e relatórios constantes. A partir de ferramentas tecnológicas, é possível acompanhar o posicionamento do motorista, paradas não programadas e desvios de rota.

Devoluções – Os mesmos softwares de monitoramento de entregas podem facilitar os trâmites envolvidos na devolução de mercadorias. Com o contato mais próximo com o motorista e o acompanhamento da movimentação dos produtos, é possível negociar de forma instantânea em caso de problemas com parte da carga e até eliminar a necessidade de uma nova entrega. Isso poupa recursos e melhora o relacionamento com o cliente.

Relacionamento com o cliente – Ações voltadas ao pós-venda aumentam as chances de satisfação do cliente e de indicações para novos prospects. Manter um contato direto e frequente ajuda a identificar problemas no serviço e facilita sua resolução. Lembre-se que o cliente é quem mais se envolve em todas as operações e, por isso, tem uma visão privilegiada de todos os processos, podendo ajudar a identificar lacunas e a sugerir soluções.

*A HBSIS é uma empresa de Santa Catarina que atua na área de tecnologia da informação, desenvolvendo soluções para logística, vendas e outsourcing. Entre seus 200 clientes estão grandes empresas brasileiras, como Ambev, BRF e Ultragaz.

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