Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de agosto de 2008

Dragagem: um tema recorrente

Quando se fala em dragagem, pensa-se quase que exclusivamente na operação das dragas e suas consequências no local do "bota fora".

Hoje, o maior problema fica por conta da eventual poluição ocasionada pelo material dragado, cujo grau de contaminação é objeto de estudos recentes, sérios e abrangentes, que refletirão nas soluções adequadas em portos com o de Santos, o principal do País. Entretanto, penso que somente isso não basta.

Temos a necessidade de aprofundamento do canal, bacias de evolução e dos trechos acostáveis de cais. E teremos, também, a obrigatoriedade da manutenção dessas profundidades.

Apesar das semelhanças semânticas, aqui o buraco é mais embaixo. Quando digo que não basta conhecer-se as condições operacionais desses serviços, que incluem a classificação do solo e sua contaminação, quero me referir ao indispensável conhecimento hidrodinâmico da região e seu monitoramento constante, únicas formas de se obter resultados práticos e economicamente viáveis.

Serviços complementares de sondagens batimétricas, de medições de marés, de correntes, de sólidos em suspensão, correlacionando-os as diversas condições meteorológicas, de modo sistemático e contínuo, é que permitirão a execução racional dos serviços de dragagem.

Haveria, portanto, a necessidade de se recriar um núcleo comprometido na coleta e análise desses dados no Porto, com a devida responsabilidade, inclusive, na sua divulgação, de modo a permitir e garantir segurança e otimização da navegação. Quero lembrar que a definição do calado a ser praticado no Porto é da competência da Administração Portuária, de acordo com a Autoridade MarÍtima (DHN/Capitania dos Portos ) e, ainda, que a variações meteorológicas e de maré podem melhorar as condições de navegação, em proveito do Porto.

 
Luiz Alberto Costa Franco é Engenheiro Civil, foi chefe dos serviços de dragagem do Porto de Santos e diretor de engenharia da Codesp.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal