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Conteúdo 12 de março de 2009

Excelência operacional na mira da CEVA

A busca pela eficiência e pela eliminação de desperdícios são temas recorrentes no âmbito empresarial. Mas isso não significa que esses objetivos sejam facilmente alcançados. Muito pelo contrário.   

A CEVA, como importante empresa do setor de logística, sabe da importância de se alcançar essas metas para atingir um patamar cada vez mais alto de excelência operacional.

Há muito tempo essas questões vêm sendo discutidas. A novidade agora é o sucesso que a CEVA está alcançando com o LEAN, baseado no STP (Sistema Toyota de Produção), sistema desenvolvido pela Toyota logo após a 2ª guerra mundial, que, graças à sua simplicidade e eficiência, tem conquistado adeptos ao redor do mundo.

O LEAN pode ser resumido em um conjunto de princípios, práticas operacionais e elementos que focam na redução de erros e na eliminação de desperdícios com o objetivo de se criar um ambiente de melhoria contínua e obter com isto dois produtos principais: a satisfação dos clientes e a motivação dos colaboradores CEVA.

A CEVA adotou essa filosofia, em nível global, em meados de 2004. A expectativa da empresa é de que todos os seus centros de distribuição estejam capacitados para adotar o LEAN até 2009.

A cultura LEAN, adotada pela CEVA, busca coordenar de forma integrada e balanceada três elementos chave da empresa: “Processos Operacionais”, “Estrutura de Gestão” e “Capacitação e Cultura”.

Na área de “Processos Operacionais”, existe grande ênfase sobre a aderência dos processos à garantia de que os recursos estejam organizados e otimizados para criar valor e minimizar as perdas. Conceitos como o fluxo unitário de peças, produção just-in-time, qualidade embutida no processo (built-in quality) e flexibilidade dos recursos humanos são evidentes neste âmbito.

Quanto à “Estrutura de Gestão”, são desenvolvidas e aplicadas estruturas formais, processos e sistemas de forma a assegurar que os recursos estarão sempre aptos a suportar e aprimorar os processos operacionais em sua plenitude. É o momento de avaliar e discutir o desempenho das equipes, a estrutura organizacional, a correta gestão dos processos e a prática do Kaizen, termo japonês relacionado à mudança, o qual estabelece que pequenas melhorias sejam realizadas diariamente, diretamente ligadas ao processo de melhoria contínua.

Mas o LEAN vai além de processos e gestão. Ele demanda uma importante mudança cultural. Este é ponto-chave em “Capacitação e Cultura”. Aqui tratamos a forma como as pessoas pensam, sentem e agem no local de trabalho, individual e coletivamente. Alinhamento com a liderança, foco, capacidade de execução, habilidades e melhorias são alguns dos itens abordados.

A estratégia adotada pela CEVA para tornar o LEAN uma realidade foi organizar um programa de treinamento e capacitação de pessoas que não se limita às salas de aula, mas que “invadem” amplamente as operações. Essa “invasão” extrapola o treinamento teórico e, por meio de ondas que duram de duas a nove semanas, facilitadores e especialistas da filosofia LEAN executam uma série pré-determinada de atividades, todas elas com a participação dos responsáveis operacionais. Com isto as pessoas conseguem enxergar na prática os benefícios e sentem-se motivadas para seguir em frente com a adoção do LEAN em sua rotina.

Só no Brasil, aproximadamente 1000 colaboradores já foram envolvidos no programa de treinamento. O segredo do sucesso do LEAN está em sua praticidade e facilidade de compreensão e aplicação em todo o grupo CEVA, independente de operar em diversos países e culturas. Até o final de 2009, esperamos atingir 100% de nossas filiais com a filosofia LEAN.

Henrique Ballesteros, diretor de Excelência Operacional da CEVA Logistics

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