Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de outubro de 2008

Expectativas e definições

Esta é uma semana de definições e de expectativas na área portuária.

Na segunda feira (29) foi publicado no Diário Oficial da União o edital de licitação para a dragagem em Pernambuco. A Secretaria Especial dos Portos oficializa assim a estratégia para conduzir essa questão que permaneceu descuidada por muitas décadas.

Definida a “maneira SEP” de dragar, a expectativa a partir de agora fica dirigida, nesse quesito, para a reação do mercado. Será que vão chover empresas interessadas? Será que elas vão tomar chá de sumiço?

Outra definição importantésima está aguardada para amanhã: o marco regulatório que foi o assunto desta coluna na semana passada. Vai regulamentar a atividade portuária – pública e privada – no Brasil. A data de 01 de outubro foi publicada em reportagem do Estado de São Paulo na semana passada como fixada pelo ministro Pedro Brito.

A expectativa é grande embora a especulação já tenha desvendado algumas definições como a prerrogativa de definir áreas que vão abrigar novos portos, a prioridade para o Nordeste e a obrigatoriedade de licitação mesmo em áreas privadas. Mas falta a confirmação dessas e o marco tem muitas outras definições.

Aqui o que existe é a expectativa pela definição.

Na sexta-feira, depois das definições, esse comentário vai ser complementado.

 

Paulo Schiff é jornalista, engenheiro civil, professor universitário e apresentador do jornal Opinião, transmitido pela TV Mar (Santos): prschiff@uol.com.br

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal