Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de janeiro de 2024

Inovações tecnológicas são peças fundamentais para eficiência e segurança no transporte marítimo

*Por Israel Ferreira 

 

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) indicam que entre 80% e 90% do comércio global são feitos pelo modal marítimo. São US$ 5 trilhões em valor agregado dos produtos transportados.

 

Isso mostra o quanto esse mercado precisa se atualizar o tempo todo para dar conta da alta demanda e o como as soluções tecnológicas são essenciais nesse processo.

 

Afinal, as inovações tecnológicas têm desempenhado um papel importante na otimização da eficiência operacional e reforço da segurança na indústria marítima. 

 

Um bom exemplo disso é a implementação de sensores inteligentes, que tem possibilitado a análise em tempo real, aprimorando a supervisão das operações de forma eficaz. A conectividade, propiciada pela Logística 5.0, promove uma rede monitorada e controlada, unindo máquinas automáticas, dados e intervenção humana.

 

Já no âmbito da automação e inteligência artificial, avanços significativos estão transformando navios e portos. Sistemas de propulsão automatizados e navegação autônoma tornam as viagens mais seguras, enquanto a automação nos portos, com auxílio de robôs e veículos autônomos, agiliza operações e reduz emissões de CO2. A inteligência artificial é aplicada em previsões meteorológicas, otimização de rotas e controle de equipamentos autônomos, impulsionando a eficiência global.

 

Não podemos deixar de falar também das tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT) e a realidade aumentada, que também estão moldando as operações marítimas. A IoT cria uma rede interconectada, permitindo o monitoramento em tempo real de variáveis cruciais. 

 

A realidade aumentada, ainda em experimentação, já começou a ser aplicada, como em um caso detreinamentos no Reino Unido, facilitando a simulação de cenários complexos.

 

Ainda precisamos superar desafio

Entretanto, a indústria enfrenta desafios inerentes à adoção dessas inovações. Questões de segurança cibernética demandam atenção para proteger sistemas críticos contra ameaças digitais, evitando resultados catastróficos. O alto custo de implementação e treinamento representa um desafio financeiro e operacional para muitas empresas, exigindo significativos investimentos em infraestrutura e capacitação de equipe.

 

Além disso, a disparidade tecnológica entre regiões do mundo impacta diretamente o controle total da rota, especialmente em atividades portuárias de gestão exclusiva do poder público. A demora na adoção de novidades tecnológicas, devido à falta de competição e gestão eficiente, pode criar divisões significativas no setor, comprometendo a uniformidade da indústria marítima.

 

Portanto, é essencial superar todos os desafios para garantir que o transporte marítimo continue a todo vapor. 

 

*Israel Ferreira é diretor de Inovação da Skymarine

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal