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Conteúdo 19 de novembro de 2021

Lições e duas tecnologias-chave para a cadeia de suprimentos do varejo em 2022

Por Marco Beczkowski*

2021, assim como o ano passado, tem sido cheio de desafios para empresas no mundo todo. Mudanças rápidas e inesperadas surgiram, muitas das quais as equipes e os planos de crise não estavam preparados para lidar. Enquanto algumas organizações foram capazes de reagir rapidamente e com sucesso a essas novas realidades, muitas lutaram sem as tecnologias ágeis e flexíveis e os processos internos necessários para enfrentar os desafios quase diários.

À medida que a pandemia global evoluiu, organizações de todos os tamanhos, em todos os setores, reconheceram a necessidade urgente de repensar e reconfigurar seus processos na cadeia de suprimentos, não apenas para um mercado em mudança, mas também para um mundo diferente.

Com o avanço da vacinação, agora é a hora certa para as organizações concentrarem seus esforços nas áreas-chave que irão ajudá-las a se estabilizar neste ambiente e planejar o que está por vir. No centro desse plano devem estar sistemas, processos e pessoas que incentivem a agilidade e a inovação. A tecnologia claramente desempenhou um papel importante na capacidade das organizações em enfrentar os desafios de 2021, mas quais são as tecnologias-chave que continuarão a ser importantes para as marcas que olham para 2022 e além?

Arquitetura de microsserviços

Flexibilidade, agilidade e inovação devem estar em primeiro lugar quando se trata de impulsionar a agenda de negócios após as experiências dos últimos tempos. No entanto, talvez em nenhum lugar essa mudança seja mais pronunciada do que na cadeia de suprimentos, com a adoção de arquitetura de microsserviços e soluções em nuvem. Os microsserviços são essencialmente a interação mais recente do modelo DevOps ágil que ouvimos falar nos últimos cinco anos (incluindo desenvolvimentos do Kubernetes e Docker). Eles constituem um conceito de empacotamento e implantação que, em sua essência, visa criar agilidade técnica, diminuindo o tamanho e as dependências de implantação entre os componentes de um aplicativo. Essencialmente, a mudança para microsserviços significa que você está investindo em agilidade e, como vimos nos últimos anos, essa foi uma das qualidades que as organizações (privadas e públicas) tiveram que abraçar durante a pandemia.

No entanto, como acontece com qualquer novo investimento em tecnologia (talvez mais do que nunca durante uma pandemia global), é essencial a garantia de que os benefícios e riscos estejam alinhados com os objetivos gerais.

A arquitetura de microsserviços bem-sucedida é mais complexa do que as arquiteturas de TI tradicionais. No entanto, também traz consigo o potencial de acelerar os ciclos de vida de desenvolvimento e suportar a escalabilidade, seja para cargas de trabalho baseadas em nuvem em volume; períodos de pico de vendas sustentados; picos de comércio eletrônico; transporte flexível e planejamento de entrega, ou simplesmente desafios da força de trabalho do armazém.

Historicamente, ambientes de TI mais tradicionais e monolíticos significavam que as organizações (especialmente aquelas como varejistas que contam com a continuidade e agilidade da cadeia de suprimentos para atender seus clientes) muitas vezes hesitavam em fazer alterações em qualquer aplicativo único, temendo que, se qualquer função ou componente falhasse, todo o aplicativo falharia. Ao usar microsserviços, no entanto, em vez de implantar o aplicativo inteiro, as equipes de TI podem implantar seus respectivos serviços de forma independente, sem esperar que o restante da equipe de DevOps conclua seus módulos individuais.

Isso significa que um varejista ou equipe de fornecimento de rede pode obter a capacidade de mudar e re-implementar a tecnologia de suporte a uma necessidade operacional específica naquele exato momento — um fator crucial, como vimos, com a natureza imprevisível do comportamento do consumidor durante o curso da pandemia.

Gestão de Armazéns na Nuvem

Se suas soluções de TI atuais estão forçando você a dedicar muito de sua atenção a problemas de armazenamento de dados e computadores legados, então você não será capaz de se concentrar em enfrentar os desafios imediatos de mudança de comportamento do consumidor, ou a longo prazo a evolução de seus objetivos de negócios.

O principal benefício das soluções nativas da nuvem é reduzir o tempo entre a formação de uma ideia de negócio e a capacidade de colocá-la em produção, com a arquitetura nativa da nuvem funcionando melhor quando as cargas de trabalho são altamente imprevisíveis ou temporárias — exatamente o cenário que testemunhamos nos últimos anos.

Dos booms do comércio eletrônico à popularidade crescente de novas opções de compra, como compra online, retirada na loja e retirada na calçada, a primeira abordagem da nuvem é a chave para ser capaz de impulsionar e implantar soluções inovadoras que atendam aos requisitos de mudança dos negócios.

Ser nativo da nuvem oferece à organização a flexibilidade de escolher quais partes do aplicativo abstrair, o que significa que os aplicativos podem ser melhor projetados para lidar com frequências mais altas de mudanças (incluindo dimensionamento e falhas) e mais capazes de lidar com os desafios de negócios que se beneficiam da modularidade das aplicações. Esse nível de flexibilidade permite que as empresas incentivem uma cultura que seja mais propícia para o fomento de ideias inovadoras não apenas em TI, mas também em toda a organização. E em nenhum momento vimos a importância dessa abordagem flexível e ágil tanto como nos últimos tempos.

Numa época em que o comportamento do cliente está mudando em um ritmo tão rápido (em direções muitas vezes imprevistas), as tecnologias baseadas em nuvem podem garantir que toda a rede da cadeia de suprimentos tenha flexibilidade e agilidade para adaptar, inovar, dinamizar e implantar soluções para atender a essas expectativas de mudança — obrigatórias para todas as marcas que buscam um panorama de longo prazo além de 2022.

A pandemia é um lembrete nítido de que não podemos prever e nem prevenir situações diversas, como desastres naturais ou atritos políticos. O que podemos fazer é mitigar os efeitos de tais eventos na sociedade e no comércio global, garantindo que a tecnologia que apoia as cadeias de suprimentos e negócios seja capaz de impulsionar e trazer inovação para o mercado, rapidamente, mesmo nos momentos mais desafiadores.

*Marco Beczkowski é diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil

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