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Conteúdo 23 de março de 2009

Marcelo Lopes explica a logística do Grupo Pão de Açúcar




No todo são 18 Centrais de Distribuição estrategicamente localizadas. Em São Paulo, devido à escala das ope­ra­ções, o Grupo Pão de Açúcar (Fone: 0800 7732 732) possui CDs espe­cia­­lizados – mer­cearia, produtos frigorifi­ca­dos, FLV (frutas, legumes e verduras), não-alimentos (eletro, têxtil e bazar), peixe fresco e flores.

Nas demais regiões, o Grupo optou por Centrais Multicate­go­rias, nas quais todas as cate­go­rias de produtos são armazenadas e distribuídas através de uma única Central de Distribuição. Estas centrais estão situadas em São João do Meriti, RJ, Brasília, DF, Fortaleza, CE, Recife, PE, e Curitiba, PR, que normalmente atendem às lojas localizadas em cada estado.

Para falar sobre a logística do Grupo Pão de Açúcar, o diretor da Cadeia de Suprimentos, Marcelo Lopes, formado em Administração de Empresas pela Universidade Capital, com curso de especialização em Supply Chain pela Coppead e MBA em Gestão de Negócios pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, conversou com a Logweb. Ele está na empresa há oito anos e já atuou nas áreas de negócios, operações logísticas e abastecimento.

 

Logweb: Como ­funciona a logística da empresa no ­território nacional?

Lopes: A logística de abaste­cimento das lojas é controlada por um sistema desenvolvido pela própria empresa. O desafio é gerenciar o abastecimento de mais de 100.000 itens, vindos de mais de 10.000 fornecedores ativos, em mais de 600 lojas, garantindo permanentemente a disponibilidade dos produtos nas gôndolas das lojas ao menor custo possível. Esta equação é resolvida todos os dias pelos mais de 4.000 profissionais que trabalham na área.

 

Logweb: Como ­funciona o processo de distribuição dos produtos?

Lopes: O início do processo de abastecimento se dá através do pedido da loja. Este pedido pode ser automá­tico, ou seja, o próprio sistema sugere as quantidades, considerando o histórico de vendas, a frequên­cia de abastecimento da loja e de visitas do fornecedor ao CD, entre outras variáveis – isto acontece para quase todos os produtos de abastecimento regulares. Ou as quantidades a serem enviadas para as lojas podem ser determinadas pela expectativa de venda, o que acontece para os itens não regulares e produtos em promoção. Os pedidos são captados pela Central de Distribuição que os consolida e efetua pedidos consolidados ao fornecedor, de tal forma que os itens estejam disponíveis no CD em tempo de separarmos e entregarmos o pedido de cada loja dentro do prazo.

 

Logweb: As operações são próprias ou há participação de terceiros?

Lopes: Possuímos operações realizadas em sites próprios ou de terceiros, com mão de obra própria ou terceirizada, mas a gestão do processo (inteligência, sistema, lógica de abastecimento e nível de serviço oferecido às lojas) é sempre do GPA, de tal forma que isto é transparente para as lojas. O que define se operaremos em site próprio ou não são variáveis relacionadas ao custo e à qualidade da ope­ra­ção, velocidade de implantação, existência de operadores capacitados na região, etc.

 

Logweb: Quando a demanda aumenta, como a empresa lida com a necessidade de maior agilidade nas entregas?

Lopes: Nossas operações são dimensionadas para atender com agilidade às necessidades do negócio. Nos momentos de maior sazonali­dade, no entanto, adequamos nossas operações em função deste volume adi­cio­nal. No último ano, por exemplo, abrimos cinco CDs apenas para operarmos na sazonalidade. Toda a frota de distribuição e o quadro de pessoal são redimen­sio­nados também para atender a estes picos.

 

Logweb: Com que tipo de problemas o GPA costuma se deparar, do ponto de vista da logística?

Lopes: Os desafios do abastecimento são muitos e vão desde as dimensões continentais do país, todas as limitações de circulação de produtos em regiões metropolitanas, como São Paulo (ZMRC, rodízio, lei do silêncio, etc.) até a complexidade por si só de lidar com uma quantidade elevadíssima de fornecedores, produtos e lojas. Neste cenário, os investimentos em infraestrutura logística, sistemas e pessoas são deter­mi­nantes para o sucesso. Além disto, acreditamos fortemente na colaboração com os fornecedores para, juntos, aumentarmos a eficiência do sistema.

 

Logweb: De que maneira a empresa consegue driblar estes problemas, garantindo o sucesso nas operações?

Lopes: O GPA possui equipes que permanentemente acompanham as necessidades das lojas, a eficiência do seu abastecimento e continuamente calibram os parâmetros para um abastecimento assertivo. Na outra ponta, estabelecemos uma agenda permanente de desenvolvimento com nossos principais fornecedores (Top Log), com quem abrimos o jogo sobre necessidades e dificuldades de lado a lado. Juntos, estabelecemos projetos de melhoria do sistema. Estas iniciativas de colaboração têm sido elementos fundamentais para o sucesso e a evolução do sistema logístico da empresa.

Temos a noção exata, no entanto, de que todas estas atividades são efetuadas através de pessoas, e nosso grande desafio é conseguir mantê-las permanentemente motivadas e desafiadas para continuarmos avançando.

 

Logweb: Para o Pão de Açúcar, qual a importância de realizar investimentos em logística?

Lopes: Os investimentos em infraestrutura logística e em sistemas são prioridades na empresa, conforme nosso planejamento estratégico. Neste momento, o GPA está atualizando sua malha de distribuição logística com dois novos sites – em Brasília, DF, e São Carlos, SP – e promovendo a implantação de um novo ERP de varejo em substituição ao sistema legado atualmente existente. Este novo sistema será a plataforma que viabilizará os próximos passos da empresa, cujas operações crescem de complexidade a cada dia, com novos modelos de negócio – lojas de conveniência, cash & carry, postos de gasolina, farmácias, etc.

 

Logweb: Quais os projetos da empresa para alcançar melhorias nas ­operações?

Lopes: Além dos investimentos de natureza estratégica, como no novo ERP e na atualização da malha logística, das iniciativas de colaboração com os fornecedores e do investimento nos recursos humanos, estamos trabalhando em projetos de melhoria de produtividade em cada uma das operações e no gerenciamento logístico de todo o sistema. Atualmente, todo o sistema de distribuição é monitorado em real time, permitindo identificar a localização de cada veículo de entrega (são mais de 1.200 veículos efetuando nossas entregas diariamente), efetuar projeções de horário de entrega, identificar caminhos alternativos em caso de congestionamento ou acidentes, atuar preventivamente na segurança da carga, etc. O gerenciamento logístico, que é realizado através de uma sala especial no CD localizado na rodovia Anhanguera, entre as cidades de São Paulo e Osasco, tem sido um importante elemento para identificarmos oportunidades de melhoria e evolução do sistema de abastecimento como um todo.

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