Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 15 de agosto de 2008

O dragão chinês

A milenar China, no leste da Ásia, influenciada por três grandes correntes filosóficas (Confucionismo, Taoismo, Budismo) é um país gigantesco que abriga 8 tipos de clima. Sempre rodeada de mistérios e lendas, a China é uma cruel ditadura capitalista que, por força da globalização, se vê obrigada a também se abrir para os mercados externos.

A China não está para brincadeiras. Com 56 etnias reconhecidas oficialmente, segundo pesquisas sérias apontam, hoje, na China, existem algo em torno de 42 milhões de pequenas empresas, representando 99% das empresas nacionais chinesas. Enquanto o Brasil, por obra e (des) graça do governo Lula e “companheiros” do PT, já descamba para o 15º lugar no ranking na economia mundial , a China ocupa o 4º lugar em termos de economia globalizada.

Embora a pirataria chinesa continue sendo uma afronta mundial, o governo chinês está apertando o cerco contra esses piratas. Há uma marcha célere para que os produtos chineses atinjam o patamar Top of Quality . E sabem qual é a ironia disso tudo? É que os chineses, para dotar suas indústrias de processos que garantam a qualidade, foram buscar a metodologia japonesa de qualidade! Acredite quem quiser, mas o Programa 5s de Qualidade é largamente adotado pela indústria chinesa. Perceberam a diferença e a ousadia dos chineses?

Dá para competir com os caras? A resposta é … Sim ! O entrave maior, porém, está dentro do próprio Brasil, pois o custo astronômico para sustentar a máquina ineficaz do (des)governo brasileiro é insuportável, além de a sociedade não mais agüentar ser tungada pela corrupção já endêmica que coloca a Nação de joelhos.

Não adianta o (des)governo inventar o Super Simples (que de simples não tem nada), achando que, agora, as empresas serão mais competitivas. Sem uma ampla e irrestrita reforma fiscal, política e ética na condução de um verdadeiro Estado de Direito, sob a liderança de dirigentes acima de quaisquer suspeitas, o Brasil dificilmente se alinhará às nações de primeira constelação.

O Dragão Chinês , embora soltando fogo pelas ventas, pode ser convidado a dançar samba aqui ou no seu próprio terreiro, desde que o convite seja respeitoso, ético, e que a gente nunca esqueça de que um dragão será sempre um dragão.

Não custa lembrar, por fim, que, apesar de toda a maquiagem que o governo chinês faz da sua própria imagem para mostrar ao mundo um rosto mais “suave”, a China é uma ditadura feroz, que rouba o bem maior de todo ser humano: a sua liberdade.


Luiz Oliveira Rios
é orientador de estratégias empresariais oliveira.rios@hotmail.com

 

Fonte: www.dcomercio.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal