Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 27 de janeiro de 2008

Orapois, pois!

Desde a época que Pedro Álvares Cabral descobriu a Terra de Santa Cruz os portugueses nunca estiveram tão interessados no Brasil quanto agora.

Portugal desde o dia 1º de julho assumiu a presidência da União Européia, e o seu primeiro ato foi a realização de uma reunião de cúpula com o Brasil. A primeira Cimeira da história realizada em língua portuguesa aconteceu no último dia 4 e o nosso país foi finalmente reconhecido como líder regional e grande ator a nível internacional. O tema principal do encontro foi o lançamento de uma associação estratégica entre a UE e o Brasil com o objetivo de estreitar os posicionamentos comerciais conflitantes.

No Fórum Portugal 2007 recentemente realizado, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, reforçou o objetivo de se criar uma agenda comum entre os dois países e de se aprofundar parcerias estratégicas. Neste importante evento, tive a oportunidade de ouvir também o presidente da Agência Portuguesa para o Investimento, Basílio Horta, dizer que Portugal pretende mudar a relação comercial com o Brasil, e mostrar que o País não é só produtor de azeite e vinho.

Segundo Horta o produto que Portugal mais exporta para o mundo hoje são máquinas e equipamentos, em segundo lugar estão os componentes para automóveis, que juntos somados configuram o dobro da renda obtida com o turismo. Dados estatísticos revelam ainda, que os portugueses são, hoje, os terceiros maiores investidores no Brasil, e há espaço para um crescimento muito maior neste processo de redescoberta do território brasileiro.

Leandro Nalini é advogado, diretor Técnico e membro do Conselho de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Jundiaí. Para enviar uma mensagem para Nalini, acesse www.nalini.zip.net ou mande um e-mail para lnalini@jundiaí.sp.gov.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal