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Artigos

  • Conteúdo 12 de dezembro de 2011

    Conferente, uma importante peça na engrenagem do armazém.

    O que você está fazendo para atrair e reter bons profissionais para essa função? Vivemos um momento difícil no que se refere à gestão de pessoal em armazéns. Está difícil atrair e reter os melhores talentos. Muito disso, devido ao crescimento econômico, mas parte também pela falta de bons profissionais no mercado. O desequilíbrio entre […]

  • Conteúdo 5 de dezembro de 2011

    Porto de Santos: perspectivas

    Não se pode negar que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, tem feito sua parte, procurando, senão eliminar, ao menos reduzir grande parte dos gargalos que impedem o bom funcionamento de um complexo portuário que é responsável pela movimentação de 32% do comércio exterior brasileiro. Ainda agora, […]

  • Conteúdo 5 de dezembro de 2011

    Sobra dinheiro, falta gestão

    A última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ao final de outubro de 2011, mostra que 12,6% da malha rodoviária nacional estão em ótimo estado; 30% das rodovias são consideradas boas; 30,5%, regulares; e 18,1%, ruins, enquanto 8,8% estão em péssimas condições. Foram avaliados 92.747 quilômetros, o que representa 100% da malha federal […]

  • Conteúdo 28 de novembro de 2011

    Benefícios a vista para empresas de TI no Brasil

    Em 3 de agosto deste ano, foi publicada a Medida Provisória nº 540 (MP), que instituiu o programa federal denominado “Brasil Maior”. Tal programa, conforme consta inclusive na exposição de motivos da MP, tem como objetivo a manutenção da competitividade externa das empresas nacionais, por meio de algumas desonerações tributárias, desoneração da folha de salários […]

  • Conteúdo 28 de novembro de 2011

    Como atuar no comércio exterior no Brasil

    As estatísticas oficiais indicam que o volume de importação e exportação brasileiro saltou de 50 bilhões em 1994 para 200 bilhões em 2005, ou seja, um crescimento excepcional de 4x. Exportamos algo em torno de 2,7 bilhões de dólares em 1970, US$ 20 bilhões em 1980 e US$ 30 bi em 1990. No início desta […]

  • Conteúdo 21 de novembro de 2011

    A opção hidroviária

    Um levantamento realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), do Rio de Janeiro, mostra que o Brasil tem a pior infraestrutura de logística entre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Em rodovias pavimentadas, o Brasil dispõe de apenas 212 mil quilômetros, enquanto a Rússia tem 655 mil quilômetros e a […]

  • Conteúdo 21 de novembro de 2011

    O Esforço Inútil de Vendas na Prestação de Serviços Logísticos

    Muitas vezes não temos a contra-partida adequada ao investirmos recursos adicionais na equipe comercial. É difícil entender o porquê disso, pois ao ampliarmos a força de vendas, esperamos aumentar rapidamente a receita com novos Clientes e Clientes atuais. Mas porque isso acontece? Isso ocorre em função do que podemos chamar de "esforço inútil" de vendas, […]

  • Conteúdo 7 de novembro de 2011

    VMI e CPFR | Cadastro de produtos em sintonia

    Um dos fatores de sucesso de projetos de VMI (Vendor Managed Inventory) e CPFR (Collaborative Planning, Forecast and Replenishment) está relacionado com a forma a qual o mesmo produto é cadastrado na indústria e seus canais de distribuição. É importantíssimo que, em uma plataforma de VMI ou CPFR, o produto seja facilmente identificado na indústria, […]

  • Conteúdo 7 de novembro de 2011

    Em favor da prorrogação do Reporto

    Até o dia 20 de fevereiro de 2012, segundo previsão da Secretaria Especial dos Portos (SEP), a pedra de Teffé, submersa no estuário, entre o Armazém 25 e os silos do Armazém 26, na margem direita, e a pedra de Itapema, localizada em frente ao Forte do Itapema, na margem esquerda, em direção ao Armazém […]

  • Conteúdo 31 de outubro de 2011

    Portos: longe da modernização

    A levar-se em conta as posições que a diretoria da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) tem dado a público, o governo federal não alimenta nenhuma disposição de alterar o decreto nº 6.620, de 2008, que mudou em parte a Lei nº 8.630, de 25/2/1993, a chamada Lei de Modernização dos Portos, a pretexto de […]

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