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Conteúdo 14 de fevereiro de 2011

Potencializando os Benefícios da Fala nos Centros de Distribuição

As vantagens do uso de soluções de voz nos centros de distribuição já são conhecidas no mercado, com destaque para a diminuição de custos, a melhora na produtividade entre 20% e 30%, o aumento na acuracidade de 99,9% e o rápido retorno sobre o investimento (ROI). Mesmo com números tão expressivos, os benefícios desta tecnologia vêm sendo pouco explorados no meio logístico. O que algumas vezes passa despercebida pelos profissionais que gerenciam os centros de distribuição (CDs) é a forma de se usar essa tecnologia, a falta de informação ou até mesmo a falta de tempo para analisá-la. Dentro de um único CD existem vários processos que quando executados por meio da voz trazem mais eficiência e comodidade ao funcionário.

No mercado, uma das aplicações mais conhecidas é a seleção de pedidos (picking), na qual o usuário recebe os comandos para separar os produtos e as quantidades necessárias. Neste processo aparentemente simples, a solução de voz pode trazer benefícios econômicos em pouco mais de 12 meses e alguns casos até menos. Qual o grande segredo? O operador estará com as mãos e os olhos totalmente livres para executar a sua tarefa, além de estar ergonomicamente mais confortável, com menos distrações. Mesmo nessa aplicação há formas de potencializar sua utilização. O usuário tem, por exemplo, a possibilidade de pegar itens para mais de um pedido por vez, economizando tempo e distância percorrida. Este processo é também conhecido como Batch Picking.

Na prática, o operador não precisa voltar ao mesmo lugar para selecionar o produto várias vezes – se o profissional se dirige a uma posição com dois pedidos e precisa de 20 itens para cada solicitação, ele pode separar de uma única vez 40 itens. Além disso, é possível perguntar quantos componentes ainda faltam para terminar o pedido e assim analisar a acomodação, isto é, se a caixa em uso será suficiente ou se será necessário um compartimento maior. Tudo isso reflete em praticidade e rapidez dentro do CD.

Outro destaque no picking é a coleta com pesos variáveis. Algumas operações trabalham com produtos e caixas, nas quais o operador possui um desafio adicional que é identificar além da quantidade, o peso. Por exemplo, carnes, aves e peixes que são faturados seguindo este critério. Você deve estar pensando: “Posso fazer tudo isto utilizando papel e lápis ou usando um terminal de RF”. Sim é possível, porém, grande parte dos processos se tornará mais lenta no caso de terminais de RF ou com menos acuracidade, no caso do papel.

Mas as aplicações da voz não param por aí e são usadas ainda no cross docking, que também pode ser chamado de Put-to-Store. Nessa aplicação, a mercadoria chega do fornecedor, o operador realiza todas as verificações e em seguida o pedido é despachado para as lojas, não há armazenamento. Todo o processo pode ser feito por meio dos comandos de voz.

Outra utilização que traz grandes resultados para os CDs é o carregamento das mercadorias para envio ao destino final. Nessa atividade é extremamente necessário o controle dos artigos que serão enviados, suas quantidades, em qual caminhão será expedido e qual é a posição da mercadoria no veículo. Esse controle é fundamental para aumentar a agilidade e segurança na chegada às lojas.

Ainda é possível o uso dessa solução no inventário, tanto no centro de distribuição como em lojas de varejo e em companhias que necessitam realizar auditorias de suas operações. Há empresas que comprovaram também os benefícios da voz ao realizar transferências de produtos. Na prática, se um produto chega ao CD e não há espaço imediatamente para alocá-lo, o operador precisará acomodar temporariamente esse artigo, até haver espaço definitivo para ele. Com a tecnologia de voz é possível manter a precisão dessa transação.

Falando um pouco sobre tendências dessa tecnologia para a logística, cito duas em especiais. Nos Estados Unidos algumas empresas estão utilizando a voz para uma atividade que eles chamam de carregamento em linha ou line loading, do inglês. Nessa ação, os produtos são transportados até o pallet via esteira e esse pallet está na ordem pré-determinada de acordo com a necessidade do CD. A solução de voz, com um WMS eficiente, permite o cálculo da rota do pallet, associado com a chegada das mercadorias.

A segunda é a utilização no reabastecimento nas lojas varejistas e aqui temos duas vertentes: a reposição dos produtos na gôndola e o apoio operacional para a loja – seja no suporte de mercadorias faltantes ou na resolução de acidentes com produtos. Como podemos ver, dentro da cadeia de suprimentos há inúmeras utilizações para uma solução de voz, para que as empresas conquistem efetivamente uma redução de seus custos operacionais, ao mesmo tempo em que aumentem sua produtividade e acuracidade.

Se sua empresa está buscando crescimento estruturado, com maior produtividade no manuseio e entrega dos produtos de forma correta (no prazo, em bom estado e quantidades corretas), mas ao mesmo tempo possui desafios de manipular um número alto de SKUs, gerenciar períodos sazonais, alto turnover e necessidade de rápido treinamento, o primeiro passo é avaliar voz. Analisar se a solução pode atender o processo e se os ganhos serão obtidos em um curto período de tempo. Caso positivo, a questão tecnológica não é uma barreira, uma vez que diversas empresas ao redor do mundo já usufruem desta tecnologia por duas décadas.

Paula Saldanha – gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vocollect Brasil
karina.santana@s2publicom.com.br

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