Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de agosto de 2011

Roberto Lacerda comenta o momento da Press Log

Roberto Lacerda Oliva é Consultor Comercial para as áreas de Logística e Transporte. Ocupou várias posições como dirigente dos principais grupos multinacionais do setor. Foi durante quase 20 anos Diretor do Grupo TNT Brasil. No ano 1991 assume a Direção Geral da TNT Logistics Espanha sendo o responsável da organização na Espanha e Portugal. Ocupou a Direção Geral Comercial da Tgplus – Transcamergomez. Assessorou a divisão logística do grupo Kuehne Nagel na Espanha. Foi o máximo responsável pelo desenvolvimento da área comercial da Geodis Logistics Espanha. Atualmente assessora ao grupo alemão Rhenus Logistics coordenando as atividades de desenvolvimento comercial da Divisão Logística desta organização na Espanha.

Roberto ocupa a posição de Diretor Geral da Press Log, empresa especializada em processos de comunicação para empresas dos setores de Logística e Transportes.

1.Qual foi a principal motivação que tiverem os sócios da Press Log para criar uma empresa dedicada à assessoria comercial para organizações dos setores de Logística e dos Transportes?
Depois de muitos anos dedicados aos nossos respectivos setores da atividade econômica, o Cláudio Oliva como especialista na prestação de serviços para o setor do turismo, e eu na área de Logística e de Transportes, observamos, de maneira clara,  a enorme falta de criatividade existente no setor de Logística e Transportes. Num mundo cada vez mais globalizado, também em nosso setor prevalece a técnica do conceito “copiar e colar”… As empresas de Logística e dos Transportes encontram maior facilidade pescando no aquário dos concorrentes. A já mencionada falta de criatividade, em alguns casos, chega a ser ridícula. Conhecemos uma infinidade de casos em que o empresário sequer tem a preocupação de criar umas tarifas de preços acordes à sua estrutura de custos. Pensamos que a PRESS LOG tem como uma de suas principais missões a realização de um plano de trabalho objetivo, o qual será sempre realizado em plena sintonia e consonância com o empresário. Em todas as fases do processo, nossos trabalhos devem refletir um diagnóstico da situação interna da organização e  permitir  aflorar o verdadeiro NÚCLEO DURO do negócio. A partir deste momento a PRESS LOG colaborará com os seus clientes para anunciar ao mercado, a clara definição dos verdadeiros elementos que diferenciam a empresa de seus concorrentes. Nosso trabalho deve culminar com a apresentação de um plano de comunicação que permita que nossos clientes ocupem o lugar que tem reservado neste apaixonante e complexo mundo do transporte e da logística materializada.

2.Qual é a área de atuação geográfica da Press Log?
Nossa organização atua nos mercados do Brasil, Espanha e Portugal. Consideramos que neste eixo, que podemos denominar de Ibero Americano, existe espaço suficiente para alcançar nossos objetivos táticos e estratégicos.

3.Com que recursos contam na Press Log para alcançar seus objetivos?
A PRESS LOG dispõe de profissionais com elevada experiência em 2 áreas básicas do conhecimento. Contamos com uma seleta equipe de jornalistas, capacitada pelo Cláudio Oliva e por uma nutrida e seleta equipe de profissionais conhecedores da atividade de Logística e de Transportes. Os trabalhos são absolutamente complementários, funcionamos como vasos comunicantes. A equipe técnica realiza um autêntico RAIO X de todo o potencial de oportunidades que nosso cliente pode dispor. A equipe de jornalistas atua com o objetivo de transformar o plano de ação que elaboramos, em uma sequência de noticias que de forma harmônica chegará ao conhecimento dos empresários que tomam decisão na contratação dos serviços de Logística e de Transportes prestados pelos nossos clientes. Como Cláudio e eu costumamos dizer: “Os setores do Turismo – especialidade de nossa empresa associada, Assimptur (www.assimptur.com.br) e dos Transportes são bastante parecidos”. Podemos dizer, por exemplo, que a carga é um passageiro que não reclama, mas que sofre as turbulências do vôo, a precária acomodação nos espaços disponíveis para o transporte, a chegada no destino fora de hora, etc.

4.Porque a Press Log não divulga a lista dos clientes para os quais trabalha?
Não é verdade esta afirmação que já escutamos em diversas ocasiões. Basta ler com um pouco de atenção minha apresentação curricular para concluir que mencionamos os nomes de algumas empresas com as quais nos relacionamos. O que acontece é que consideramos que uma vez realizado nosso trabalho, deve entrar em ação o cliente com a apresentação de sua equipe. Dos seus produtos e serviços. Do seu plano de ação. De sua rede de distribuição. Da capacidade instalada dos seus armazéns. De suas normas de segurança. Do seu cuidado com o meio ambiente. De sua tecnologia, etc. Neste momento não temos nenhuma necessidade de estar em evidência, o mérito dos resultados de nossa atuação pertence exclusivamente aos nossos clientes.

5.Poderíamos conhecer algumas ações concretas que a Press Log está desenvolvendo?
Estamos trabalhando para a organização de um seminário logístico que pretende reunir empresas logísticas sediadas em Portugal, Espanha e Brasil. Nosso projeto é tornar este objetivo em realidade no final do ano 2012 ou início do ano 2013.

Estamos trabalhando para colocar à disposição do mercado uma interessante lista de cursos de formação profissional para os setores de Logística e de Transportes.

Estamos criando uma divisão de negócios especializada em prestar serviços para empresas dos setores de logística e de transportes com problemas de sucessão empresarial.
Estamos atuando de forma coordenada com empresas dedicadas ao desenvolvimento de processos de Fusões e Aquisições de empresas de Logística e de Transportes oferecendo nossa colaboração como especialistas no setor.

Acabamos de contratar a Ignacio Borrego Polanco, profissional com muitos anos de experiência nos setores de L&T. Ignacio apoiará o desenvolvimento internacional da PRESS LOG e cuidará dos processos de colaboração que mantemos com empresas terceirizadas.

Nestes momentos estamos prospectando o inicio de atuação com mais de 10 clientes, para a PRESS LOG cada cliente é uma melodia que não se repete.

 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal