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Conteúdo 3 de novembro de 2009

Solução de voz no varejo – facilidade de treinamento para funcionários

Do computador pessoal ao telefone celular, que hoje permite ao usuário ler e-mails, tirar fotos, baixar vídeos, escutar música e, claro, fazer ligações telefônicas, a tecnologia evolui com um objetivo principal: permitir ao usuário o acesso à informação de forma rápida e, principalmente, intuitiva. Apesar de ser verdade no mercado de consumo massivo, a mesma premissa não necessariamente ocorre no ambiente de trabalho.

A tecnologia tornou-se indispensável para a operação de muitas companhias e, consequentemente, o desconhecimento ou a falta de treinamento dos funcionários no uso de determinadas ferramentas pode comprometer seriamente o desempenho das empresas.

Nos centros de distribuição e de logística esse cenário não é diferente. A tecnologia permitiu, de uma forma geral, maior eficiência da cadeia de distribuição, mas as ferramentas utilizadas não necessariamente são de uso intuitivo ou de rápido aprendizado. Isto pode criar um problema para as organizações que, a cada dia, dependem mais das soluções de TI para crescer e manter-se competitivas. Esta problemática é especialmente crítica para empresas com alta rotatividade de pessoal ou cujo ciclo de vendas sazonal, uma vez que exige a contratação de recursos temporários para atender a demanda do mercado consumidor, o que requer um treinamento rápido e eficiente, visando ao resultado a curtíssimo prazo.

Hoje, talvez a ferramenta mais utilizada nas operações dos centros de distribuição, o scanner, tenha sido peça-chave para melhorar a qualidade do processo produtivo, substituindo o uso do papel. Porém, apesar de estar em uso há muitos anos e da grande variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado, as melhorias em funcionalidade e ergonomia desses equipamentos pouco contribuiu para reduzir a curva de aprendizagem dos operadores, que continua sendo em média de duas a três semanas.

Considerando, por exemplo, que o período de contratação temporária de muitas empresas é de semanas, e não meses, esse tempo de adaptação representa alto custo operacional. Assim, dentre as novas soluções de tecnologia que vêm ganhando espaço nos centros de distribuição do Brasil, uma tem se destacado não somente pelo impacto direto no aumento da produtividade, mas também pela sua facilidade de uso e alta aceitação pelos operadores: os sistemas dirigidos por voz.

A tecnologia de voz é uma alternativa ao uso de papel e scanner e, possivelmente, nos dias atuais, é a ferramenta mais eficiente para ajudar as empresas a manter a curva operacional e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais, entre eles, treinamento.

Utilizando um headset com microfone conectado a um computador preso ao seu cinto, o operador “conversa” com o sistema de gestão do centro de distribuição, recebendo instruções simples e diretas, como local em que deve ir, produto e quantidade que deve selecionar. O operador confirma verbalmente as suas ações e ainda pode pedir informações sobre os produtos como descrição, código ou quantas posições ainda faltam para concluir o pedido.

O treinamento de um operador consiste basicamente em aprender um grupo de palavras-chave que serão usadas para comunicar-se com a aplicação. Em aproximadamente duas horas o colaborador estará pronto para começar o seu trabalho, seja ele um funcionário experiente ou recém-ingressado na empresa.

Dentre outros benefícios dos sistemas comandados por voz estão o aumento da produtividade e a diminuição do erro, já que o operador dispõe das mãos e olhos livres para realizar as suas atividades. Não há necessidade de digitação ou leitura de etiquetas, e qualquer informação pode ser capturada por meio da voz, como lote ou peso de um produto. Além de preparação de pedidos, outras operações podem ser realizadas com esse sistema, tais como recebimento e inventário.

A tecnologia de voz é uma das maneiras de potencializar e aperfeiçoar os negócios no mercado varejista e, sem dúvida, está se tornando uma ferramenta indispensável na estratégia de crescimento e competitividade das empresas do setor. Quando nos referimos à facilidade de uso de tecnologia na operação dos centros de distribuição, sem dúvida alguma é mais fácil falar do que escrever.

Carlos Kamimura – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Vocollect
ksantana@s2.com.br

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