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Conteúdo 21 de maio de 2009

Tecnologia de voz ganha espaço no setor de logística

O uso de tecnologias de voz em processos de separação (picking) é cada vez maior no segmento brasileiro de logística. Diversas indústrias estão optando por implantar o sistema para facilitar e agilizar, dentro dos depósitos, a movimentação de produtos desde as posições de armazenagem até o setor de conferência e embalagem, ou diretamente para serem despachados nos caminhões. Os coletores de dados por comando de voz mostram sua eficiência ao reduzir em até 85% os erros em operações de logística, além de garantir 100% de rastreabilidade sobre as mercadorias que circulam no depósito.

A separação por comando de voz facilita o trabalho dos operadores ao dispensar a leitura de instruções, fazendo com que eles simplesmente as ouçam enquanto executam a tarefa. O sistema – geralmente composto por um terminal portátil, head set (fone de ouvido), baterias e um software que promove a integração com o banco de dados, entre outros acessórios – basicamente interpreta a voz humana, interage com as informações e retorna instruções audíveis. Em outras palavras, faz a conversão de dados em voz e de voz em dados.

Com o equipamento preso na cintura e o head set, que se ajusta à cabeça e libera as mãos para a separação de produtos, o operador tem mais ergonomia e trabalha com maior agilidade. A tecnologia aumenta o volume de separações realizadas por um funcionário a cada hora (pickings por homem/hora), gerando um ganho de produtividade sem prejuízos para a precisão do processo.

O picking por comando de voz é orientado e controlado por um sistema de gestão centralizado, que gera notas fiscais automaticamente após a conclusão do processo. Isto não apenas aumenta a velocidade dos carregamentos e garante a segurança da operação de logística, como também elimina movimentações desnecessárias.

Outros benefícios da tecnologia incluem a localização exata do ponto onde o produto será retirado, redução do tempo gasto em operações de logística e otimização dos recursos de movimentação. Além disso, a utilização do comando de voz elimina a necessidade de se elaborar um picking list em uma folha avulsa de papel; aproveita a mobilidade proporcionada pelo uso de redes sem fio (Wi-Fi); transmite informações de maneira precisa e em tempo real; e otimiza e direciona a rota de separação de mercadorias.

É em virtude dessas vantagens que os coletores por comando de voz vêm sendo utilizados em larga escala nos EUA e na Europa nas últimas duas décadas – e que, atualmente, começam a produzir importantes resultados nas indústrias brasileiras. A Cefri, operador de logística que, em 2004, tornou-se a primeira empresa a adotar a tecnologia no Brasil, para agilizar o processo de separação de pedidos, aumentou a produtividade no depósito em cerca de 50%.

A solução também proporciona maior agilidade e rentabilidade ao reduzir significativamente quebras e gastos com manutenção. Isto porque o equipamento não precisa ser transportado com as mãos ou posto de lado para que o operador movimente as mercadorias – ao contrário do que acontece com os coletores de dados tradicionais, que costumam apresentar problemas técnicos em decorrência de quedas e acidentes.

Os sistemas de separação por comando de voz possuem ainda uma flexibilidade que permite a sua implantação em ambientes que vão além dos operadores logísticos, podendo atuar em qualquer operação de movimentação de materiais em depósito, separação de pedidos ou até mesmo recebimento e despacho. Em qualquer uma dessas aplicações, é possível obter lucros expressivos a partir da tecnologia.

Com a crescente utilização do comando de voz nas empresas de logística brasileiras, alguns desafios relacionados à viabilidade e à implantação do sistema vão sendo superados. Hoje, há no País condições técnicas para adotar avançadas tecnologias como a distribuição dirigida por voz (Voice-Directed Distribution). Outras barreiras que foram derrubadas envolviam a aceitação do sistema pelos operadores (ainda acostumados a trabalhar com os coletores de dados tradicionais) e a adaptação da tecnologia ao ambiente das empresas.

Obter os benefícios da tecnologia de voz é simples e não exige longos processos de capacitação dos operadores. Um novo funcionário torna-se capaz de operar o sistema com apenas algumas horas de orientação – processo muito mais ágil em relação aos coletores tradicionais, que demandam até quatro dias de treinamento. São facilidades como esta que estimulam uma penetração cada vez mais intensa do comando de voz no mercado nacional.

Wagner Bernardes – Diretor de Marketing e Vendas da Seal
Carlos Kamimura – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vocollect
mbecker@comuni.com.br

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