Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 8 de agosto de 2011

Tecnologia no setor de transportes

A tecnologia e o setor de transportes passaram a caminhar lado a lado nos últimos anos, mudando totalmente o conceito arcaico de que o segmento não acompanhava as mudanças globais.

Hoje, só para citarmos algumas, encontramos tecnologias como a telemetria, coletores de dados nos armazéns para conferência de carregamento e descarregamento, business intelligence, sistema telefônico com monitoramento de chamadas e utilização de sistema de ERP (software de gestão empresarial) integrado com todas as informações administrativas.

Mas por que o setor se modernizou tanto? A resposta é simples: para acompanhar a globalização, pois só assim é possível aperfeiçoar seus processos, controles e, ainda, agregar valor às necessidades do cliente. E com o crescimento em escala dos volumes transportados, os processos precisaram ganhar velocidade, já que não era mais possível usar somente mão-de-obra. Além disso, a tecnologia é extremamente necessária para reduzir falhas, minimizar custos e melhorar a competitividade e a qualidade dos serviços prestados.

Outro fator muito interessante que a tecnologia trouxe é a liberdade de escolha para as empresas. Afinal de contas, é melhor desenvolver as tecnologias internamente ou externamente? Cabe a cada uma delas entender suas necessidades e perfil para chegar a uma resposta que seja benéfica.

Mas, de qualquer maneira, seja a tecnologia implementada dentro ou fora, é certo que os investimentos nessa área são imediatos. E podemos citar alguns pontos positivos, como melhoria de desempenho e das consultas, velocidade de processamento, relatórios gerenciais, indicadores de desempenho, atualização para melhor integridade de dados com clientes e fornecedores, e também gerar atratividade para talentos (profissionais qualificados que querem trabalhar com tecnologias atualizadas).

Assim, conhecimento gera conhecimento, ideias, negócios e melhores resultados para os dias atuais e também para o futuro. Aliás, a tendência para os próximos anos é gerar nivelamento mais constante das tecnologias utilizadas entre as empresas de transporte, o que tornará a tecnologia ainda mais presente nesse cenário, independentemente do porte da companhia.

Dessa forma, só temos que comemorar a evolução da qualidade no nosso segmento, resultado do crescimento da tecnologia, e esperar um futuro bastante promissor, bem diferente da década de 90, quando o Brasil estava bastate defasado nesse quesito em relação a outros países.

Demos um salto muito grande e, certamente, continuaremos a caminhada rumo a um constante progresso, o que beneficia não só as empresas, mas certamente os clientes e a economia brasileira como um todo.

Vilibaldo Galvão Vasconcelos – diretor de administrativo e financeiro da Jamef Encomendas Urgentes

 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal