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Conteúdo 25 de setembro de 2008

Voando num céu mais seguro

Considero-me afortunado por participar da extraordinária evolução da aviação civil e do poder do transporte aéreo em transformar o mundo para melhor. Algumas vezes reflito sobre as imensas mudanças tecnológicas na aviação, do avião DC3 – quando comecei minha carreira – até o jato e à era supersônica, ao superjumbo Airbus 380 e ao Boeing 787 Dreamliner, quando me aposentei. Por mais de meio século dediquei-me ao serviço da indústria do transporte aéreo, focando a segurança e o meio ambiente, bem como a liberalização do transporte aéreo como parte da economia global.

Estamos vivendo em um mundo onde o único desenvolvimento constante é a mudança. No entanto, a mudança na aviação civil deveria aperfeiçoar ainda mais a segurança do transporte aéreo; deveria ser feita para um céu mais seguro, para mais transparência, para melhorias em infra-estrutura e por operações aéreas mais econômicas, visando atingir emissão zero de dióxido de carbono. A liberalização do transporte aéreo, bem como seu crescimento, não deveria afetar negativamente a segurança ou a proteção do meio ambiente.

Em 2007, as linhas aéreas dos 190 Estados contratantes da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) transportaram, em seus serviços aéreos programados, mais de 2,2 bilhões de passageiros e algo em torno de 41 milhões de toneladas de carga, um aumento de 5,5% em relação a 2006. Quase 40% do valor de bens manufaturados são embarcados por via aérea para praticamente todos os locais do planeta.

De acordo com previsões de 2007, o tráfego aéreo deve crescer a uma taxa de 4,4% até 2015. Isso é o equivalente a quase 30 milhões de vôos e 2,8 bilhões de passageiros. O crescimento do tráfego aéreo na América Latina é de 8,8% ao ano. Com o aumento crescente do tráfego e de movimentações aéreas no mundo, atenção especial deveria ser dada à disponibilidade de pilotos qualificados, controladores e administradores de tráfego aéreo, mecânicos e a uma infra-estrutura apropriada para a aviação civil em geral.

Considerando o desenvolvimento econômico regional e global, a economia mundial manteve seu momento de crescimento em 2007, apesar dos altos preços do petróleo cru e de produtos refinados. O crescimento em mercados emergentes e países em desenvolvimento como China, Índia e Brasil continuou muito forte, bem acima da média mundial, mesmo com diferenças regionais significantes.

Neste desenvolvimento espetacular, três organizações internacionais desempenharam um papel crucial no crescimento do tráfego aéreo, na sua segurança e na proteção do meio ambiente: a ICAO, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI).

O transporte aéreo é um setor muito importante da economia global. Após seis décadas de grande crescimento e expansão, o transporte aéreo tornou-se componente essencial de nossa sociedade global, um catalisador para os negócios e para o turismo, e um motor poderoso para as mudanças sociais, culturais e políticas em todo o mundo. Sua liberalização está transformando todas as regiões e representam um papel de liderança na melhoria da infra-estrutura.

Entretanto a economia mundial está passando por momentos de incertezas e, após muitos anos de alto crescimento, está lidando com sérios desafios em sustentar seu ritmo acelerado. As recentes crises financeiras dos Estados Unidos estão se refletindo ao redor do mundo. Em 2008, a economia mundial diminuiu seu ritmo, assim como o tráfego aéreo. De acordo com as últimas previsões da IATA, espera-se que a indústria global de linhas aéreas perca 5,2 bilhões de dólares em 2008. Espera-se, também, que as dificuldades nos negócios continue. A maioria das economias espera um crescimento mais fraco no próximo ano, o que terá impacto negativo nas viagens aéreas e no frete. Estima-se ainda que as perdas da indústria sejam 4,1 bilhões de dólares em 2009.

Com a diversidade do crescimento de região para região, como nós podemos construir um desenvolvimento sustentável? Olhando para a sustentabilidade de uma perspectiva holística, devemos considerar todos os aspectos: operacional, econômico, político, humano; proteção ambiental, segurança e eficiência. A segurança continua sendo uma condição sine qua non para o crescimento e à sustentabilidade do transporte aéreo. Um sistema inseguro não pode ser sustentado por muito tempo. Sem garantia e segurança, não existe crescimento no transporte aéreo. Comparando o volume o tráfego aéreo de 2007, que totalizou mais de 2,2 bilhões de passageiros e 41 milhões de toneladas de frete, com 11 acidentes ocorridos com aeronaves, envolvendo 587 mortes de passageiros, o transporte aéreo global é fundamentalmente seguro.

O sistema de transporte aéreo global é seguro, porém ainda permanece vulnerável. Cabe-nos continuar fiscalizando. ICAO, IATA e ACI estão cientes dos desafios que os governos enfrentam, devendo estes implementar medidas efetivas anti-terrorismo, salvaguardando a eficiência da aviação civil e a confiança do público no transporte aéreo.

Qualquer problema social ou político, global, regional ou nacional terá impacto negativo sobre a sustentabilidade, o desenvolvimento do transporte aéreo e o turismo. Como demonstrado, sustentabilidade é o conceito com mais dificuldades na aviação. Entretanto, o desenvolvimento sustentável do turismo requer participação bem informada dos correspondentes atores, assim como forte liderança política para assegurar ampla participação e a busca de consensos.

Atingir o turismo sustentável é um processo contínuo, que requer monitoramento constante de seus impactos, introduzindo medidas preventivas e corretivas quando necessário. O turismo sustentável também deve manter um alto nível de satisfação das atividades turísticas e assegurar uma experiência significativa para os turistas, os conscientizando sobre as questões de sustentabilidade e promovendo práticas de turismo sustentável entre eles.

O crescimento considerável e sustentado do turismo nos últimos 50 anos constitui um dos mais notáveis desenvolvimentos dos nossos tempos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para o Turismo Mundial, aproximadamente 898 milhões de turistas viajaram para países do exterior em 2007. Cinqüenta e dois milhões a mais do que no ano anterior. O maior aumento no numero de desembarques foi no Oriente Médio, com evolução de aproximadamente 13%, seguido pela Ásia e o Pacífico, com 10%, África com 8,8%, as Américas com 5% e Europa com 4%. O turismo internacional movimentou mais de 733 bilhões de dólares em 2007, tornando o turismo um dos maiores segmentos no comércio internacional.

Como podem ver, a aviação civil é uma industria complexa que foi baseada, desde os tempos de Leonardo da Vinci, em sonhos e riscos. É extremamente vulnerável a fatores sócio-economicos, financeiros e políticos. Toda a história de nossa civilização, a evolução e progresso do nosso mundo são baseados na tomada de iniciativas e em assumir riscos. Sem esses dois fatores ainda estaríamos na Idade da Pedra.

O que teria acontecido se os irmãos Wright, Santos Dumont, Clément Ader, Louis Blériot ou Jean Mermoz não tivessem assumido riscos para alcançar o que se propunham a fazer? A mesma pergunta pode ser feita em qualquer momento: de tudo o que contribui para o conforto e progresso em nosso cotidiano, a história pessoal de cada um é baseada nessa tomada de risco, que apimenta o nossa existência e nos permite construir nós mesmos, evoluir e ter sucesso em nossas vidas. ‘Quem não arrisca, não petisca’ é um velho ditado que continua válido. Parafraseando Alan Kay, o pai do computador pessoal e da moderna interface windows, ‘a melhor forma de se prever o futuro é inventá-lo’. Uma boa dose de conhecimento, entusiasmo, confiança e perseverança, juntos ao convívio com riscos racionais, é a melhor garantia de sucesso futuro."

Trechos da conferência de Assad Koteite no ciclo promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Líbano e apoiado pelo SCPC.

Assad Koteite foi presidente (por 30 anos) do conselho da ICAO – Organização Internacional das Nações Unidas para a Aviação Civil.

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

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