Colunas
-
Marcos Aurélio da Costa
27 de novembro de 2017
Não se pode abandonar os princípios logísticos
Vivemos numa era de decisões rápidas. Contudo, isso não quer dizer que tais decisões só necessitem de rapidez, mas também de precisão para que não haja retrabalho ou perdas de energia. Sabemos que a Logística teve início com as estratégias militares e atravessou séculos até ser vista como um forte instrumento gerencial capaz de promover […]
-
Paulo Roberto Bertaglia
16 de novembro de 2017
Supply Chain e evolução tecnológica: o que eu faço agora?
Em minhas palestras e interações com estudantes, professores e executivos de vários segmentos eu tenho me deparado com alguns questionamentos que são bastante pertinentes aos avanços e usos da tecnologia nas mais diversas áreas. Via de regra e em função dos fóruns de discussão, essas questões são levantadas em relação a como a tecnologia vem […]
-
Manoel Sousa Lima Jr.
16 de novembro de 2017
A reforma trabalhista e o TRC. O que muda?
É uma grande vitória de patrões e empregados, esta que é a atualização de uma legislação que vigorou por mais de 70 anos. O mundo mudou, vieram os computadores e com eles a possibilidade de, em muitos casos, trabalhar em casa. Embora estejamos vendo algumas manifestações contra a reforma, isto vem por conta das centrais […]
-
Marcos Aurélio da Costa
30 de outubro de 2017
A agitada logística ociosa no Brasil
Antíteses de lado, e outras figuras de linguagem como sinestesias, paradoxos, ironias e apóstrofes – esta última, a mais habitual para contextualizar nossas percepções é, sem dúvidas, a que mais se encaixa em nossa rotina: “Meu Deus! Como pode isso?” – estão presentes no dia a dia de nossa logística na tentativa de nos fazer […]
-
Manoel Sousa Lima Jr.
19 de outubro de 2017
Que venha 2018!
Finalmente os sinais de recuperação começam a surgir, ainda que timidamente, após a maior recessão da história do pais em que o governo do período fez com que 13 milhões de trabalhadores ficassem sem emprego, 100 mil lojas fossem fechadas e somente no estado de São Paulo, 4 mil empresas encerrassem suas atividades. Tivemos ainda […]
-
Paulo Roberto Bertaglia
18 de outubro de 2017
Desmistificando a Manufatura 4.0
O mundo tem sofrido fantásticas transformações. Em todos os segmentos. Na Medicina, nos negócios, na educação, no entretenimento e na forma com que as pessoas se relacionam umas com as outras. E a tecnologia tem sido o grande viabilizador destas possibilidades desempenhando um papel extremamente relevante nessa transformação. Desde os primórdios o homem tem buscado […]
-
Hernani Roscito
11 de outubro de 2017
Gestão de inventários – O segredo para a manutenção do controle do “banco” chamado estoque
Você já parou para pensar o quanto o estoque da sua empresa se assemelha a um banco? Deixe-me ajudá-lo: Assim como em um banco, o acesso de pessoas deve ser controlado (no caso do estoque, pelo menos, deveria sê-lo e de forma muito rígida); para se fazer um depósito (dar entrada em um material e […]
-
Marcos Aurélio da Costa
10 de outubro de 2017
Custos altos não combinam com competitividade
Sabemos que o Brasil depende muito do transporte rodoviário para movimentar suas cargas: um transporte caro, poluidor e repleto de riscos. Ele representa cerca de 70% de nossa matriz de transporte. Vários países se empenham para diminuir o percentual de dependência rodoviária em suas matrizes logísticas. Os Estados Unidos e a Austrália, por exemplo, mantêm esse percentual abaixo de […]
-
Marcos Aurélio da Costa
22 de setembro de 2017
A safra é boa, mas a logística…
Historicamente o Brasil possui sérios problemas acerca da capacidade de armazenagem de suas safras. São problemas registrados em diversos levantamentos, feitos por entidades ligadas às atividades do campo e do comércio, que já faziam parte do cenário da cadeia agrícola há quase trinta anos. Há 22 anos, por exemplo, o país colhia cerca de 73 […]
-
Manoel Sousa Lima Jr.
19 de setembro de 2017
A absurda carga tributária do TRC
Conforme citado em meus últimos artigos para esta revista, revelo agora, de forma mais detalhada, porque temos que arcar com mais de 50% sobre o faturamento das empresas, entre impostos diretos e indiretos, para satisfazer aos governos federal, estaduais e municipais. Tomamos como exemplo uma empresa de transportes de carga que fatura R$ 2.000.000,00 mensais, […]