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Conteúdo 10 de setembro de 2002

A movimentação no chão de fábrica e o layout

Eduardo Banzato

Para compreender a movimentação no chão de fábrica precisamos compreender seu relacionamento com o layout das instalações.
O layout depende do sistema de movimentação e o sistema de movimentação depende do layout.
O primeiro passo para o desenvolvimento de um adequado projeto de movimentação de chão de fábrica é perceber que existe uma relação próxima entre movimentação e layout.

Alterando o sistema de movimentação

Dependendo do sistema de movimentação a ser utilizado, pode-se obter configurações diferentes para o arranjo físico da planta (layout). Por exemplo, no caso de se utilizar um sistema de movimentação baseado em veículos industriais, como carrinhos industriais, empilhadeiras, rebocadores, etc., é preciso considerar no layout um adequado dimensionamento de corredores, a fim de que os mesmos atendam a passagem do equipamento e da carga a ser movimentada.
Já a utilização de transportadores contínuos na movimentação de materiais gera uma necessidade diferente em relação aos corredores de circulação, pois os mesmos serão necessários para atender basicamente ao fluxo de pessoas, sendo que o fluxo de materiais estará restrito aos transportadores contínuos que poderão ser, inclusive, aéreos, aproveitando o espaço sobre os equipamentos, evitando ocupar largos corredores.
Neste mesmo princípio, se encontram os equipamentos de elevação e transferência, onde as pontes rolantes, os pórticos e os guindastes se incumbem da movimentação, fazendo com que os materiais se movam entre as áreas de um layout com grande flexibilidade de acesso.
Desta forma, o que se pode concluir é que existem diversas variáveis relacionadas aos sistemas de movimentação de materiais que afetam significativamente o layout, como, entre outros: área de acesso de uma ponte rolante; raio de giro de uma empilhadeira; largura de carrinhos industriais; tamanho da carga a ser movimentada; tamanho dos contenedores; dimensões dos transportadores contínuos.

Alterando o layout

Alterações no layout afetam, também, significativamente o sistema de movimentação. Aliás, a única maneira possível de racionalizar a movimentação de materiais em uma planta industrial ou varejista, seja em uma área fabril ou em um centro de distribuição, é através das alterações de layout. E se não for possível avaliar novas alternativas de mudanças de layout, não será possível a racionalização da movimentação, apenas sua otimização através da utilização de sistemas de movimentação mais eficientes.
O que se deve ressaltar, também, é que não são necessários, em muitos casos, grandes investimentos para se alterar um layout, pois, citando o exemplo de um Centro de Distribuição, a simples troca de posição dos itens/produtos pode afetar significativamente a movimentação. Ou seja, alterar um layout é alterar as distâncias a serem percorridas pelos fluxos de materiais que compõem a logística da planta.
Alterando-se um layout, pode-se mudar sensivelmente as características do movimento a ser desenvolvido (distâncias) e, conseqüentemente, do sistema de movimentação a ser utilizado.

Tendências

A grande tendência no desenvolvimento de projetos de movimentação no chão de fábrica se concentra no desenvolvimento de análises cada vez mais científicas que avaliam critérios qualitativos e quantitativos, considerando, desta forma, uma maior gama de alternativas existentes no mercado e que, a qualquer momento, pode se viabilizar.
Ou seja, todas as soluções em sistemas de movimentação que são apresentadas pelo mercado atualmente podem ser viáveis em função do contexto no qual a mesma estará sendo avaliada.

Conclusão

Uma solução integrada de layout com o sistema de movimentação possibilita diversas alternativas que precisam ser avaliadas em relação a sua viabilidade técnica e econômica, pois, caso contrário, corre-se o risco de investir grandes quantias em novos sistemas de movimentação e novos layouts sem haver necessidade.
Sendo assim, não descarte, antes de uma análise detalhada, qualquer solução apresentada pelo mercado.

Eduardo Banzato – Gerente da IMAM
Consultoria Ltda.
eduardo.banzato@imam.com.br

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