Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 17 de dezembro de 2008

ABEPL e o segmento logístico: conquistas e novos horizontes

Nascida em Jundiaí, SP, a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística – ABEPL conquistou em 2008 o apoio de várias instituições e órgãos públicos, como prefeituras e câmaras municipais.

Segundo Luciano Rocha, presidente da Associação, em 2009 vão buscar o fortalecimento e desenvolvimento da ABEPL em outras regiões, primeiramente do Estado e depois pelo país. “Vamos expandir o Universo ABEPL, levar o conceito e o exemplo de Jundiaí para outras cidades e mostrar a importância do associativismo para o desenvolvimento regional. Nesta era em que vivemos urge preservar as identidades regionais, mas as divisões geográficas são cada vez mais irrelevantes. Por isso, vamos assumir os princípios da doutrina associativista e disseminar a crença de que juntos nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a convivência em sociedade nos apresenta.”

Para esta expansão – ainda segundo o presidente – estão trazendo parcerias de peso para sustentar a vinda de novos associados e novas afiliadas, como com a Universidade de Miami, a partir da Câmara Interamericana de Transportes (CIT), e o CELEX – Centro de Logística da Exportação, que vêm para oferecer capacitação e atualização aos profissionais. “É preciso ressaltar, também, a receptividade e o reconhecimento da vice-presidência do Bradesco e a visita que a diretoria fez à Jundiaí para conhecer e entender o que é a ABEPL. Mas outras grandes parcerias virão à medida que conquistarmos o reconhecimento além dos limites da nossa região.”

Rocha lembra que outra preocupação é com os investimentos para o setor. “O que enfrentamos atualmente com o trânsito nas grandes capitais é resultado da falta de planejamento que estamos, pela entidade, alertando desde o ano passado. O ‘apagão’ logístico é uma realidade. Falta planejamento, falta estratégia, faltam estudos que avaliem não apenas a situação real, mas que apontem medidas que possam minimizar um problema, sem criar outros. Por isso, em setembro, abrimos as portas da associação aos candidatos a prefeito da cidade. Todos foram ouvidos e levaram as propostas da ABEPL.”

O presidente informa, ainda, que estão desenvolvendo também, a partir do Conselho de Educação, uma pesquisa para conhecer o setor. A idéia é criar um banco de dados com informações sobre o segmento, desenvolver um mapeamento prévio das atividades regionais, analisar a demanda e, a partir daí, definir o que oferecer às empresas e aos profissionais.

Enersys
Savoy
Retrak
postal