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Conteúdo 10 de julho de 2002

Alternativas: mapas digitais e rastreamento diferenciado protegem veículos

A Multispectral, empresa que desenvolve mapas digitais, está fornecendo para a Vigisat, especializada em monitoramento e rastreamento veicular, uma base cartográfica digital com mais de mil cidades brasileiras.

O contrato entre as duas empresas vai permitir a Vigisat conectar o serviço Web Location, disponível no www.vigisat.com.br, com o Geoportal, o servidor da Multispectral (www.geoportal.com.br)que funciona como um avançado catálogo eletrônico de mapas digitais exclusivos para empresas acessarem informações e manipularem seus dados.

No caso da Vigisat, o Web Location vai usufruir de centenas de mapas de cidades e rodovias do País. Segundo Josef Soued, diretor da Vigisat, o Web Location é uma ferramenta que está sendo preparada para que o usuário possa acessar relatórios ou mesmo o posicionamento do seu veículo via Internet.

O diretor explica que a parceria com o Geoportal tem o objetivo de fazer localização on-line. “Nosso cliente não vai mais precisar ligar para a central do Web Location quando quiser saber a posição geográfica de um veículo”, diz. O Web Location tem um limite de acesso gratuito para os clientes e assinaturas promocionais para os novos usuários, que vão dispor de login e senha específicos para a visualização de posicionamentos do veículo.

Por sua vez, Daiane Vello, chefe de departamento de vendas da Multispectral, informa que a Geoportal é um portal voltado para a área business to business e que disponibiliza todos os mapas de malhas viárias aplicáveis às áreas de monitoramento de veículos, geomarketing, logística e distribuição.

“A programação padrão do Geoportal inclui diversos mapas e é configurável conforme a necessidade da empresa, que não precisa instalar nenhum software ou fazer plug-in para utilizar a tecnologia”, informa.

Mapas

Ainda de acordo com Daiane, os mapas digitais são produzidos por meio de digitalização de plantas topográficas impressas ou digitais com escala entre 1:5.000 e 1:10.000, devidamente georeferenciadas por levantamento de coordenadas através de GPS (Global Positioning System), e inseridas informações como nome de ruas, CEP, numeração inicial e final de cada quarteirão e layers como praças, hidrografias, ferrovias, divisas de bairros e pontos notáveis das cidades.

“O mapa digital é um mapa vetorial, precisamente georeferenciado com coordenadas, associado a um banco de dados específico. De acordo com o tipo, o mapa pode ser referente a nomes de ruas e CEPs e trazer informações de empresas, população, área de municípios e até nome e quilometragem de rodovias. Qualquer informação que se relacionar com algum elemento geográfico pode ser inserida no mapa digital”, diz ela.

Processo de monitoramento

O processo básico de monitoramento utilizado pela Vigisat pode ser dividido em duas etapas. A primeira é a de aquisição da posição. “Esta ocorre a nível global, obtida pelo módulo de GPS situado dentro do equipamento. Podem ser armazenadas até 60.000 posições de latitude e longitude, diretamente no equipamento, sem custo algum, pois este serviço é gratuito”, explica Soued.

A segunda etapa é a de transmissão do posicionamento ou monitoramento do veículo. “Este ocorre a nível nacional, dependendo das condições de telefonia celular, pois é através de uma comunicação via telefonia celular móvel que o veículo é contatado pela base e envia suas informações de posicionamento e recebe comandos de bloqueio, entre outros”, diz o diretor da Vigisat.

Assim, segundo ele, existe uma grande diferença entre este sistema e o de monitoramento tradicional. “O monitoramento tradicional depende de uma ligação telefônica para a central de monitoramento, que executa os rastreamentos e localiza os veículos, pois somente ela possui o equipamento adequado para tal. No Web Location a idéia é permitir que o próprio usuário, a partir de uma conexão via browser (Internet Explorer ou Netscape), possa também monitorar seu veículo, reduzindo assim custos de operação e utilização, além da comodidade agregada”, explica.

Já Daiane, da Multispectral, explica que o diferencial deste sistema é a customização. “É muito simples incorporar a visualização do mapa em uma página com layout totalmente definido pelo cliente. O tempo de resposta do portal é muito bom, comparado aos demais. Nosso equipamento está abrigado a uma estrutura totalmente monitorada 24 horas, amenizando problemas decorrentes de eventuais falhas no sistema”, diz.

A contribuição da Multispectral, no que se refere ao aspecto segurança, se verifica, segundo a chefe de departamento de vendas, ao fornecimento de matéria-prima para os sistemas de segurança no transporte a partir das bases cartográficas digitais que permitem o enriquecimento dos produtos orientados para o monitoramento de veículos, por exemplo. “Graças a eles é que se verifica que as empresas que o adotaram estão obtendo um alto índice de recuperação de veículos e cargas ao localizarem-nas, prontamente, assim que o evento for constatado em veículos dotados de tais sistemas”, analisa.

Pelo seu lado, Soued diz que a Vigisat vem, por meio de suas soluções, tentando criar alternativas para que o acompanhamento da carga seja feito constantemente, reduzindo as possibilidades de roubo. “Acompanhando a rota, criando cercas eletrônicas já é possível saber se há algo de errado com os caminhões e, com isso, o roubo pode ser evitado”, conclui.

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