Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 25 de outubro de 2017

Antuérpia é o primeiro porto na Europa a implantar “Zero Pellet Loss”

Plásticos são encontrados em qualquer lugar na vida moderna. As matérias- primas das quais os produtos feitos de plásticos são feitos de polímeros, geralmente entregues em forma de pequenos pellets (granulados). Antuérpia é o maior polo de polímeros na Europa para produção, manejo e distribuição de pellets de plástico. Todo ano, milhões de pellets encontram seu caminho via Antuérpia e outros hubs na Europa. Evitar que estes pequenos granulados de plástico entrem na água ou em qualquer outro lugar não devido é uma das maiores prioridades nestas atividades.

Para isso, as empresas do porto têm adotado iniciativas para prevenir a perda de pellets e agora o setor inteiro está envolvido a causa. A indústria manufatureira, os operadores logísticos e o setor de transportes estão colocando todos os esforços na “Operation Clean Sweep”. Antuérpia é o primeiro porto na Europa a inscrever-se neste programa, uma iniciativa da PlasticsEurope.

Em termos práticos a “Zero Pellet Loss” é uma plataforma consultiva formada em Antuérpia com a função de organizar medidas para manter a perda de pellets no menor mínimo possível. “A sustentabilidade está enraizada nos genes das companhias portuárias”, diz Marc Van Peel. “Há um árduo trabalho em todos os setores para conciliar pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. A assinatura deste estatuto de hoje é a melhor prova da importância deste assunto no mundo dos plásticos.”

O programa

Operation Clean Sweep é um programa internacional apoiado pela PlasticsEurope com a finalidade de prevenir que os resíduos dos materiais de plástico adentrem o ambiente marinho. As empresas que aderirem ao programa assumem a responsabilidade de ajudar a alcançar a perda zero de pellet. Antuérpia é o primeiro porto na Europa a aderir ao programa. Assinando o estatuto em nome do porto, Marc Van Peel declara diz que “o fato de todos os players da cadeia de logística de polímeros estarem preparados para fazerem parte deste programa é a chave para o seu sucesso: colaboração é melhor garantia para se obter bons resultados”.

Zero Pallet Loss

Como parte da Operation Clean Sweep, a iniciativa Zero Pellet Loss (Perda Zero de Pellet) é organizada pelo Porto de Antuérpia, Essenscia (federação de químicos, plásticos e indústria de ciências da vida), Voka Câmara de Comércio Antuerpia-Waasland: Plataforma de indústria e Alfaport, e PlasticsEurope. O maior desafio neste projeto é a redução da perda de pellets a um mínimo possível.

Entretanto, as companhias portuárias não estão começando do zero. Várias iniciativas já foram realizadas no passado para prevenir a perda de pellets. Operações de limpeza de grande escala estão sendo organizadas na área portuária. Mas, para haver progresso nas ações, é necessária a adoção de um método que cubra todo o porto e todo o setor.

Monitoramentos semanais serão feitos para a descoberta de lugares onde os plásticos são encontrados no meio ambiente, mapeando onde a poluição origina-se e as ações necessárias para prevenção. Um gerente irá monitorar a poluição e limpeza sempre que necessário. O custo destas ações será dividido entre os vários participantes.

Hub sustentável de polímeros

Reduzir o número de pellets de plástico que se perde não é o único tema em que o setor está se concentrando. Mais sustentabilidade na produção e processos de polímeros são assuntos igualmente importantes na agenda. Para conseguir isso, uma plataforma consultiva foi recentemente criada na qual os participantes compartilham as melhores práticas para fazer o setor de plástico mais sustentável. Os participantes desta plataforma são todos membros do projeto Zero Pallet Loss.

Não é nenhuma coincidência que o estatuto Operation Clean Sweep foi assinado no mesmo dia que a comunidade do Porto de Antuérpia apresentou seu quarto relatório de sustentabilidade. O relatório foi publicado pela primeira vez em 2011 e vem sendo produzido a cada dois anos desde então. Ele dá um panorama geral das iniciativas adotadas pelas empresas do porto ao operarem de modo mais sustentável e contribuindo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável determinado pelas Nações Unidas. O relatório completo pode ser lido através do site: www.sustainableportofantwerp.com. O site também inclui um link com um vídeo de 1 minuto destacando os pontos mais importantes do quarto relatório.

Enersys
Savoy
Retrak
postal