Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram

Artigos

  • Conteúdo 18 de março de 2012

    Escolher bem os parceiros comerciais

    Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indicam que, em janeiro, os EUA voltaram a ocupar o primeiro lugar entre os países que recebem produtos brasileiros, com um total de R$ 2,3 bilhões, superando a China, que comprou US$ 1,8 bilhão. Esse é um fato a comemorar, ainda que exista um flagrante […]

  • Conteúdo 11 de março de 2012

    Terceirização, redução de custos e aumento da qualidade

    Quando um empresário busca a contratação de terceiros para a realização de atividades, certamente tem em mente ideias como racionalização de custos, economia de recursos, aumento da qualidade, desburocratização da administração e efetividade. Terceirizar uma atividade nada mais é do que repassá-la a um terceiro sua realização. Em âmbito empresarial e de acordo com a […]

  • Conteúdo 11 de março de 2012

    O cliente multicanal

    O e-commerce foi uma mudança radical na forma com que as empresas realizam suas vendas. O consumidor está mais exigente, compara produtos e preços por conta própria, compra de lojas sem limites de barreiras geográficas e, tudo isso, na comodidade de seu computador. Este é o cliente online, que usa o e-commerce, que se tornou […]

  • Conteúdo 5 de março de 2012

    Sazonalidade: a euforia do coelhinho da Páscoa

    Os corredores dos supermercados não nos deixam enganar. Centenas de ovos de chocolate, nos mais variados pesos, embalagens, formas e conteúdos, literalmente despencam sobre nossas cabeças. Já nos shoppings centers, lojas bem montadas nos convidam para a degustação desta doce época do ano.   Para muitos empresários é tempo de vacas gordas, fábricas em três […]

  • Conteúdo 5 de março de 2012

    Legislação antiga e falta de regulamentação são entraves para o crescimento do OL

      O conceito de operador logístico é relativamente novo no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais importância no centro da tomada de decisão das companhias varejistas. Essa atividade, que movimenta cerca de R$ 17 bilhões no mercado nacional, trabalha com a inteligência no recebimento, manipulação e distribuição de produtos em todo o país. Seu […]

  • Conteúdo 26 de fevereiro de 2012

    Rastreamento não é monitoramento

      Nos últimos anos o mercado de rastreamento e monitoramento de veículos tem crescido exponencialmente. Muitas empresas têm entrado nesse segmento, uma série de mudanças na legislação trouxe o tema para a ordem do dia e o público tem ficado mais atento também ao assunto. Mas algumas questões não acompanharam a velocidade e a proporção […]

  • Conteúdo 13 de fevereiro de 2012

    Cabotagem: os desafios do setor

    Num país em que a costa acompanha cerca de 50% do perímetro territorial, a cabotagem deveria desempenhar um papel fundamental na economia. Mas não é assim. Ainda que venha crescendo ao redor de 20% ao ano, a sua participação na matriz de transporte é incipiente, praticamente limitada ao transporte de produtos agrícolas, especialmente orgânicos. Em […]

  • Conteúdo 6 de fevereiro de 2012

    Quem inventou o palete?

    Você provavelmente você nunca olhou para uma pilha de paletes e perguntou: Quem inventou isso? Dificilmente seria classificado como algum mistérios da vida, como: se existe Deus, ou quem matou Roger Rabbit? Mas, em uma conversa com Steve Raymond, descobri que o palete tem um pai. Na verdade, ele tem dois: George Raymond e Bill […]

  • Conteúdo 6 de fevereiro de 2012

    O que esperar de 2012

      Num cenário de estagnação mundial, o que se pode esperar de 2012 para a economia brasileira é uma expansão mais modesta em relação a 2011. Mas isso não significa que hão de vir por aí tempos difíceis, desde que o governo saiba manter sob controle os gastos públicos, o que, num ano de eleições […]

  • Conteúdo 29 de janeiro de 2012

    Informação: a base do planejamento logístico

    Quer na indústria/comércio, quer no Operador Logístico, a base do planejamento está em conhecer suas constantes e variáveis e atuar sobre estas de forma a poder direcionar seu planejamento para os objetivos definidos. Em todos os casos, o planejamento logístico se inicia pelo conhecimento profundo do produto, regras de movimentação e modal de transporte como […]

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal