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Conteúdo 5 de abril de 2010

Atenta às vozes dos clientes, Iveco lança nova família Stralis NR

Após 18 meses de dedicação de 110 engenheiros da fábrica de Sete Lagoas, MG, e mais de dois milhões de quilômetros rodados durante a fase de desenvolvimento – que abrangeu pesquisas com pequenos e médios frotistas, além dos principais implementadores e fornecedores, que contribuíram com inovações tecnológicas –, a Iveco (Fone: 08007048326) apresentou, em março último, a nova família Stralis NR (New Range), que chega prometendo mais potência e economia, além de menor custo operacional aos usuários.

Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America, conta que após a fase de pesquisa, cerca de 50 clientes testaram modelos modificados, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste do país. Segundo ele, no Sul foram testados conjuntos bitrem e rodotrem em topografia acidentada, que exige altas curvas de potência e torque; e no Centro-Oeste foi feita a aplicação severa de bitrem graneleiro.

De acordo com Mastrobuono, o desenvolvimento da família Stralis NR teve início após o lançamento da segunda geração do Iveco Stralis no Brasil, em 2007. “Uma nova tendência na matriz de transporte no país começava a se firmar: um mercado focado nas carretas simples de três eixos passava a usar, em maior escala, os bitrens e rodotrens de 57 e 74 toneladas; a carreta de três eixos espaçados “vanderleia”, de 53 toneladas, tornou-se mais popular; e surgiram novas aplicações destinadas aos cavalos mecânicos de configurações 6×2 e 6×4. Essas mudanças pediam modificações nos produtos, especialmente novas motorizações”, explica.

Na visão do diretor de Desenvolvimento de Produto, a evolução nunca pode parar. Por isso, o Centro de Desenvolvimento de Produtos em Sete Lagoas, o sétimo da Iveco no mundo e o primeiro fora da Europa, tem procurado adaptar os veículos às particularidades da América Latina, como clima, topografia, legislação, infraestrutura, condições e hábitos de uso, etc. Desde 2007, em média, a Iveco tem lançado duas novas famílias de caminhões no continente.

O gerente da plataforma de veículos pesados da montadora, Luciano Cafure, comenta que tamanha agilidade no desenvolvimento do projeto da linha Stralis NR – cerca de um ano e meio – se deve ao sistema de gestão por plataformas de produto da Iveco, que reúne profissionais das áreas de marketing do produto, compras, custos, qualidade, logística, finanças, manufatura, pós-venda e engenharia. “A plataforma tem autonomia e o time trabalha focado, o que aumenta a flexibilidade e a agilidade”, destaca.

“Vivemos o nosso melhor momento no Brasil. A rede de concessionários, por exemplo, duplicou desde 2007. Com as novas motorizações, transmissão e eixos, o Stralis NR, nosso mais recente lançamento, é fruto do compromisso que a Iveco tem com o país”, comemora o presidente da companhia, Marco Mazzu, informando que foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões no projeto da nova linha.

De acordo com a montadora, os Iveco Stralis NR de 460 cv e 415 cv são indicados para puxar carretas convencionais de três eixos espaçados 6×2 (“vanderleia”) em até 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado); carretas bitrem em 6×2 de até PBTC de 57 toneladas; rodotrem e bitrenzão em 6×4, chegando a PBTC de até 74 toneladas.

Já o Iveco Stralis NR de 380 cv é mais indicado para operar com carretas convencionais de três eixos em 4×2 e 6×2, podendo chegar também a PBTC de até 57 toneladas.

A gama Iveco Stralis NR pode atender a aplicações rodoviárias como graneleiro, carga seca, basculante, baú carga geral, tanque, cegonheiro, baú frigorífico, porta-container, baú lonado (sider), canavieiro e tanque de aço inox, entre outros.
     
Substituições no time Iveco
 – O Iveco Stralis 380, de 380 cv, dá lugar ao Iveco Stralis 410 NR, que segundo a companhia sai com 10% a mais de potência, com 415 cv, e 12% a mais de torque, com 2.000 Nm entre 1.000 e 1.400 rpm;
 – Quem permanece na família é o modelo 380 cv, agora batizado como Stralis 380NR, com 1.800 Nm de torque máximo entre 1.000 e 1.400 rpm. Segundo a empresa, ele foi mantido para atuar no segmento de entrada dos extrapesados (entre 370 cv e 380 cv)

Principais características da linha Stralis NR

 – Disponível em três versões: 460NR, 410NR e 380NR, que oferecem, respectivamente, 460 cv, 415 cv e 380 cv de potência;
 – Todos os modelos são equipados com uma nova transmissão ZF, com nova relação de marchas e direct drive, reduzida e otimizada para as aplicações do transporte brasileiro;
 – Sistema de troca de marchas redesenhado, ficando 40% mais macio que o anterior, segundo a montadora;
 – Embreagem desenvolvida no Brasil e com pedido de patente mundial em andamento;
 – Novo conjunto de freio motor, equipado com válvula do tipo borboleta no sistema de exaustão combinada com o freio de descompressão Iveco Turbo Brake;
 – Frota Fácil, sistema de telemetria aberta que permite o monitoramento do caminhão e do desempenho do motorista;
 – Mais de 60 configurações diferentes, dentre as três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, entre outras.

Perspectivas

O diretor comercial da companhia, Alcides Cavalcanti, aponta que o segmento de extrapesados deverá representar aproximadamente 16% do mercado de caminhões do Brasil em 2010. “O Stralis NR chega num cenário favorável por conta da onda do desenvolvimento da infraestrutura no país, da exploração do pré-sal e do potencial do agronegócio brasileiro, além da necessidade da renovação da frota nacional de caminhões, entre outros fatores”, analisa.

A expectativa da Iveco é que o Stralis 460NR ocupe cerca de 20% do mercado de caminhões entre 420 cv e 470 cv, o Stralis 410NR conquiste 45% do segmento entre 380 cv e 420 cv e o Stralis 380NR abocanhe algo em torno de 35% entre os caminhões de até 380 cv.

Desde 2007, a montadora vendeu mais de 12.000 unidades de caminhões Stralis. Para 2010, só da nova linha Stralis NR a Iveco projeta comercializar entre 4.000 e 4.500 unidades.

Em números gerais, neste ano a Iveco espera vender de 125.000 a 135.000 caminhões no Brasil, superando o ano histórico de 2008, e alcançando uma participação de 10% no mercado nacional total de caminhões.

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