Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de outubro de 2008

Brasil é o 4º país americano mais competitivo em TI

Em pesquisa divulgada no fim de setembro, o Brasil se destacou na competitividade de Tecnologia da Informação – TI, na categoria ambiente geral de negócios. Com 16 computadores desktop e laptop para cada 100 habitantes, o país possui a maior taxa da América Latina de computadores por pessoa.

Mas, a pesquisa realizada Economist Intelligence Unit, patrocinada pela Business Software Alliance – BSA, principal organização dedicada a promover um mundo digital seguro e legal, traz o Brasil na 36ª posição mundial na categoria infra-estrutura em TI, ainda muito abaixo dos líderes globais.

O estudo levou em conta aspectos como infra-estrutura de TI, capital humano, ambiente legal, apoio para desenvolvimento da indústria de TI, ambiente geral de negócios e ambiente de P&D. No ranking geral, o país ocupa a 43ª posição, a mesma colocação de 2007.

Uma outra pesquisa, realizada pela Mayer&Bunge Informática (MBI) mostra a tendência de crescimento dos recursos para TI nas empresas no Brasil. O estudo foi realizado com 185 empresas, sendo que 64% delas projetam crescimento nos investimentos da área, em relação ao último ano.

A expansão observada na pesquisa será aplicada no atendimento de necessidades internas, como alocação de recursos, treinamento e manutenção. Cerca de 30% dos orçamentos destinados a novos projetos de TI têm como meta algum tipo de integração de um único sistema de informação dentro da própria empresa. Outros 26% dos respondentes apontaram implementação de aplicações estratégicas com foco em competitividade.

Enersys
Savoy
Retrak
postal